TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Fixamento inteligência competitiva

Por:   •  22/9/2016  •  Abstract  •  347 Palavras (2 Páginas)  •  182 Visualizações

Página 1 de 2

Construção de um sistema de inteligência competitiva

A inteligência competitiva tem se constituído importante área da gestão de informação. É necessário que a informação esteja disponível à pessoa certa, na hora certa para a tomada de decisão.

A organização precisa ter um conhecimento de seu ambiente interno e externo, e ter ciência da importância da informação precisa e de qualidade, atingindo dessa forma, a inteligência competitiva.

Os autores definem cinco etapas para um sistema de inteligência competitiva (identificação das necessidades de informação; coleta e tratamento das informações; análise final da informação; disseminação da informação e por fim avaliação).

Etapa 1 – Identificação das necessidades de informação  É a etapa mais importante do processo, pois visa identificar as necessidades informacionais dos clientes do sistema de inteligência.

Etapa 2 – Coleta e tratamento das informações  Partindo-se das necessidades identificadas na etapa 1, é preciso identificar as fontes de informação que contenham as respostas. É necessário organizar, indexar e classificar, portanto é importante definir ainda na etapa 1, os termos a serem utilizados na pesquisa.

Etapa 3 – Análise final das informações  Ainda que os recursos tecnológicos auxiliem, a análise deve ser uma atividade essencialmente humana, com o propósito de fornecer alternativas para a tomada de decisões. Essa etapa requer especialistas no assunto, pois os dados colhidos devem ser analisados e sintetizados. Os autores descrevem brevemente algumas metodologias de análise de informação (Modelo das 5 forças de Michael Porte; Fatores críticos de sucesso; Cenários; Perfil do concorrente; Benchmarking e Análise SWOT).

Etapa 4 – Disseminação do produto de inteligência  É a fazer na qual a informação analisada é entregue. É preciso definir a forma, a linguagem, o formato, bem como a quem será disseminada a informação (se focada para uma demanda específica, ou para toda a organização).

Etapa 5- Avaliação  É importante avaliar a forma como as informações foram analisadas e disseminadas, bem como deu-se o seu uso pelos tomadores de decisão. É preciso avaliar ainda a integração do produto de inteligência com as necessidades reais de informação e a satisfação do usuário final do produto. A avaliação permite melhorar o sistema.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.4 Kb)   pdf (56.4 Kb)   docx (9.1 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com