TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

GÍRIAS COMO IDENTIDADE DE UMA COMUNIDADE

Por:   •  2/3/2016  •  Resenha  •  323 Palavras (2 Páginas)  •  598 Visualizações

Página 1 de 2

Nome: Cirléia Alves Silva

LETE43 – Turma Tulipa

Data: 17/07/14

Gírias como identidade de uma comunidade

Na cidade de Salvador é facilmente perceptível à utilização de gírias, principalmente entre os jovens e em ambientes informais, mas não deixam de ser usadas por outros grupos, apesar de estar citando em especial Salvador que é minha comunidade, isso ocorre em toda a Bahia. Por termos tantas gírias, foi criado o “dicionário baianês”, encontrado rapidamente na internet, onde indica e explica as gírias baianas.

A expressão “colé” é originada da junção das palavras: qual é, que posteriormente ficou qualé e finalmente ficou colé, está expressão possui significados diferentes, no qual só pode ser compreendido a partir do contexto e da entonação do falante, ela é utilizada como cumprimento informal: Colé cara, como uma pergunta: colé o problema? Entre outros.

Outra gíria recente, mas também muito falada em Salvador é o “Bó” que significa vamos. Ela é oriunda da frase “vamos em boa hora”, que se tornou “ vamos embora”, posteriormente ficou “vumbora”, mais tarde ficou “borá” e atualmente apenas “Bó”.

Uma característica marcante das gírias baianas é a redução das frases, por meio de sua junção e a substituição por consoantes ou vogais que facilitem a pronuncia foneticamente e que aceleram a fala. Este fato é decorrente da vontade de falar rápido e possivelmente pela falta de escolaridade de quem as cria, lembrando que as gírias possuem um público e espaço alvo, mas que não necessariamente são utilizadas apenas por estes detentores e sim por todos que se apossam destas.


As gírias faz parte da língua, é um bem público e são a representação da identidade de uma comunidade, algo que caracteriza aquele povo, seja por processos históricos, sociais e/ou culturais, ligam as pessoas de diversas maneiras. Não são aceitas na gramática normativa, porém não devemos considerá-las erradas, mas sim, fazer com que elas sejam respeitadas por todos.

REFERÊNCIAS:

TERRA, E. Linguagem, língua e fala, 2008.

Disponível em :

Acesso em:15/07/2014

Disponível em :

Acesso em:15/07/2014

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.3 Kb)   pdf (65.3 Kb)   docx (9.2 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com