TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Avanço da Internet nos Meios de Comunicação

Por:   •  25/5/2016  •  Trabalho acadêmico  •  391 Palavras (2 Páginas)  •  795 Visualizações

Página 1 de 2

Transformações tecnológicas, sociais, culturais e cognitivas foram desencadeadas pela Reforma Digital. Desde os tempos antigos, as pessoas veem criando seus instrumentos públicos informativos, e a partir daí muitas evoluções aconteceram. Os leitores sempre se interessam em saber o que se passa à sua volta no dia-a-dia, e a migração das notícias para o meio eletrônico tornou essa prática ainda mais fácil e constante.

Diante da implementação e rápida evolução dos meios tecnológicos, os jornalistas que antes estavam adequados aos meios de comunicação como jornal impresso, TV, e rádio, agora veem a necessidade de se adaptar aos novos meios da era digital como computador, tablet e smartfones.

A internet revolucionou de certa forma todos os meios, inovando o design, a estrutura e até a forma de apuração e divulgação da notícia. A maneira de se fazer jornalismo passou por uma reestruturação, não só na parte textual, mas também em toda sua estética e estrutura visual, hoje é possível inserir vídeo, áudio, fotografias e texto na mesma matéria.

O jornalismo impresso, hoje em dia, sofre com essa concorrência, pois esses novos meios estão causando uma verdadeira revolução na comunicação, e com isso já houve muita queda na circulação de jornais impressos. Porém, diante da consolidação da web como meio de comunicação, algumas empresas de jornalismo impresso buscam fôlego para se reconfigurarem visando expandir seus negócios e tentando alcançar novos públicos. Foi o caso do Jornal da Paraíba, que investiu na criação de um site com conteúdo complementar à mídia tradicional, e passou a oferecer o jornal na sua forma digital.

A sociedade vive uma transição da cultura de massa para a cultura digital, desencadeada pelo crescimento da multiplicidade das mídias. O avanço tecnológico, porém, não implicou mudanças tecnológicas apenas, mas também culturais. Quando surge um novo meio de comunicação, não somente a informação é adaptada, mas também a sociedade.

O jornalismo eletrônico permite uma interação direta com o público. Muitos sites de informação e serviços, os chamados Portais de notícias, permitem que o leitor escolha temas que lhe interessam e ainda optem por recebê-las em seus e-mails. É inegável que a internet revolucionou a maneira de se fazer jornalismo, o avanço da tecnologia e a permissão de se estar conectado com a atualidade no decorrer do dia-a-dia, faz com que mais pessoas se conectem a esse meio de informação dinâmico e revolucionário chamado de webjornalismo.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.5 Kb)   pdf (50.7 Kb)   docx (9.3 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com