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IMPACTO DA MÚSICA RELIGIOSA NO MERCADO FONOGRAFICO

Por:   •  19/8/2019  •  Trabalho acadêmico  •  4.091 Palavras (17 Páginas)  •  163 Visualizações

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UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO CENTRO DE CIÊNCIAS EXATAS E TECNOLOGIA ESCOLA DE ENGENHARIA DE PRODUÇÃO

PRODUÇÃO CULTURAL II – MÚSICA PROFESSOR: ANIBAL

ALUNO: FRANKLIN SANTANA

IMPACTO DA MÚSICA RELIGIOSA NO MERCADO FONOGRAFICO

Rio de Janeiro 2014

AS SUCESSIVAS ETAPAS DA PRODUÇÃO DE UM LIVRO

FRANKLIN SANTANA

Artigo apresentado como requisito para obtenção de nota na disciplina Produção Cultural II - Música, do curso de Engenharia de Produção da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro – UNIRIO.

Rio de Janeiro 2014

IMPACTO DA MÚSICA RELIGIOSA NO MERCADO FONOGRAFICO

SANTANA, Franklin franklinsantanas@gmail.com

RESUMO

O presente artigo tem como intuito apresentar os segmentos das atividades formadoras da cadeia produtiva da música a partir do seu caráter inicial de composição de uma obra até sua distribuição e comercialização. A partir de uma visão geral sobre as características do público, chegou-se a um estudo específico do impacto das músicas religiosas sobre a indústria fonográfica no que diz respeito a vendas e reconhecimento de setores que até então não prestigiavam esse segmento. Embora o faturamento do mercado da música tenha registrado uma relevante queda no ano passado, o segmento religioso não sofreu tanto impacto, ao contrário, seus representantes são recordistas de vendas.

Palavras-chave: Música; Cadeia Produtiva; Gospel.

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1. INTRODUÇÃO O mercado fonográfico brasileiro encontrou uma nova motivação de vendas, que abate o terror causado pela violação dos direitos autorais e de propriedade intelectual, a chamada “pirataria”, que movimenta um grande lucro no mercado ilegal, mas reduz os da indústria fonográfica e retentora dos direitos autorais. Os responsáveis pela nova visão desenvolvida no mercado da música são os cristãos católicos e protestantes. No entendimento dos religiosos, qualquer produto adquirido de forma ilegal torna-se um pecado, visto que não só é um crime, mas causa males a outros. Por isso, não são cooperadores de malefícios, ao contrário, muito ligados à música, tornam-se o público alvo ideal. “No cristianismo moderno, a música também serve como elo de comunicação entre os cristãos e Deus, além de contribuir para a criação de um ambiente apropriado para a expressão de adoração e emoção coletivas. Nos momentos de louvor e adoração das igrejas cristãs são reveladas diversas formas de expressão musical que atenderiam aos padrões culturais e religiosos dos fiéis presentes nos templos e nos locais reservados para apresentações musicais. A canção gospel moderna, elemento primordial das renovadas práticas litúrgicas, demonstra atender não somente às demandas espirituais e emocionais dos fiéis como também às exigências do mercado. Dessa forma, o gospel pode ser descrito

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