TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

FMU - A COMUNICAÇÃO

Por:   •  11/9/2021  •  Trabalho acadêmico  •  435 Palavras (2 Páginas)  •  586 Visualizações

Página 1 de 2

FMU – FACULDADES METROPOLITANAS UNIDAS

CURSO DE PROCESSOS GERENCIAIS – TECNÓLOGO

São Bernardo do Campo, 18 de Maio de 2021.

Karoline Borges dos Santos Nº da matrícula 2021100453

Tutor: Daniel Costa

Professor: Fabio Costa Julião

COMUNICAÇÃO

“Ao longo da unidade estudamos sobre os gêneros discursivos e como eles afetam diretamente as relações humanas e de comunicação no que diz respeito ao uso da língua. Sabemos que diversos fatores influenciam diretamente na maneira como um indivíduo se comunica, e isso varia de acordo com sua cultura, criação, meio em que vive, situação classe econômica e nível de escolaridade. 
 
O Brasil é um país de grande extensão e, dessa forma, permite que existe uma grande pluralidade de povos. Estes, mesmo falantes da Língua Portuguesa, continuam tendo suas próprias maneiras de falá-las ou expressá-las. 
 
Sabemos ainda que os gêneros discursivos sofrem variações quanto ao uso da língua formal ou informal. Um mesmo indivíduo pode abarcar em sua comunicação diferentes variações, como, por exemplo, quando este tem que se expressar durante uma reunião de trabalho (língua formal) ou em uma comemoração com amigos (língua informal). 
 
Diante deste contexto, identifique diferentes gêneros discursivos presentes na nossa língua e como eles se transformam de acordo com o emprego em diferentes contextos sociais e geográficos de comunicação, verificando em qual campo estes gêneros se alocam mais tipicamente, se no formal ou no informal. 
 
A partir dessa reflexão, então, eleja uma região do Brasil e cite alguns exemplos de atos de preconceito linguístico que os povos da região sofrem e o que isso reflete na em sua vivência e comunicação na sociedade, articulando com sua exposição acerca dos gêneros discursivos.​ “

Os gêneros discursivos estão ligados a forma de comunicação e de como será a necessidade da verbalização em ser transmitida, se ocorrerá de maneira informal ou formal, com qual finalidade será retransmitida e por quem será recebida.

Cada um com sua particularidade estão constantemente presentes no nosso cotidiano e nas expressões da língua portuguesa, através das mensagens realizadas em redes sociais(informal), noticiários(formal), entrevistas(formal), elaborações de e-mails (formal ou informal), seminários(formal) entre outros. Os gêneros podem desaparecer, sofrer mudanças ou transformar-se em um novo gênero.

O Brasil possui de uma grande abrangência territorial, cada região ou estado apropriou-se de costumes linguísticos, com gírias e sotaques. A região mais discriminada e que sofre preconceito linguístico é o Nordeste, apesar da sua rica cultura o jeito de falar e a forma de se expressar, por muitas vezes são comparadas a falta de inteligência e conhecimento, atos considerados como de ridicularização, xenofóbicos e preconceituosos que refletem de maneira negativa fazendo que os nordestinos se sintam diminuídos e com a capacidade questionada.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.2 Kb)   pdf (48.6 Kb)   docx (8.4 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com