TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Marketing de Conteúdo e Inbound Marketing

Por:   •  29/3/2017  •  Trabalho acadêmico  •  2.111 Palavras (9 Páginas)  •  320 Visualizações

Página 1 de 9

INTRODUÇÃO

As inovações tecnológicas permitiram que as pessoas adquirissem novos comportamentos e atitudes, principalmente enquanto consumidores. A Cibercultura, ou a cultura contemporânea, afetem as relações de consumo, porque mudam-se as expectativas sociais, mudam-se os ideais de consumo e, consequentemente as estratégias de marketing e publicidade. Baseado nessas novas táticas para buscar consumidores, sugiram dois termos: Marketing de Conteúdo e Inbound Marketing. É a respeito desses dois conceitos que se trata o trabalho a seguir.


CIBERCULTURA

Como resultado do avanço tecnológico surge a Cibercultura, que nada mais é do que entrelaçamento da vida social com a tecnologias, um dos resultados, as pessoas passam o tempo todo conectadas a internet, pela facilidade de acessos de qualquer conteúdo. Mas essa mesma facilidade gera certos problemas, como dualidade de interpretação de mensagens. A Cibercultura tem como pressuposto, que nenhuma mensagem tem um único sentido, ou seja, ela pode ter variadas interpretações. Para uma marca isso pode ser um grande problema, já que uma má interpretação de uma campanha pode gerar prejuízos para empresa. Mas da mesma forma que a cibercultura pode ser um problema, ela pode ser de aliada para um negócio, já que através dela as empresas podem ter mais contato com seus consumidores, ouvi-los, e ver sua opinião, e através disso, conseguir uma participação deles em sua marca.

MARKETING DE CONTEÚDO

Marketing de Conteúdo é todo o conteúdo feito para educar, informar ou entreter um futuro cliente. É o combustível do Inbound Marketing. A ideia consiste em informar as pessoas para fazer com que futuramente elas não só respeitem a sua marca e a tenham como referência, mas também se tornem clientes de sua empresa. Em 1895, a John Deere, empresa líder no segmento de máquinas agrícolas, publicou a primeira edição da revista “The Furrow”. A publicação segue em circulação até hoje e é focada em assuntos relacionados à agricultura. Com essa revista, a John Deere ousou, e optou por compartilhar conteúdo com o público interessado em agricultura em vez de simplesmente criar anúncios “empurrando” os produtos que são fabricados pela empresa. É verdade que nem todos os leitores da revista possuíam tratores da John Deere, mas ao consumir a informação da marca, poderiam descobrir dores que julgavam ser inexistentes até então. E ao sentir a necessidade de fazer uma compra, optariam por uma marca de confiança. Ou seja, a revista cumpre exatamente o propósito do conceito: educar o público, ganhar autoridade no assunto e influenciar na decisão de compra. É um dos primeiros registros de Marketing de Conteúdo, e desde então, várias marcas têm feito o uso da prática. Resumindo: Marketing de Conteúdo é falar sobre seu nicho de mercado. Diferente de um release de uma assessoria de imprensa ou do marketing tradicional, não é sobre o que sua empresa faz, mas sobre o que seus clientes precisam. O consumidor, imerso na cibercultura, queria algo a mais. Sendo assim, apesar de algumas marcas já empreenderem táticas dignas do que hoje chamamos de Marketing de Conteúdo antes do nome ser criado, o termo e as discussões sobre o conceito exato começaram com o pessoal da Junta 42, que depois formou o Content Marketing Institute. De acordo com os criadores da expressão, portanto, Marketing de Conteúdo é, em resumo: Criar e distribuir, através de diversos canais de comunicação, conteúdo relevante e valioso como forma de atrair, conquistar e envolver um público-alvo.

APLICAÇÃO DO MARKETING DE CONTEÚDO

Dentre os vários objetivos do Marketing de Conteúdo, podemos destacar 6:

1.     AUMENTAR SUA VISIBILIDADE NA INTERNET

Marketing de Conteúdo tem ampla influência nas estratégias de SEO de um site. Hoje é necessário produzir conteúdo com palavras-chaves e fazer link building com qualidade. O algoritmo de busca do Google consegue perceber o que é um conteúdo relevante para o usuário. 

2.     AUMENTAR A INTERAÇÃO COM SUA MARCA

Marketing de Conteúdo serve como um canal de interação com sua marca onde os clientes possam conversar com sua empresa, tirar dúvidas e enviar sugestões. Conseguir atenção e compartilhamento dos usuários nas redes sociais é uma forma de publicidade espontânea.

3.     NUTRIR SUA BASE DE LEADS

Por maior que seja sua base de Leads, nem todos as pessoas vão consumir seu produto ou serviço. Às vezes falta um pouco mais de informação. Por meio do Marketing de Conteúdo, é possível nutrir com material relevante esses Leads para prepará-los até que o momento ideal da compra.


4.     REDUZIR O CUSTO DE AQUISIÇÃO DE CLIENTES

Ao investir em Marketing de Conteúdo e em SEO, o custo de aquisição de clientes (CAC) diminui naturalmente, porque novos potenciais clientes acessarão seu site de forma orgânica e recorrente, sem que você precise se esforçar mais para isso.

5.     GANHAR CONFIANÇA DO PÚBLICO E ADQUIRIR PROPAGADORES DE SUA MARCA

Uma empresa que está investindo tempo para produzir conteúdo gratuito para seus clientes e entregando valor para essas pessoas certamente será lembrada com muito mais força quando comparada a uma concorrente que não faz o mesmo. Também o público satisfeito por ter seu problema solucionado, propaga sua marca para sua rede de contatos.

6. MELHORAR A EXPERIÊNCIA PÓS-VENDA

Pode ser um FAQ, uma central de ajuda, um treinamento online ou mesmo um fluxo de Email Marketing focado para o cliente. Ou seja, fazer Marketing de Conteúdo para o cliente é uma força considerável para garantir a retenção e fidelização. A boa experiência em um pós-venda é fundamental para que seu cliente continue utilizando os serviços ou produtos da sua empresa mais tempo.

INBOUND MARKETING

O inbound marketing atua junto a estratégia de negócios das empresas, andando lado a lado com os objetivos e metas de sucesso, e possui alguns recursos para solucionar os desafios de quem almeja novas patamares de crescimento. É disso que se trata o Inbound marketing, uma metodologia que consiste em atrair novos visitantes para o site e convertê-los em clientes fiéis, tratando assim de produzir conteúdo de qualidade para ajudar as pessoas a superar as dificuldades do dia a dia e serem capazes de melhorar os negócios.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (13.7 Kb)   pdf (213.5 Kb)   docx (17.4 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com