TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

MODELO DE PLANEJAMENTO DE MÍDIA

Por:   •  1/12/2015  •  Pesquisas Acadêmicas  •  1.256 Palavras (6 Páginas)  •  254 Visualizações

Página 1 de 6

MODELO DE PLANEJAMENTO DE CAMPANHA

(Planejamento de campanha e Projeto Experimental I)

Cenário Mercadológico

O setor lácteo possibilita um extenso mercado de desenvolvimento de novos produtos, devido aos inúmeros derivados que podem ser produzidos do leite.

A manteiga é um derivado lácteo com potencial para desenvolvimento de novos produtos devido à limitada variação atual. Mudanças no processamento e a crescente exigência do consumidor por alimentos com qualidades sensoriais, nutricionais e que tragam benefícios à saúde incentivam o estudo de novos ingredientes para a indústria de alimentos (MOSCATO et al, 2004).

Manteiga entende-se como o produto gorduroso obtido exclusivamente pela bateção e malaxagem, com ou sem modificação biológica de creme pasteurizado derivado exclusivamente do leite de vaca, por processos tecnologicamente adequados. A matéria gorda deverá estar composta exclusivamente de gordura láctea (BRASIL 1996).

Mundialmente o Brasil possui o menor consumo de manteiga per capita, totalizando 400 gramas por pessoa ao ano, sendo que o país com maior consumo é a Nova Zelândia, com 6 Kg de manteiga por pessoa anualmente, seguida pelo consumo da Rússia e da Índia. 3,1 kg de manteiga (EMBRAPA, 2011).

Em 2009 o consumo de manteiga segundo Pesquisa de Orçamentos Familiares (POF) realizada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística foi de 273 gramas de manteiga per capita ao ano no país.

Problemas e oportunidades

Oprtunidades:

* Primeira manteiga em creme no Brasil;

* Marca Aviação forte e de tradição;

* Embalagem econômica e com tampa exclusiva;

Problemas:

* Distribuição para apenas parte do país;

* Resistência a novos produtos;

Posicionamento

A campanha visa promover a nova manteiga da marca Aviação ao patamar de marca mais inovadora da categoria, equiparando-as as principais concorrentes no segmento de manteiga. Essa campanha também visa o estabelecimento de um relacionamento de confiança entre a empresa com todos os seus públicos (clientes, consumidores, fornecedores e funcionários), estabelecendo uma comunicação eficiente e eficaz com todos eles.

O consumidor final deve associar a marca Aviação como sendo um referencial de produtos com qualidade, de confiança e com preços compatíveis, além de ressaltar a imagem da empresa com sendo séria, comprometida com inovação e tecnologia.

Desta forma, Manteiga Aviação deve representar produtos de qualidade, inovadores e que satisfaça as expectativas do consumidor final, gerando resultados positivos para toda a cadeia do negócio.

Por tudo isso, foi criada uma campanha que visa comunicar ao consumidor - à todo momento - que trata-se de um produto novo, baseado numa marca forte, com uma tecnologia inovadora no país e com a manutenção de toda a tradição de qualidade, comprometimento e seriedade que a marca traz consigo.

Estratégia de Marketing

As estratégias de marketing para atingir o maior número de consumidores são, além de ter um preço acessível ao consumidor final  - mediante ao produto completamente inovador que estão oferecendo - fazer uma comunicação efetiva, estando presente na maioria dos grandes pontos de venda.

Também faz parte da estratégia, a organização de eventos privados, oferecendo um café da manhã com o novo produto da aviação para os consumidores.

Estratégia de Comunicação

A estratégia de comunicação consistem em criar uma campanha alegre, chamativa, que interaja com o consumidor, fazendo links entre seu dia a dia e sua dificuldade em consumir o produto manteiga.  

É deixar claro pro consumidor que a Aviação conhece os problemas do produto, seja ele da marca que for, e que, com disposição, investimento, competência e qualidade, chegou num produto remodelado e prático, capaz de eliminar os problemas passados.

Distribuição

É possível comprar a manteiga em supermercados, padarias, delicatessens, lojas de conveniência. Para tornar sua distribuição eficaz, é possível,ainda, disponibilizar a manteiga em hotéis e pousadas, além de melhorar o alcance nas principais redes de supermercados.

Público-alvo

Classe A, B e C, homens e mulheres, com idade entre 20 e 70 anos com ensino médio completo: Mulheres ou homens responsáveis pelas compras da casa, que buscam praticidade, qualidade, marca de confiança e inovação. Por ter um preço acessível, é possível que seja consumido, também, pela classe C.

MODELO DE PLANEJAMENTO DE MÍDIA

(Projeto Experimental I)

Objetivos de Mídia

Estabelecimento da freqüência, cobertura e alcance para cada fase de veiculação.

Períodos de Veiculação

A veiculação inicia no mês de Dezembro e finaliza no mês de Janeiro, pois são os meses mais quentes do ano e, consequentemente, meses onde o consumidor acondiciona a manteiga na geladeira, dificultando seu uso posterior.

Praças

Os estados são: Rio de Janeiro, São Paulo, Minas Gerais, Espírito Santo, Recife.  

Estratégia de Mídia

Lançamento:

** Televisão: 190 inserções em programas de televisão

** Revista: 5 inserções em revistas

** Busdoor e outdoor: 251 inserções nesses meios

** Jornal: 84 inserções em Jornal

** peças publicitárias no PDV

** Embalagem com descrição de "novo produto";

Sustentação:

** Televisão: 181 inserções em programas de televisão

** Revista: 5 inserções em revistas

** Busdoor e outdoor: continuação do contrato anterior

** Jornal: 84 inserções em Jornal

** peças publicitárias no PDV

Reforço:

** Televisão: 154 inserções em programas de televisão

** Revista: 5 inserções em revistas

** Busdoor e outdoor: 98 inserções

** Jornal: 70 inserções em Jornal

Fim:

** Televisão: 53 inserções em programas de televisão

** Revista: 5 inserções em revistas

** Busdoor e outdoor: continuação do contrato anterior

** Jornal: 35 inserções em Jornal

Tática de Mídia

Descrição dos veículos e programas a serem utilizados, com as respectivas defesas de adequação.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.8 Kb)   pdf (120.4 Kb)   docx (16 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com