TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Cinema como Ferramenta de Mídia

Por:   •  23/11/2016  •  Trabalho acadêmico  •  873 Palavras (4 Páginas)  •  224 Visualizações

Página 1 de 4

O Cinema como Ferramenta de Mídia

Atualmente apenas 8% dos municípios brasileiros possuem uma sala de cinema comercial, segundo dados do Mídia Dados Brasil são 3.006 em todo o país. Essas salas estão divididas entre as cinco maiores empresas especializadas em produzir publicidade para o cinema, são elas: Kinomaxx, com 1.078 salas, Flix Media, com 864, Fit Media com 865, Sala 3 com 141 e Animation com 58 salas comerciais.  Essas empresas dividiram em 2015 um montante de R$ 168.251.156,00 (cento e sessenta e oito milhões, duzentos e cinquenta e um mil, cento e quarenta e seis reais.)

Sozinha a empresa Kinomaxx, possui 16 exibidores e recebeu em suas salas em 2015, 64 milhões de espectadores, um número expressivo diante dos demais concorrentes. A terceira maior em números de salas comerciais no Brasil, Flix Media é responsável por veicular anúncios em cinco exibidores, dentre elas a gigante Cinemark que contou, segundo a empresa, com 43 milhões de público no último ano e a poços caldense Center Plex, antigo Cine São Luís, com mais de cinquenta salas espalhadas em quatorze cidades brasileiras recebeu em 2015 1,7 milhão de espectadores.

Dados do Grupo de Midia Brasil identificou o perfil dos consumidores de cinema no Brasil no último ano, sendo eles 47% do sexo masculino e 53% do sexo feminino. 10% da classe A, 17% da classe B1, 31% da classe B2, 26% da classe C1, 13% da classe C2 e 4% das classes D/E. A faixa etária por grupos ficaram decididas assim: 10/14 anos 13%, 15/19 anos 17%, 20/29 anos 30%, 30/39 anos 20%, 40/49 anos 11%, 50/64 anos 7% e 2% com mais de 65 anos. A evolução da penetração no meio passou de 27 no ano 2000 para 34 em 2014, com pessoas que frequentam o cinema ao menos uma vez ao ano e 13 em 2000 para 17 em 2014, com os que frequentam o cinema ao menos uma vez ao mês.

Esse formato de mídia, segundo a diretora do grupo Cinemark, Adriana Cacace tem a intenção de fortalecer o meio, organizando as informações sobre os espectadores do cinema e estruturando-as de maneira a favorecer às agências a utilizarem os cinemas como ferramenta de publicidade.

Para Gleydis Salvanha, diretora geral de mídia da Publicis Brasil, o cinema é um meio fértil, mas ela acredita que ainda falta cultura nas agências e investimentos para melhorar o aproveitamento do meio. O modo mais comum de se exibir marcas no Cinema é a mídia em tela, no entanto as empresas ainda não se atentaram completamente para essa especificidade e continua veiculando anúncios criados para a televisão.

Fátima Rendeiro, diretora de mídia da Quê, diz que “É uma mídia sem dispersão e de alto impacto. Peças pensadas para o meio certamente terão resultados melhores. O problema, hoje, é viabilizar a escala. Imagino que se o meio se unir poderá evoluir mais rapidamente”.

As empresas especializadas têm hoje uma vasta opção para as marcas anunciantes, especificamente a Kinomaxx, criou produtos como o KinoShow, que atendem anunciantes que procuram formatos realmente diferentes para transmitir sua mensagem ou a marca do produto; O KinoFive apresenta a marca anunciante nos cinco segundos mais aguardados antes que o filme comece; O KinoDigital que é ideal para ampliar o alcance da campanha realizadas no cinema por meio da rede mundial de computadores, (sites oficiais e redes sociais), já que 74% das pessoas acessam a internet antes de irem ao cinema; O KinoSignage é o material usado para informar por meio das telas fora da sala, onde são exibidos normalmente combos e programações do cinema; O KinoHouse, que é um núcleo de produção da Kinomaxx, dedicado para criar materiais que serão veiculados nos sites dos exibidores, no digital KinoSignage ou nas telas do cinema. Produto ideal para minimizar os investimentos em produção, mas maximizar os resultados em mídia; KinoBombo, plataforma criada para divulgar ou vender os produtos do anunciante na bomboniére; KinoName é a oportunidade para as marcas associarem seus nomes diretamente ao nome das sessões, vinhetas em tela e demais espaços de interesse do anunciante; Kino4DX, a Kinomaxx oferece ao anunciante a possibilidade de veicular um anúncio com todos os efeitos da sala, como, cadeiras que mexem de acordo com o filme e mais de vinte outros efeitos capazes de provocar os quatro sentidos: Tato, olfato, audição e visão; KinoExperience são ações de publicidade filmadas especialmente para se tornarem cases com a intenção de se tornarem virais nas redes sociais; Mídia em Tela, permite que o ambiente do cinema favoreça o anunciante a emitir sua mensagem, veiculado antes do filme começar; Personalização de sala, que permite que o anunciante produza ainda mais impacto sobre o espectador, fazendo o submergir em uma sala totalmente personalizada com a sua marca; Capa Poltrona que é, segundo a Kinomaxx, um dos seus produtos que mais causam impacto aos espectador. Trata-se de uma capa personalizada com a marca ou mensagem do anunciante colocada em todas as poltronas da sala; KinoLicense que permite aos anunciantes associar as suas marcas diretamente nos filmes nacionais, através das distribuidoras.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.5 Kb)   pdf (74 Kb)   docx (10.6 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com