TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Literatura

Por:   •  31/10/2015  •  Seminário  •  567 Palavras (3 Páginas)  •  209 Visualizações

Página 1 de 3

"O aluno deve vir para a universidade atrás de boa formação, e não atrás de diploma. Diploma é canudo de papel" diz Cris Almeida, professora do curso de jornalismo. Leia a entrevista exclusiva, onde ela fala sobre as principais mudanças e desafios do curso durante esses 15 anos.

São Paulo - O curso de Jornalismo da  renomada Universidade Anhembi Morumbi, reconhecida internacionalmente, completa 15 anos. Um curso reconhecido na área de comunicação como um dos melhores do País, obtendo 4 estrelas pelo Guia do Estudante Abril em 2013. Tem como base a valorização da prática da profissão e não só a teoria, seguindo as exigências do mercado de trabalho. A seguir, uma entrevista com Cris Almeida - jornalista e pesquisadora com 20 anos no mercado de trabalho, mestra em Ciências da Comunicação, e primeira coordenadora e professora do curso de jornalismo na Universidade Anhembi Morumbi.

1) O curso foi criado em 1998 e já estamos em 2014. Desta forma, sempre esperamos evolução com o passar do tempo. Quais foram as principais evoluçōes que ocorreram neste tempo?

Claro que diversas evoluçōes ocorreram neste período. E dentre as mais impactantes estão a evolução do mercado, que exige um profissional bem qualificado, independente de diploma e também as demandas da sociedade que foram alteradas conforme o passar do tempo. Outra evolução marcante para o curso é que ele estava tão inserido em ciências sociais que somente a partir do terceiro ano o aluno decidia qual habilitação ele queria (jornalismo, publicidade e propaganda, rádio e tv, produção editorial). Com a lei do MEC os cursos se separam e cada curso tem sua especificidade.

2) Toda evoluçāo acaba trazendo mudanças, e com mudanças conquistas. Quais as mudanças que merecem destaque nesses anos?  

A mais importante mudança é a da grade curricular seguindo os avanços tecnológicos e temas emergentes, como a gestão de informação. Todo esse processo resulta na formação de um jornalista qualificado e pronto para o mercado de trabalho, essa é a maior conquista para a Universidade.

3) O jornalismo da Anhembi Morumbi obteve 4 estrelas segundo o MEC. Esse curso tem algum diferencial ou segue a tradição da maioria dos cursos de jornalismo?

O principal diferencial do curso de jornalismo da Anhembi Morumbi é, com certeza, o investimento pesado em tecnologia. Unindo  o jornalista que domina a tecnologia e o jornalista voltado para o interesse público. Normalmente os cursos de jornalismo seguem sempre pelo caminho da tradição, onde se aprende mais a teoria e a prática, relacionada principalmente com a tecnologia é deixada um pouco de lado. Uma grande tecnologia é a invenção da internet e a Universidade foi uma das primeiras a se adaptar com essa tecnologia, sempre incentivando seus alunos ao uso dessa tecnologia. Nunca se esquecendo do lado humano do jornalista.

4) Todo curso tem seus desafios e suas perspectivas. Quais os principais desafios e perspectivas desse curso e qual a importância da formação do jornalista?

Houve uma queda muito grande na procura de graduação em jornalismo quando foi decretada a queda do diploma obrigatório para exercer a função de jornalista. Mesmo com essa lei, 91% dos jornalistas empregados são formados. Um grande desafio para os jornalista é a procura pelo mercado de trabalho.

Uma saída seria a criação de empreendimentos auto-sustentáveis., mesmo que de pequenos portes. a importância da formação do jornalista é a questão da prática que em nossa Universidade é um dos principais focos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.6 Kb)   pdf (69.1 Kb)   docx (11.7 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com