TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O CENTRO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA

Por:   •  19/4/2022  •  Trabalho acadêmico  •  1.874 Palavras (8 Páginas)  •  72 Visualizações

Página 1 de 8

[pic 1]

[pic 2]

[pic 3]

                                         

                                                  Sete Quedas-MS

                                                            2020

                                               [pic 4]

[pic 5]                     UNIVERSIDADE ANHANGUERA – UNIDERP

                        CENTRO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA

[pic 6]

[pic 7]

[pic 8]

[pic 9]

SUMÁRIO

1        INTRODUÇÃO        3

2        DESENVOLVIMENTO        4

3        CONCLUSÃO        8

REFERÊNCIAS        9

  1. INTRODUÇÃO

O desenvolvimento das habilidades motoras, tais locomoção, manipulação e estabilização é essencial para aperfeiçoamento da mesma. Assunto abordado os aspectos envolvidos no processo de ensino-aprendizagem de habilidades complexas da dança e dos esportes, a relação entre o desenvolvimento das habilidades motoras fundamentais e das habilidades motoras especializadas refletir sobre a importância dos esportes no desenvolvimento motor e sobre a influência da especialização precoce.

 Pois é suma importância ao professor de educação física ficar consciente sobre o planejamento das aulas, tendo como base assuntos que desenvolva melhora nas habilidades motora. Dança, ritmos musicas e também utilização do pre-desportivo, não somente utilizando o esporte para que haja uma melhora, assim cuidando para que o aluno não acaba alienado, tendo rendimento precoce. Podendo carretar diversos modos de aprender, de utilizar métodos eficaz de aprendizagem. Especificando as habilidades especializada, tais como a dança e o esporte, demostrando eficiência do aprender e do melhorar.

  1. DESENVOLVIMENTO

Importância do desenvolvimento das habilidades motoras fundamentais no processo de ensino-aprendizagem das habilidades motoras especializadas da dança e dos esportes.

O fracasso ao desenvolver a melhora da habilidades motoras fundamentais e especializadas podem levar as crianças ao fracasso durante a adolescência e ate prejudicar a fase adulta. O insucesso ao desenvolver padrões maduros em lançar, pegar, rebater, faz com que seja difícil que as crianças tenham desempenho em determinada atividade, elas não podem participar com sucesso de uma atividade se elas não aprenderem as habilidades motoras fundamentais contidas naquelas atividades. Se uma pessoa não adquiriu as habilidades cedo, estas raramente são aprendidas mais tarde. A causas tem vários fatores contribuem para esta situação.  

 È um dos hábitos ruins  de um aprendizado inadequado, é muito mais fácil  “aprender” movimentos certos do que “desprender“ movimento errado. Um fator é a consciência e a vergonha de si mesmo. “Sou desengonçado“ e “Não tenho jeito“ são frases que as crianças podem usar para fazer comentários a respeito de não participar ou ate mesmo não aprender a desenvolver as habilidades, outro fator é o medo. O medo de sofrer lesões ou sofrer pelos colegas são sentimentos muito reais que geralmente contribuem para a dificuldade na aprendizagem de habilidades motoras e dificultando na fase adulta. Tudo isto quer dizer que é de suma importância que as crianças possam e devem desenvolver suas habilidades motoras fundamentais e uma variedade de habilidades pré-desportivas básicas durante a infância.

Segundo  GALLAHUE & OZMUN (2001) apresentam três domínios do comportamento motor: (1) padrões locomotores, (2) padrões coordenativos de interação e (3) padrões motores finos manipulativos Entre os padrões locomotores citados por GALLAHUE & OZMUN (2001) estão: (1) caminhar, (2) correr, (3) galopar e corrida lateral, (4) saltar de uma superfície mais alta, (5) salto vertical, (6) salto horizontal, (7) saltar com um pé e (8) saltito. Sendo assim, ao desenvolver essas habilidades, no decorrer dos anos, como por exemplo a dança, tem como objetivo estimular e desenvolver as habilidades como: locomoção  e  de  controle  de objetos  (manipulação),  seguindo  o  protocolo  de aplicação  do  sistema  avaliativo  proposto  por Ulrich  (2000). Essas habilidades podem ser utilizadas para dança e esporte.

 A utilização dessas habilidades na dança pode desenvolver grandes desempenho. (GALLAHUE;  DONNELLY,  2008;  TIBEAU, 2006). Estudos recentes (DELI; BAKLE; ZACHAPOULOU,     2006;     TIBEAU,     2006; ÁVILA;  ARAÚJO; NUNOMURA;     2005; DERRI; ZACHAPOULOU, 2001) têm mostrado que a dança, a musicalidade e o ritmo ajudam as crianças no desenvolvimento das habilidades fundamentais e especializadas. A dança, como a ginástica, é uma atividade que desafia o uso  de  padrões  maduros de movimento,  por meio de atividades orientadas e de descobertas, permitindo a exploração plena do  movimento e experiências de solução de problemas (GALLAHUE; DONNELLY, 2008). Podendo ver, a suma importância sobre a dança, a criança consegue expressar seus sentimentos e o aperfeiçoamento das habilidades.

 As aulas de dança contribuíra para a aprendizagem não somente das habilidades motoras fundamentais, mas também das habilidades  especializadas da dança.  Sendo assim, podendo ver que as aulas de dança pode e devem ser incrementada.

 O esporte não devemos deixar de fora, como tais praticas podendo auxiliar em varias modalidades, o handebol, o voleibol o basquetebol são influencia da mesma habilidades. Sabendo que os esportes estão entre as possível  práticas de atividade física, a competência nas habilidades esportivas é importante e essencial para que o individuo se da bem nestas atividades. portanto, se por um lado a relação entre os níveis de atividade física e competência em habilidades motoras fundamentais vem sendo defendida pela literatura (Cliff, Okely, Smith, & Mckeen, 2009; Logan, Webster, Getchell, Pfeiffer, & Robinson, 2015; Raudsepp & Päll, 2006), ainda existe uma carência de investigações que confirmem a relação entre a competência nas habilidades motoras fundamentais e as habilidades esportivas.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11.3 Kb)   pdf (215.1 Kb)   docx (739.9 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com