TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Chegada da internet e tantos meios tecnológicos vem se perdendo o hábito de brincar

Por:   •  20/11/2017  •  Trabalho acadêmico  •  1.920 Palavras (8 Páginas)  •  323 Visualizações

Página 1 de 8

[pic 1][pic 2]

[pic 3]

[pic 4]

[pic 5]

[pic 6]

[pic 7]

[pic 8]

[pic 9]

[pic 10]

[pic 11]


SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO        3

2 DESENVOLVIMENTO        4

2.1 Organização do espaço escolar e Planejamento        4

2.2 Ludicidade e Música ...................................................................................5                      

2.3 Plano de Aula ..............................................................................................6

3 CONCLUSÃO.................................................................................................8

REFERÊNCIAS         9



  1. INTRODUÇÃO

Atualmente com a chegada da internet e tantos meios tecnológicos vem se perdendo o hábito de brincar, que é tão fundamental na construção dos aspectos sociais e cognitivos da criança. Os benefícios do brincar são diversos como: desenvolvimento da oralidade, desenvolvimento afetivo e também auxilia muita na socialização dos pequenos.

Tendo como opções as seguintes linguagens artísticas:

  • Música;
  • Teatro;
  • Dança;
  • Artes Visuais.

Escolhemos a música como tema de elaboração de atividades para o 1° ano de ensino da Educação Infantil. Como uma maneira Lúdica de ensino, que auxiliará na aprendizagem dos infantes.

 É de conhecimento de todos o fascínio e o prazer que a música exerce sobre nós desde o ventre; esse apreço nos segue ao longo de nosso desenvolvimento até a fase adulta. Mas, com este tema não analizaremos a música como siples forma de lazer, mas sim inserida no contexto de ensinar, como prática de ensino eficaz e divertida.

A Música é em várias situações banalizadas por ter a ideia que a Música só pode ser utilizada em momentos de lazer ou brincadeiras livres; porém ao estudar um pouco sobre o assunto para realização deste trabalho, pudemos observar que este pensamento é completamente equivocado. A Música pode ser inserida em vários momentos na sala de aula, pode ser desenvolvida atividades de memorização, atividades psicomotoras através dela, e várias outras atividades. Basta o educador não se prender a pensamentos tradicionais e engessados e deixar com que sua imaginação flua.

Ainda sobre o tema música, desenvolveremos um plano de aula a ser utilizado no 1° ano da Educação Infantil. Falaremos um pouco a cerca da importância dos Planos de aula na vida do Professor, como forma de organizar suas atividades, sua aula e também como forma de otimizar o seu tempo em sala de aula.


  1. DESENVOLVIMENTO
  1. ORGANIZAÇÃO DO ESPAÇO ESCOLAR E PLANEJAMENTO

O Espaço escolar no meio da educação infantil, deve ser um espaço diferenciado que estimule o infante em seus mais variados aspectos. Este local deve oferecer ambientes agradáveis e instigantes para a socialização e construção do aprendizado infantil – levando em consideração que as crianças pequenas precisam de muito estimulo visual, salas com muitas cores, figuras geométricas, letras e números são consideradas como um estimulo positivo ao aprendizado. Conforme Horn  (2007, p.61), a organização dessas instituições: traduz as concepções de criança, de educação, de ensino e aprendizagem, bem como uma visão de mundo e de ser humano do educador que atua nesse cenário.

Portanto as instituições que atendem a Educação infantil necessitam de um cuidado especial de seus gestores, pais de alunos, funcionários da instituição e principalmente dos governantes. Pois é logo nos anos iniciais que a personalidade do infante é desenvolvida e consolidada.

Professores e educadores, devem criar estratégias que colaborem para a otimização do processo de ensino, que auxiliem na organização escolar. Estes profissionais devem ter o conhecimento acerca de seu importante papel nas escolas, devem ajudar no processo de ensino de forma organizada e eficaz.

O que possibilita a eficácia de um ensino é sem dúvidas como o espaço escolar é organizado, como é a sua estrutura, tanto física como de corpo docente. O espaço escolar sem essa organização não irá possibilitar um desenvolvimento e uma aprendizagem de qualidade para seus alunos.  A busca pela constituição de um ambiente de ensino que proporcione boas experiências para a criança é extremamente necessário, pois este exerce papel fundamental no desenvolvimento das crianças.

[...] o termo espaço se refere aos locais onde as atividades são realizadas, caracterizados por objetos, móveis, materiais didáticos, decoração. O termo ambiente diz respeito ao conjunto desse espaço físico e às relações que nele se estabelecem (HORN, 2007, p.35).

Dessa forma vemos o quão necessário é a reflexão sobre a organização dos espaços escolares, é preciso lembrar que os espações destinados aos infantes, são espaços detentores de cultura. As crianças devem se sentir confortáveis, felizes e seguras nas escolas, conforme expôs Tiriba (2008, p.38), “do ponto de vista das crianças, não importa que a escola seja um direito, importa que seja agradável, interessante, instigante, que seja um lugar para onde elas desejem retornar sempre”.

O planejamento escolar, ou plano de aula como são chamados; consegue otimizar o tempo do professor em sala de aula, uma vez que norteia o professor entre uma atividade e outra e até mesmo no tempo livre. Uma aula na qual não se utiliza o plano de aula, pode ter um desempenho muito negativo, se tornando uma aula desorganizada ou até mesmo cansativa.

Contudo, o que é um plano de aula? Pra que ele serve? O Planejamento escolar serve para que a aula transcorra com clareza e objetividade, nele consta várias atividades didáticas previstas para o dia e também atividades extras, que possam ser inseridas caso seja necessário. É um ótimo meio para o professor elaborar sua metodologia de ensino conforme os objetivos a serem alcançados.

Apesar do planejamento nortear o professor em sala de aula, não podemos esquecer dos imprevistos que surgem, tendo que haver uma flexibilidade frente a situações imprevistas.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (12.8 Kb)   pdf (196.8 Kb)   docx (28.9 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com