TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Logística humanitaria

Por:   •  4/5/2016  •  Projeto de pesquisa  •  2.788 Palavras (12 Páginas)  •  575 Visualizações

Página 1 de 12

Resumo

Neste artigo propomos um estudo mais aprofundado sobre a real importância e o funcionamento da logística humanitária. Havendo um comparativo entre o seu uso e importância em outros países e quanto ao Brasil.

Com o passar da pesquisa, foi possível distinguir a função e as etapas da logística humanitária, bem como sua ligação com a cadeia de suprimentos.

Como também, que a logística humanitária é de extrema importância em países com altos índices de conflitos e catástrofes, de modo que em comparação com o Brasil, em nosso país ela se torna pouco utilizada.

Foi possível com este artigo entendermos como a logística humanitária é importante num momento de necessidade, e como quando bem organizada ela se torna indispensável. Além de com o comparativo vermos como a logística humanitária brasileira ainda precisa de ajustes, para em caso de uma fatalidade socorrer sua população com excelência.

Introdução.

A logística humanitária tem tido grande importância e participação na sociedade pelo mundo, por auxiliar e tornar mais eficiente a ajuda a populações que estão passando por catástrofes ou por situações de guerra.

A Logística Humanitária tem como intuito planejar, implementar, controlar e armazenar bens voltados a atenuar os sofrimentos das pessoas que passam ou passaram por alguma situação de desastre naturais como terremotos, tsunamis, enchentes, pragas, epidemias, desabamentos, fome, seca como também por desastres de causas humanas como incêndios, guerras, terrorismo, crises politica econômicas.  

No Brasil sua atuação é limitada a ações em processos de enchentes, secas e outros desastres naturais, mas em países como o Japão, acostumados a intempéries mais drásticas, ela é de extrema importância, pois mobiliza da forma mais eficaz recursos e pessoas em prol de reconstruir o ambiente e diminuir o sofrimento de sua população.

Há também a reação a conflitos no Brasil, sendo este conflito as guerras do tráfico, que ficam a cargo da policia e não da logística humanitária.

Logística Humanitária.

O inicio da logística vem desde os primórdios da humanidade, com a interação entre pessoas e materiais, tendo seu nome oriundo da palavra francesa Loger que significa “alocar, acomodar” e do grego Logistike que significa “ciência que vem do cálculo”, já demonstrando pelo significado sua função.

Antes de abranger todas as áreas que possui hoje, a logística tratava apenas de a melhor forma de armazenar produtos para que não deteriorassem e como transportá-los para outros locais.

A logística também sempre teve participação muito importante nas guerras, sendo fator importante para se ganhar ou perder a mesma. Segundo Moura (2006, p.52), Henri Jomini, militar suíço das tropas de Napoleão em 1837, definiu a logística “[...] como a ciência da aplicação de todas as ciências militares, ou seja, os meios e disposições que permitem aplicar os planos estratégicos e tácticos: a estratégia decide o local da acção; a logística leva as tropas a esse local”. Sendo assim é possível ver como o levar corretamente suprimentos e armamento e os próprios soldados durante a guerra foi fator importante para a logística passar a ser mais valorizada e começar a se moldar ao que é hoje.

Em sua totalidade a logística da guerra não difere muito do que é atualmente, tendo como atividade primaria, gestão de estoques, armazenagem e transporte. Uma definição, sendo ela proposta pelo dicionário, é que logística é a “ciência militar que trata do alojamento, equipamento e transporte de tropas, produção, distribuição, manutenção e transporte de material e de outras atividades não combatentes relacionadas”, já segundo o CSCMP (Concil of Supply Chain Management Professionals) é o “Processo de planejamento, implementação e controle eficiente e eficaz do fluxo e da armazenagem de mercadorias, serviços e informações relacionadas desde o ponto de origem até o ponto de consumo, com o objetivo de atender às necessidades do cliente”.

Assim vemos que a logística é muito abrangente e importante, já que interfere direta ou indiretamente em muitos fatores em uma operação. Ela por inúmeras vezes se torna fator determinante para o sucesso do objetivo proposto.

Cada vez mais ligada a ferramentas modernas como TI (tecnologia da informação), PO (pesquisa operacional), para ser mais decisiva e impassível de falhas, ganhou espaço em temas que antes não faziam parte de sua definição e conquistou também espaço no mundo como item imprescindível para o sucesso de uma organização, sendo ela grande ou pequena.

Com o conceito se difundindo e se moldando as necessidades da sociedade a logística se tornou logística empresarial, estando voltada para o fluxo de produtos acabados e de serviços. Segundo Almeida e Schlüter (2009, p. 178) “o objetivo da logística empresarial é a busca da minimização dos custos que fazem parte da sua abrangência, tanto no aspecto interno das empresas, quanto no seu aspecto externo, bem como o aumento dos níveis de serviço ao cliente, dado pelo valor agregado efetivamente pelas utilidades de tempo e lugar”.

Com o passar dos anos as subáreas da logística passaram a se tornar pontos chave.  Olha os processos como um todo já não era mais suficiente, então se passou a observá-los melhor isoladamente para os integrar com o todo.

A logística humanitária trata do melhor jeito de diminuir o impacto de um desastre ou guerra em relação à uma população. Com a intervenção do homem no meio ambiente com desmatamento, assoreamento de rios, poluição do ar, contribuindo fortemente para o aquecimento global, locais que já são propícios a ocorrência de infortúnios por sua localização, própria condição climática, etc, se tornam ainda mais suscetíveis à riscos.

Segundo Bertazzo et al. (2013, p.31 apud Natarajarathinam et al. 2009), os desastres são eventos súbitos e inesperados ou lentos, caracterizados por atingir uma determinada região causando danos econômicos, sociais e ambientais e podendo resultar em mortos e feridos. Esses desastres podem necessitar ou não de interferência de governos, auxilio de entidades preparadas para o auxilio a desastres (Cruz Vermelha, Defesa Civil) como podem ser reparadas apenas com o esforço dos envolvidos.

A Logística humanitária busca criar um ambiente onde possa atender as pessoas afetadas fornecendo apoio psicológico, físico e financeiro, a estas por meio de organizações governamentais, ONGS, instituições e associações que prestam esse tipo de assistência, além das mesmas poderem contar com pessoas físicas em doações.

Os papeis de atuação dessas organizações podem variar, há aquelas voltadas para o fornecimento de mantimentos, produtos de limpeza e higiene, outras voltadas em fornecer assistência médica e psicológica, como também auxilio a reintegração e inclusão social, organizações voltadas para cada situação citada a cima.        

...

Baixar como (para membros premium)  txt (20.2 Kb)   pdf (293.2 Kb)   docx (816.6 Kb)  
Continuar por mais 11 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com