TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Faculdade de Comunicação Departamento de Comunicação Organizacional Megarromântico

Por:   •  10/6/2019  •  Resenha  •  725 Palavras (3 Páginas)  •  199 Visualizações

Página 1 de 3

[pic 1]

Universidade de Brasília

Faculdade de Comunicação

Departamento de Comunicação Organizacional

Megarromântico

Análise crítica

Brasília

2019

Introdução

[pic 2]

Cética e avessa à romances, Natalie assiste sua vida se

transformar numa clássica comédia romântica

Megarromântico (Isn't It Romantic) é um filme lançado neste ano pela Netflix que conta a história de Natalie, uma arquiteta nova-iorquina com baixa autoestima que, após uma pancada na cabeça, se vê dentro de uma comédia romântica. O longa tem direção de Todd Strauss-Schulson e roteiro assinado por três mulheres: Erin Cardillo, Dana Fox e Katie Silberman. A protagonista é interpretada pela atriz Rebel Wilson, considerada acima do peso pela indústria do cinema e autodeclarada plus size.

Com referências claras a clássicos do gênero, como “De repente 30” e “Uma linda mulher”, Megarromântico busca expor e brincar com diversos clichês. Na nova dimensão em que se vê aprisionada, Natalie assiste com verdadeira perplexidade o cenário em que é bem-sucedida profissionalmente, vive num luxuoso apartamento e é objeto de paixão instantânea de Blake, personagem rico, bonito e romântico interpretado por Liam Hemsworth. Tudo isso numa Nova Iorque asséptica, colorida e vibrante, onde sua assistente e amiga se torna uma arquirrival no trabalho e o vizinho estranho e misterioso agora é seu amigo homossexual mais íntimo em tempo integral.

[pic 3]

De repente, sua assistente e amiga se torna uma arquirrival no trabalho

A metalinguagem, no entanto, é instrumento para uma crítica direta aos tradicionais e repetitivos enredos do gênero e servem para fortalecer na protagonista a convicção de que deseja outra vida para si. É enfrentando a superficialidade dos clichês que Natalie segue ao encontro de si mesma numa jornada em que aprende a se amar. Empoderada e autoconfiante, ela se vê preparada para consolidar sua posição no trabalho e se entregar a um relacionamento amoroso.

Desenvolvimento

Megarromântico, apesar de escolher uma atriz gorda para interpretar a protagonista e propor uma crítica aos padrões de beleza que subjugam, em especial, as mulheres, se perde em seu objetivo ao exacerbar um estranhamento sobre tudo o que pode ser considerado uma conquista de Natalie, mesmo ao final de sua jornada de amadurecimento.

[pic 4]

O estranhamento persiste antes e depois da magia

Desde o início a personagem não se sente diga de ser bem sucedida profissionalmente e desejada por homens que atendem aos padrões de beleza vigentes. Embora a palavra “gorda” não seja utilizada, o termo é explicitado cada vez que a protagonista usa a expressão “pessoas como eu”. Apesar disso, no entanto, em momento algum ela se mostra pouco à vontade no próprio corpo – emagrecer ou mudar o que quer que seja não é uma questão em momento algum. É um filme sobre uma mulher em uma jornada de aceitação e não de adequação. Outro ponto positivo é que a perspectiva dos homens jamais se sobrepõe ou rouba os holofotes ao longo da história.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.7 Kb)   pdf (475.4 Kb)   docx (381.8 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com