TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Filosofia da comunicação - Resenha crítica: O dia que durou 21 anos

Por:   •  11/8/2018  •  Resenha  •  393 Palavras (2 Páginas)  •  353 Visualizações

Página 1 de 2

   -

UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA

CENTRO DE CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS

DEPARTAMENTO DE COMUNICAÇÃO SOCIAL

CURSO: GRADUAÇÃO EM JORNALISMO (Bacharelado)

TURNO: MATUTINO | 2017.2

Componente curricular: Filosofia da Comunicação

Docente: Solange Maria Norjosa Gonzaga

Discente: Gabriel Heitor de Morais Alves (172270081);

       

Resenha crítica: O dia que durou 21 anos

O dia que durou 21 anos é um documentário nacional do ano de 2012, escrito e dirigido por Camilo Galli Tavares. Com 77 minutos de duração, foi ao ar nos cinemas em março de 2013, e também na TV, segmentado em 3 episódios de 26 minutos cada.

É uma das poucas obras audiovisuais a explorar de forma sucinta, completa e objetiva, alguns pontos bem específicos dos interesses políticos que marcaram o período ditatorial no Brasil.

Vencedor de 3 prêmios internacionais e 1 nacional, o documentário se diferencia por dar destaque a um tema pouco abordado nas produções que o antecederam: o envolvimento dos Estados Unidos da América no golpe militar de 1964, que instauraria um período caótico de 21 anos de duração na nação brasileira.

Com uma estética bem particular, O Dia que durou 21 anos traz uma espécie de curadoria de arquivos, contando com documentos não mais secretos da CIA, áudios originais da Casa Branca e entrevistas de figuras que viveram a ditadura militar.

O enredo traz à tona personagens pouco explorados na cinematografia brasileira, como o professor de Harvard e embaixador norte-americano no Brasil Lincoln Gordon e também rostos mais do que conhecidos em âmbito mundial, como os presidentes Kennedy e Lyndon Johnson e mostra justamente como esses grandes nomes do alto escalão articularam a saída do então presidente do Brasil, João Goulart.

O documentário busca evidenciar que os militares não fizeram nada sozinhos, mas sim, com apoio e financiamento americano. O estigma de que o Brasil poderia ceder ao comunismo, e até mesmo ser a “nova Cuba”, abalava escancaradamente os interesses políticos dos Estados Unidos e a trama que conta com imagens em computação gráfica, arquivos históricos e uma trilha bem marcada de suspense, narra os movimentos americanos na defesa de seus interesses.

O Dia que durou 21 anos é, sem dúvidas, uma das melhores obras sobre o assunto, e é recomendável a todos os públicos que desejarem informações mais consistentes sobre o período. É curto, fácil de assistir e repleto de informação. Uma aula de história da melhor forma: com dados para comprovar.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.5 Kb)   pdf (58.6 Kb)   docx (15.5 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com