TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Metodologia

Por:   •  6/7/2015  •  Trabalho acadêmico  •  671 Palavras (3 Páginas)  •  234 Visualizações

Página 1 de 3

UNIVERSIDADE DO EXTREMO SUL CATARINENSE – UNESC

CURSO DE EDUCAÇAO FISICA BACHARELADO

MAURICIO SALVADOR FELISBINO

RAFAEL COLARES ANTUNES

LORHAN DA SILVA MENGUER

RENAN KRIEGER

ATHUS TONDO

RENDIMENTO DESPORTIVO NO FUTEBOL

CRICIÚMA, NOVEMBRO/2013

MAURICIO SALVADOR FELISBINO

LORHAN DA SILVA MENGUER

RAFAEL COLARES ANTUNES

RENAN KRIEGER

ATHUS TONDO

RENDIMENTO DESPORTIVO NO FUTEBOL

Projeto de pesquisa sobre rendimento desportivo no futebol, para obtenção de conhecimento, no Curso de Educação Física Bacharel da Universidade do Extremo Sul Catarinense, UNESC.

Profª. Luis Afonso dos santos

CRICIÚMA, DEZEMBRO/2013

SUMÁRIO

INTRODUÇÃO

No trabalho a seguir, apresentaremos o rendimento desportivo no futebol. As dificuldades em jogos excessivos, lesões etc. O tema veio a tona por ter atletas amadores no grupo e ambos os atletas alegaram as dificuldades decorrentes de jogos excessivos, campos ruins e pouco tempo de recuperação.

Outro fator que despertou nosso interesse foi, o fato da mídia abrir espaço em seus veículos de comunicação, com relato de jogadores que sofrem com a fadiga muscular, durante a temporada regular do futebol brasileiro por excesso de jogos, gramados ruins, falta de organização no calendário de jogos. Todos estes fatores influenciam os jogadores a formarem um movimento chamado Bom Senso Futebol Clube.

O Bom Senso Futebol Clube surgiu para enumerar as falhas que ocorrem no sistema adotado pela confederação Brasileira de Futebol (CBF), e sugestiona ações a serem tomadas para a melhoria do futebol Brasileiro.

Metodologia

Será realizada uma pesquisa de campo onde serão entrevistados jogadores profissionais do criciúma, 20% dos jogadores de cada equipe do regional da LARM (LIGA ATLÉTICA DA REGIÃO MINEIRA). Nesta pesquisa perguntaremos a opinião dos jogadores em relação aos jogos excessivos, excesso de treinos fortes, e calendário apertado.

Períodos para descanço muito curto

        É sabido que treinos em excésso e períodos de descanso muito curto entre sessões de treinamento ocasionam fadiga física e psicológica, e também possíveis lesões. Longas partidas varias vezes durante um curto período de tempo é mais do que normal no atual calendário dos campeonatos de futebol profissional no Brasil.

        O sistema de treino e recuperação durante a temporada está voltado para a manutenção da qualidade dos atlétas, como cita: (AFIF,1997,p101)

Como é habitual haver dois jogos (e, as vezes, três) na mesma semana, a comissão técnica preocupa-se com a recuperação dos atletas, para que possam estar aptos para a próxima partida. Por isso, a reposição energética e de sais minerais é fundamental. Esse trabalho é executado logo após o término das partidas. Os jogadores recebem, ainda nos vestiários, carboidrato líquido e aminoácidos. Os sais minerais, o atleta recupera ingerindo elétrolíticos, como por exemplo os da marca Gatorade. Para facilitar a eliminação do ácido lático, acumulado na musculatura, o atletas também fazem alongamentos de desintoxicação. No dia seguinte, uma leve sessão de hidroginástica em piscina aquecida a 29 ou 30 graus centígrados contribui para que o restante do ácido lático acumulado seja eliminado.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.1 Kb)   pdf (137.9 Kb)   docx (13.6 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com