TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Notícia, Matéria-prima do Jornalismo

Por:   •  16/6/2019  •  Resenha  •  1.880 Palavras (8 Páginas)  •  300 Visualizações

Página 1 de 8

Livro: Técnicas de codificação do jornalismo (Mário L. Erbolato)

Notícia, matéria-prima do jornalismo

-As notícias devem ser recentes, inéditas, verdadeiras, objetivas e de interesse público.

-As notícias são a matéria-prima do jornalismo, pois somente depois de conhecidas ou divulgadas é que os assuntos aos quais se referem podem ser comentados, interpretados e pesquisados, servindo também de motivos para gráficos e charges.

-Função básica dos jornais: comerciar e trabalhar com as notícias. Eles vendem e compram informações. Redatores, repórteres, correspondentes, enviados especiais, fotógrafos e outros devem procurar o que seja interessante para ser publicado.

-Saber escolher entre os milhares de acontecimentos cotidianos é o primeiro trabalho do jornalista.

A influência do jornalismo

-Para Angel Benito, a informação de atualidade é um fiel reflexo da realidade social que nos circunda, constituindo um fenômeno social apoiado em processo através do qual surge a opinião pública. O conteúdo dos processos de informação é formado por textos que se denominam notícias.

-Os serviços de notícias são essenciais para os homens e a sociedade. Ex: Há avisos que interessam a toda comunidade. Um possível surto de febre amarela leva a maioria da população a procurar o noticiário sobre o assunto, para tomar as medidas de precaução recomendadas.

-As notícias são comunicações sobre fatos novos que surgem na luta pela existência do indivíduo e da própria sociedade. O noticiário deve ter utilidade pública para os leitores e influenciá-los pessoalmente, mostrando-lhes que devem ter um interesse no assunto divulgado. O maior número de leitores corresponde à melhor qualidade da notícia. A notícia é o relato de qualquer coisa nova ou pode ser uma nova fase de uma coisa muito antiga.

Impossível definição sobre o que é a notícia

Ex. de fatos que podem ser notícia- pág. 53

“Se um barril cair do Pão de Açúcar, não será notícia. Mas, se dentro dele houver um homem, isso, sim,  será notícia”.

Algumas definições segundo Stanley Johnson e Julian Harris:

-Notícia é o relato de um fato recentemente ocorrido, que interessa aos leitores.

-Notícia é o relato de um acontecimento publicado por um jornal, com a esperança de, divulgando-o, obter proveito.

-Notícia é tudo quanto os leitores querem conhecer sobre um fato.

-É difícil definir a notícia e também dizer em termos jornalísticos, o que seja interesse.

-Nem tudo que acontece se transforma em notícia. A maior parte das atividades dos homens não são registradas pelos jornais.

No entanto, algo banal pode de um momento para outro ser notícia. Ex: o professor primário, modesto e humilde que dá aulas às crianças do grupo escolar do bairro foi notícia. Mas, se for encontrado morto, com um tiro no coração será notícia.

A notícia deve ser recente, inédita, verdadeira, objetiva e de interesse público

-O leitor quer novidades. Deseja saber o que ainda desconhece, ou que sabia apenas superficialmente, por haver assistido ao jornal transmitido pelo rádio ou televisão. Se fossem publicados apenas acontecimentos antigos e irreais, os jornais estariam divulgando história e romance e não notícias.

-A imprensa deve publicar, categoria de informações, o que seja verdadeiro. Outra característica é a objetividade. Deve ser publicada de forma sintética, sem rodeios e de maneira a dar a noção correta do assunto focalizado. Honestidade e imparcialidade são atributos exigidos do repórter.

-A mensagem jornalística deve bombardear o receptor despertar-lhe o interesse e provocar, conforme o tema, comentários e discussões entre grupos interessados.

-Só se considera completa uma notícia quando ela proporciona ao leitor uma ideia exata e minuciosa sobre um acontecimento, ou mesmo previsão do que vai ocorrer.

-Como escolher a notícia? Elas devem ser selecionadas levando em conta o maior interesse que despertam.

Os critérios variam

 -As notícias variam no tempo. O que ontem foi importante, hoje pode não ser. Outra variação ocorre no espaço geográfico. Outra variação das notícias ocorre quanto às empresas jornalísticas. Cada uma delas tem seus critérios e preferências por determinados assuntos.

A escolha das notícias

Como obtê-las e selecioná-las para que, uma vez publicadas, possam atrair leitores? De que maneira procede à escolha de assuntos que consigam contentar os que compram ou assinam os jornais?

-As notícias poderiam ser publicadas quando respeitados os seguintes critérios que chegam a motivar o público por se relacionarem ou se referirem a:

. Proximidade: é a divulgação dos fatos que ocorrem perto do leitor e a ele ligados.

. Marco geográfico: É aquele que se refere a notícia e não o de sua procedência. Um acordo assinado em Paris, que venha beneficiar uma instituição com sede em BH, enquadrar-se-ia nessa classificação, para qualquer jornal de MG.

. Impacto: É um abalo moral, causado nas pessoas por acontecimentos chocantes ou impressionantes.

. Proeminência: Tudo o que se refere a pessoas importantes encontra interessados. Ex: a gripe de um papa é mais importante que poderá ficar afastado de uns dias de sua atividade é mais importante jornalisticamente que o câncer de uma senhora em um bairro.

. Aventura e conflito: são as notícias de assassinatos, rixas e também que revelam a audácia de indivíduos.

. Consequências: Um epidemia que ocorra na China ou Japão poderá nem ser publicada por jornais brasileiros, logo que se manifeste. Mas, se houver possibilidades de o surto atingir o Brasil, movimentando autoridades sanitárias e exigindo mobilização de recursos médicos, além da fabricação de vacinas e montagem de hospitais de emergência, os telegramas passarão a ter destaque.

.Humor: O homem médio procura não só a informação mas, dentro do possível algo que o entretenha.

.Raridade: o que foge da rotina é interessante.

.Progresso: Notícias que oferecem melhores condições de vida. Ex: o início do funcionamento do metrô.

.Sexo e idade: A imprensa popular divulga muito sobre sexo, sangue e esportes. Ex: assassinatos provocados por adultério.

.Interesse pessoal: os jornais não podem deixar de divulgar notícias, que de certo modo, afetam pessoalmente cada um dos que os lêem. Por ex: há os que procuram saber – porque é de seu interesse pessoal – até quando devem entregar a declaração do Imposto de Renda.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (12.4 Kb)   pdf (99.4 Kb)   docx (13.7 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com