TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Interfaces da Avaliação em Comunicação e Administração

Por:   •  6/6/2016  •  Resenha  •  289 Palavras (2 Páginas)  •  139 Visualizações

Página 1 de 2

Resumo “Interfaces da avaliação em Comunicação e Administração”

GALERANI, Gilceana Soares Moreira Avaliação em Comunicação Organizacional. Brasília. Ed. Embrapa, 2006.

O primeiro capítulo do livro “Avaliação em Comunicação Organizacional” apresenta conceitos da administração para auxiliar no entendimento do tema nos estudos de comunicação. Muitas teorias da comunicação organizacional originaram-se a partir dos estudos da administração, além disso profissionais da área muitas vezes são responsáveis pela trabalho e desempenho da comunicação dentro da empresa.

O primeiro conceito apresentado é do termo controle. Na administração controle pode ser definido de duas formas distintas. Segundo Chiavenato (1998,p. 596)“o controle propicia a mensuração e a avaliação dos resultados da ação empresarial obtida a partir do planejamento, da organização e da direção”. Para Tavares (200, p. 386 e 387) controle e avaliação são etapas diferentes em que avaliação ocorre para verificar a efetividade das ações e controle faz a verificação entre o que está previsto e o que está efetivamente ocorrendo. Além disso, a palavra controle pode ser vista de forma negativa no contexto da comunicação sendo interpretada no sentido de restringir e inibir. Por esses motivos, o autor decide optar pelo termo avaliação para os propósitos da comunicação.

Avaliação utilizada pelos administradores para demonstrar resultado, tradicionalmente lida com retornos financeiros buscando o lucro. Torquato (1986, p. 103) questiona essa forma de pensar e acrescenta variáveis subjetivas como clima organizacional e empatia identidade corporativa que deveriam ser avaliadas. Likely (2003) compartilha da mesma opinião sobre as técnicas tradicionais de aferir resultados organizacionais.

As obras admirativas mais atuais, especialmente as que tratam de gestão estratégica, mostram uma maior preocupação com o investimento em bens intangíveis. Observa-se uma necessidade avaliar aspectos subjetivos dentro das organizações pois critérios sociais dos públicos das organizações passar pelo planejamento estratégico das empresas.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.2 Kb)   pdf (52.8 Kb)   docx (9.1 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com