TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Fundamentos de Redes de Computadores

Por:   •  11/8/2016  •  Trabalho acadêmico  •  1.565 Palavras (7 Páginas)  •  628 Visualizações

Página 1 de 7

Avaliação a Distância Final

Unidade de Aprendizagem: Fundamentos de Redes de Computadores

Curso: Gestão de Tecnologia da Informação

Professor: RENÊ DA ROSA OLIVEIRA

Nome do estudante: Gaspar Martins da silva

Data: 07/08/2016

Orientações:

 Procure o professor sempre que tiver dúvidas.

 Entregue a atividade no prazo estipulado.

 Esta atividade é obrigatória e fará parte da sua média final.

 Encaminhe a atividade via Espaço UnisulVirtual de Aprendizagem (EVA).

1) O comitê denominado 802 faz parte do Institute of Electrical and Eletronics Engineers (IEEE), e tem como propósito padronizar as redes locais e metropolitanas. Esse comitê foi subdividido e responsabilizou-se por padronizar várias tecnologias de redes locais.

A partir das ideias do texto anterior e do conteúdo estudado, pesquise sobre a definição e as principais características dos padrões pertencentes aos comitês 802.3, 802.11 e 802.15. Pesquise ainda sobre o padrão 802.11p que está contido no comitê 802.11 e descreva onde esse padrão é aplicado. Estruture os resultados de sua pesquisa em no mínimo 12 linhas. (3 pontos).

O IEEE 802.3 é uma conexão de padrões que especificam as camadas física e a sub-camada MAC da camada de ligação de dados do Modelo OSI para o protocolo Ethernet, tipicamente uma tecnologia LAN com algumas aplicações WAN. As ligações físicas são estabelecidas entre nodos e/ou dispositivos da infraestrutura. (concentradores,comutadores, routers) por vários tipos de cablagem de cobre ou fibra. O tamanho máximo de um pacote é de 1518 bytes, embora tenha sido estendido para 1522 bytes para suportar Virtual LAN e informação de prioridades no 802.3ac. Como limite mínimo, nos casos em que as camadas superiores enviam um PDU inferior a 64 bytes, o 802.3 preenchem o campo de dados até perfazer os 64 bytes mínimos.

A rede sem fio IEEE 802.11, que também são conhecidas como redes Wi-Fi ou wireless, foram uma das grandes novidades tecnológicas dos últimos anos. Atuando na camada física, o 802.11 define uma série de padrões de transmissão e codificação para comunicações sem fio, sendo os mais comuns: FHSS (Frequency Hopping Spread Spectrun), DSSS (Direct Sequence Spread Spectrum) e OFDM (Orthogonal Frequency Division Multiplexing). Atualmente, é o padrão de fato em conectividade sem fio para redes locais. Como prova desse sucesso pode-se citar o crescente número de Hot Spots e o fato de a maioria dos computadores portáteis novos já saírem de fábrica equipados com interfaces IEEE 802.25. A Rede IEEE possui como principal característica transmitir sinal sem fio através de ondas.

IEEE 802.15 Bluetooth é uma especificação de rede sem fio de âmbito pessoal (Wireless personal area networks – PANs) consideradas do tipo PAN ou mesmo WPAN. É um protocolo padrão de comunicação primariamente projetado para baixo consumo de energia com baixo alcance, (dependendo da potência: 1 metro, 10 metros, 100 metros) baseado em microchips transmissores de baixo custo em cada dispositivo. Possibilita a comunicação desses dispositivos uns com os outros quando estão dentro do raio de alcance. Os dispositivos usam um sistema de comunicação via rádio, por isso não necessitam estar na linha de visão um do outro, e podem estar até em outros ambientes, contanto que a transmissão recebida seja suficientemente potente.

802.11p Ad hoc puro, chamada de VANET (Vehicular Ad hoc NETwork) Redes veiculares também podem ser utilizadas para monitorar o tráfego, através do controle automatizado de informações como velocidade discreta, fluxo de tráfego, ocorrência de acidentes e congestionamentos, direcionamento de esforços de socorro e manutenção, entre outros. As vantagens incluem aumento da confiabilidade, robustez e automação dos sistemas de controle do tráfego, permitindo uma melhor utilização e alocação dos recursos humanos e financeiros.

2) A arquitetura TCP/IP foi aquela que impulsionou a internet, numa evolução da ARPANet. O TCP/IP foi escrito de forma a simplificar a comunicação e possibilitar a interoperação de dispositivos e tecnologias totalmente diferentes. A arquitetura do conjunto TCP/IP foi projetada com base no modelo das camadas do OSI, porém, com várias simplificações.

Com base no texto apresentado e em nossos estudos, pesquise, na biblioteca virtual universitária da Unisul, e descreva as principais características e definições de, no mínimo, dois protocolos existentes em cada uma das camadas do Modelo de Referencia OSI. Estruture sua reposta em, no mínimo, 10 linhas. (3 pontos).

Para realizar a pesquisa acesse: <http://www.unisul.br/wps/portal/home/biblioteca>, clique em Meu Pergamum, realize o login, clique em Base de Dados > Biblioteca Virtual Universitária (Pearson). Realize a pesquisa nos livros existentes nesta biblioteca. As respostas devem ser referenciadas, nome do livro e página. (3 pontos).

Camada da aplicação.

A camada da aplicação e onde residem a aplicação de rede e seus protocolos. Ela inclui muitos protocolos, tais como o protocolo HTTP (que prevê requisição e transferência de documentos pela web), o SMTP (que prevê transferência de mensagens de correio eletrônico.

Camada de transporte

A camada de transporte da internet transporta mensagens da camada de aplicação entre os lados do cliente e servidor de aplicação. Há dois protocolos de transportes na internet: TCP e UDP, ambos podem levar mensagens a camada de aplicação. O TCP provê serviços orientados para conexão e suas aplicações. Alguns desses serviços são a entrega garantida de mensagens da chamada camada de aplicação ao destino e controle de fluxo (isto e compatibilidade das velocidades remetente/receptor).o protocolo UDP provê serviços não orientado para conexão e suas aplicações.

Camada de rede

A camada de rede da internet tem dois componentes principais. Um deles e um protocolo que define os campos no diagrama, bem como o modo como os sistemas finais e os roteadores agem nesses campos. O outro componente importante e o protocolo de roteamento que determina as rotas que os diagramas seguem entre origens e destinos.

Camada de enlace

Os serviços prestados pela camada de enlace depende

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.4 Kb)   pdf (93.4 Kb)   docx (13.7 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com