TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

IDENTIDADE DA COMUNIDADE SURDA E CEGA

Por:   •  6/5/2018  •  Ensaio  •  475 Palavras (2 Páginas)  •  303 Visualizações

Página 1 de 2

PONTÍFICIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DE MINAS GERAIS

Instituto de Ciências Humanas/ Curso Superior de Tecnologia em Comunicação Assistiva

Trabalho: Atividade avaliativa 02 (10 pontos)

Disciplina: Identidade da Comunidade Surda e da Comunidade Cega

Professora: Heliane Alves de Carvalho Costa

Aluna: Stephanie Riane Ramos Duarte

SILVA, Tadeu Tomaz. A produção social da identidade e da diferença. In: SILVA, Tadeu Tomaz (org.); HALL, Stuart; WOODWARD, Kathhryn. Identidade e diferença. 10. Ed. Rio de Janeiro: Vozes, 2011. p.73 - 102.

01 - Apresente, de forma objetiva e com clareza, as definições para os seguintes termos: Multiculturalismo e diferença. (03 pontos)

Multiculturalismo é apelo à tolerância e ao respeito para com as diversidades e as diferenças culturais. A diferença é aquilo que o outro é, nesta perspectiva, concebida como autorreferenciada, como algo que remete a si próprio.

02 – Explique a relação existente entre identidade, diferença e a linguagem.  (02 pontos)

De acordo com o texto (A produção social da identidade e da diferença) a identidade e a diferença estão em relação de estreita dependência, ambas são resultados de atos de criação lingüística e do mundo social e cultural, e a linguagem é o resultado da identidade e da diferença (da qual dependem).

03 – O processo de produção da identidade não pode ser visto de forma estanque, fixa. Argumente essa questão considerando o ponto de vista apresentado pelo autor. (01 pontos)

De acordo com o autor, o processo de produção da identidade oscila entre dois movimentos: de um lado, estão aqueles processos que tendem a fixar e a estabilizar a identidade (mas fixação é uma tendência e, ao mesmo tempo uma impossibilidade); de outro lado é a desorganização e a desestabilização da identidade.

04 – Para o autor, a identidade e a diferença estão estritamente associadas a sistemas de representação. Como ele explica o conceito de representação? (02 pontos)

De acordo com o autor, a representação é criada com um sistema de significação, trata-se de uma representação pós-estruturalista, que rejeitam qualquer conceito mentalista, a representação é criada na sua dimensão de significante, como sistema de signos ou pura marca material, traços sempre visivéis, a identidade e a diferença são estreitamente dependentes da representação. É por meio da representação que a identidade e a diferença passam a existir, desta forma conseguem se lingar a sistemas de poder.

05 – “ (...) não poderemos abordar o multiculturalismo em educação simplesmente como uma questão de tolerância e respeito para com a diversidade cultural”. Argumente sobre a afirmativa apresentada pelo autor, considerando os aspectos que envolvem a identidade e a diferença no ambiente escolar.  (02 pontos)

Se abordamos o multiculturalismo em educação, podemos impedir com que vejamos a identidade e a diferença como o processo de poder e passar a ver como uma relação entre as diferenças culturais não como uma forma de acordo com o diálogo ou de comunicação, e sim uma forma que envolve poder. A identidade e a diferença precisam estar sempre em transformação.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.2 Kb)   pdf (77.4 Kb)   docx (11.2 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com