TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

MODELO PLANEJAMENTO PEDAGÓGICO E APLICAÇÃO NA REALIDADE

Por:   •  25/10/2017  •  Trabalho acadêmico  •  1.115 Palavras (5 Páginas)  •  374 Visualizações

Página 1 de 5

[pic 1]

[pic 2]

SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL CONECTADO

pedagogia

NOME DO ALUNO

PLANEJAMENTO PEDAGÓGICO E APLICAÇÃO NA REALIDADE

[pic 3]

Mogi das Cruzes/SP

2015

NOME DO ALUNO

PLANEJAMENTO PEDAGÓGICO E APLICAÇÃO NA REALIDADE

Trabalho apresentado ao Curso de Pedagogia  da UNOPAR - Universidade Norte do Paraná, para as Disciplinas – Piscologia da Educação, Educação, Sociedade e Práxis Educativa, Politicas publicas na Educação Básica, Teoria e Práticas do Curriculo, Prática Pedagogica Interdiciplinar: Escola e Sociedade, Seminario Interdiciplinar II.

Profs. Celia Adamuz; Wilson Sanches; Lucy Mara Conceição; Mari Clair Moro Nascimento; Luciene Bianchini; Fabiane Thais Muzardo.

Mogi das Cruzes/SP

2015

INTRODUÇÃO

A pedagogia vem ao longo dos anos passando por varias alterações, sempre buscando se adequar a evolução da sociedade e absorvendo novas descobertas através de pesquisas e estudos. Os quais objetivam um melhor desempenho de cada estudante e facilitando o esclarecimento aos instrutores e transmissores desses novos conhecimentos. E nesse campo á variações na maneira como são transmitidos esses ensinamentos, alguns baseiam se em modelos adotados por funcionários já presentes na instituição, outros preferem utilizar de práticas elaboradas dentro de laboratórios pessoais, quando dentro do planejamento elaborado há inclusão de estratégias necessárias dentro da realidade daquele ambiente. Também há os seguem modelos já existentes sem verificar se é possível enquadrar a necessidade da atual vivencia, a teoria precisa ser bem estudada e avaliada porque muitas vezes as letras divergem com a realidade. (Revista ANDE, n° 6, 1982).

Por isso são necessários novos estudos de campo, e quando o professor possuir esses materiais em mãos adequá-los a necessidade de seus alunos, dentro das verdades da sociedade presente. Esse trabalho tem como objetivo geral observar variedades de métodos existentes e absorver seus conteúdos de forma clara e objetiva para que desde já haja interação e compreensão da melhor forma de trabalhar quando em sala de aula.

O objetivo específico busca entender diversidades dos métodos com a diversidade da realidade, e nisso concluir quando e como aplicar o método necessário, e como identificar como proceder na instituição, agindo como o professor que respeita o planejamento, porém não se limita a somente ele, mas usa sua criatividade para que seus alunos se desenvolvam e alcancem o objetivo traçado.  

DESENVOLVIMENTO

Um instrumento indispensável na vida de todo professor é a didática, dela dependem uma boa interação com os alunos ou não, pois um professor que busca usar dela para desenvolver um trabalho conforme a necessidade dos estudantes tem sua resposta em conformidade com seu planejamento, e dentro da prática pedagógica ela pode trazer mudanças ou não sendo que em qualquer das opções atendera a necessidade exposta. O planejar e praticar caminha junto, pois quando traçado o método que será utilizado, é necessário ter conhecimento de qual verdade ele será aplicado e se é possível obter êxito na transmissão de conhecimento, por isso não há destaque maior na teoria ou na prática ambas são essenciais, sempre respeitando e se adequando ao ambiente social oportuno. (Vasquez, 1977; Prática pedagógica do professor de didática, p.17).

Avaliação, palavra de grande peso quando falamos sobre ensino, que se não for bem esclarecida e utilizada pode ser entendida como algo maléfico. Não pode ser usada apenas no final de um contexto aplicado, mas deve ser parte inicial antes do planejamento e procedimental, quando no decorrer de bimestres, trimestres ou semestres seja cada vez mais solidificada. O avaliar seu contexto, traz facilidades no esclarecimento do conteúdo a ser transmitido, sempre lembrando da individualidade de cada aluno pois nesse processo identificamos progressos, debilidades e assim utilizamos de novas estratégias dentro da necessidade de cada um, trabalhando com a motivação até mesmo em situações que parecem pequenas, mas o não incentivar delas pode ser causador de retrocessos. È essencial ser dinâmico e estratégico buscando sempre transmitir conhecimento de forma clara e compreensiva estimulando os em seu desenvolvimento em um todo, cognitivo, afetivo e motor. (Rosignol, 2015; pedagoga de ensino fundamental.)  

A grande dificuldade de alguns professores esta em planejamentos novos, quando a escola é tradicional dificultando o processo pois  não há estruturas para a aplicação do novo, então o professor para evitar represaria prefere não utilizar do senso crítico, e se limita ao tradicional, que não significa ser ruim, mas que sim limitado, o que poderia ser complementar é excluído e dessa forma novos horizontes não são galgados.(Dermeval Saviani, 1981; Tendências pedagógicas contemporâneas, p.65)

CONSIDERAÇÕES FINAIS

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.8 Kb)   pdf (101.1 Kb)   docx (15.7 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com