TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Estratégias De Inbound Marketing Para Micro E Pequenas Empresas

Por:   •  15/3/2023  •  Trabalho acadêmico  •  4.562 Palavras (19 Páginas)  •  83 Visualizações

Página 1 de 19

INSTITUTO METROPOLITANO DE ENSINO – IME

CENTRO UNIVERSITÁRIO – FAMETRO

CURSO DE ADMINISTRAÇÃO

ESTRATÉGIAS DE INBOUND MARKETING PARA MICRO E PEQUENAS EMPRESAS

MANAUS – AM

2020


DAVID CANAVARRO MESQU ITA

HISAN JARLISON

THIAGO OLIVEIRA DA SILVA

ESTRATÉGIAS DE INBOUND MARKETING PARA MICRO E PEQUENAS EMPRESAS

[pic 1]

MANAUS – AM

2020

LISTA DE QUADROS


LISTA DE GRÁFICOS


SUMÁRIO


  1. INTRODUÇÃO

Falta desenvolver mais o assunto abaixo

1.1 TEMA

Estratégias de Inbound Marketing para micro e pequenas empresas

1.2 PROBLEMÁTICA

Como as estratégias do Inbound Marketing pode ajudar a atrair e converter clientes usando conteúdo relevantes para as micro e pequenas empresas?

1.3 OBJETIVOS

1.3.1 Objetivo Geral 

Compreender a importância do uso das estratégias de Inbound Marketing para atrair e fidelizar clientes para as micro e pequenas empresas.

1.3.2 Objetivos Específicos

  • Analisar as estratégias de Inbound Marketing;
  • Propor metodologia e aplicação do Inbound Marketing para as micro e pequenas empresas;
  • Compreender como utilizar as ferramentas de Inbound Marketing de forma eficaz.


1.4 JUSTIFICATIVA

O tema Inbound Marketing ou marketing de atração é ainda muito vago relativamente novo no âmbito administrativo e venho por meio deste artigo esclarecer o porquê a importância dessas estratégias de Inbound marketing ainda pouco conhecida, ser escolhida como objeto de estudo. Explicando sua importância para medias e pequenas empresas. A importância de um plano de marketing bem estruturado que interage com os leads ou possíveis clientes.

Em pequenas e medias empresas, é muito comum ver donos de pequenas empresas acharem que o Inbound Marketing não é para eles. O orçamento menor para divulgação, a falta de tempo para executar ações de marketing e possíveis resultados ruins no passado entram na equação. Felizmente, não é o caso. Justamente por conta do ótimo custo-benefício e da possibilidade de escalar aos poucos e acompanhar o desempenho da estratégia, o Inbound Marketing é ideal para negócios menores, e de todos os segmentos

        Em tempos de grandes avanços tecnológicos quem tem um e-commerce sabe o quanto é importante fazer otimizações constantes, seja nos produtos ou processos internos. Mas a estratégia de marketing fica, muitas vezes, reduzida a investir em anúncios. O consumidor moderno quer informações antes de comprar, e o Inbound Marketing proporciona isso. Criar um blog e manter presença forte nas redes sociais vai impulsionar muito o poder de influência e, por sua vez, as vendas e um e-commerce.

Diante das grandes quantidades de compras feitas pela internet, percebe-se a grande importância para as empresas o desenvolvimento de estratégias de marketing para que elas possam continuar se manter atuante frente ao mercado competitivo e globalizado, e com isso o Inbound Marketing tem como intuito fazer essa ligação entre a empresa e o cliente usando seus processos que são ATRAIR, CONVERTER, VENDER e ENCANTAR. Onde atrair é a regra número 1 das conversões online. Por isso, a primeira etapa da metodologia de Inbound Marketing é fazer com que estranhos se tornem visitantes regulares, por meio de conteúdo relevante. Converter e o objetivo de conseguir um grande número de visitantes é converter o máximo deles em leads, ou seja, transformá-los em oportunidades reais de venda. Vender e depois de nutrir os leads gerados usando mais conteúdo relevante, é preciso avaliar quem está no estágio certo e fechar a venda. Encantar e a relação com o cliente não termina depois da compra. Pelo contrário, agora começa uma nova jornada, que visa encantá-lo a fim de que se torne um promotor da marca e atraia mais clientes para o seu negócio. Trazendo como benefícios o alcance ao público certo, estabelecendo relacionamentos mais próximos com os seus clientes, aumentando o poder de persuasão, encurtar o ciclo das vendas, diminuição de custos, aumento do ticket médio, mensuração de resultados em tempo real.

Desse modo, podemos perceber o quão é importe o processo de Inbound Marketing e suas estratégias para as micro e pequenas empresas, e o quão é perfeito para levar o conteúdo certo às pessoas certas, na hora certa.

2. FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA

2.1 MARKETING

O marketing lida com a identificação e o atendimento das necessidades humanas e sociais. Uma das definições mais sucintas de marketing é atender as necessidades de maneira lucrativa. Segundo Kotler (2000), dentre todas as inúmeras definições existentes para marketing, podemos estabelecer distinções entre definições sociais e gerenciais. Uma definição social mostra o papel desempenhado pelo marketing na sociedade.

Um profissional de marketing disse certa vez que o papel do marketing é “proporcionar um padrão de vida superior”. Uma definição social que serve a nosso propósito é: Marketing é um processo social por meio do quais pessoas e grupos de pessoas obtêm aquilo de que necessitam e o que desejam com a criação, oferta e livre negociação de produtos e serviços de valor com outros (KOTLER, 1998).

Segundo Cobra (1997), o papel social do marketing é, sem dúvida, satisfazer às necessidades do consumidor. Mas o que se vê na realidade brasileira é que o marketing, muitas vezes é acionado na expectativa de criar desejos de consumo de certos produtos ou serviços inócuos ou que não atendem nenhuma necessidade.

O marketing pode ser compreendido como algo que não cria hábitos de consumo, mas estimula a compra de produtos ou serviços que satisfaçam alguma necessidade latente. É uma analogia com a teoria da motivação; as pessoas não são motivadas.

O marketing ao longo das décadas apresentou diferentes contextualizações, que foram aplicadas nas organizações. Diante disso, Kotler (2003, p. 3) define marketing como sendo “um processo administrativo e social pelo qual indivíduos e grupos obtêm o que necessitam e desejam, por meio da criação, oferta e troca de produtos e valor para os outros”. No entanto, para GRONROSS APUD CRESCITELLI (2003, p. 33)

...

Baixar como (para membros premium)  txt (30.9 Kb)   pdf (270.1 Kb)   docx (277.1 Kb)  
Continuar por mais 18 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com