TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Histórico da narrativa e seus principais problemas

Por:   •  2/3/2018  •  Trabalho acadêmico  •  543 Palavras (3 Páginas)  •  137 Visualizações

Página 1 de 3

      Nome: Lia Horta

  1. Identifique e descreva o contexto histórico da narrativa e seus principais problemas.

Como se pode notar no filme, o trabalho de crianças, mulheres, homens e jovens era rigidamente vigiado e controlado. Crianças morriam de fome e frio, pois não possuíam o mesmo conforto da elite, ou melhor, não possuíam ao mínimo uma casa com condições favoráveis para se viver.  Famílias inteiras morriam de fome e inanição por não possuírem condições financeiras o suficiente para suprir sequer suas necessidades básicas humanas. Mulheres eram estupradas. Condições horríveis de vida. E o padre, Adolf Daens, por criticar as relações sociais de produção capitalistas através da publicação de artigos nos jornais católicos. Adquiriu, desta forma, admiráveis amigos e indesejáveis inimigos, e também a critica da igreja católica por incitar a violência entre as classes sociais, sendo que não existe violência maior do que a cometida pelos capitalistas contra os operários.

  1. Faça um paralelo entre esse contexto da narrativa e no atual.

No contexto da narrativa, a Igreja Católica, ao invés de agir a favor dos operários, ela se alia a classe dominante, ou seja, a burguesia visando combater o socialismo - que defendia o estabelecimento de uma sociedade sem classes, sem exploração de uns sobre outros e onde a riqueza socialmente produzida pertença a todos – e, sobretudo, manter seu domínio enquanto religião ideologicamente hegemônica. A doutrina social da Igreja foi amplamente difundida através da encíclica papal Rerum Novarum, a qual pregava a harmonia entre as classes fundamentais do modo de produção capitalista: burguesia, dominante, e operária, dominada. Defendia, além disso, a propriedade privada de bens, afinal possuía grandes latifúndios desde o feudalismo e visualizava a reforma social como uma ameaça ao seu poderio e controle social sobre as massas.

No contexto atual, vemos a maioria das igrejas com menos foco só no dinheiro, se preocupando em ajudar a sociedade de classe baixa, e mesmo com muito ainda há melhoras, tem princípios melhores e incomparáveis ao de antigamente.

  1. Descreva o papel da instituição religiosa na narrativa e no atual. Lembrando que hoje não temos só a Igreja Católica, mas também outras igrejas cristãs.

Na narrativa, a igreja/padres, em sua maioria, não pensava tanto no próximo, em ajudar, em mudar o contexto que se passava, em melhorar essa exploração, e era bastante critica.

No contexto atual, vemos a maioria das igrejas com menos foco só no dinheiro, se preocupando em ajudar a sociedade de classe baixa, e mesmo com muito ainda há melhoras, tem princípios melhores e incomparáveis ao de antigamente.

  1. Descreva o papel profissional de Relações Públicas neste contexto tendo em vista seu compromisso com a verdade, com a ética e com o exercício de cidadania.

O Padre DAENS, foi quem deu um fio de esperança e de justiça para as futuras gerações, que eram alimentadas através da luta dele. Os oprimidos teriam esperança de que seus Direitos seriam respeitados e uma Sociedade mais justa se ergueria das cinzas que representavam a dor, a miséria e a infelicidade dos povos. Então ele colocava o direito do povo para serem realizados, os desejos, fazia a mediação. O profissional de Relações Públicas tem muitas tarefas e muitas áreas pra atuar, mas um delas é isso, fazer a mediação entre idéias, entre crises, encontrar um acordo para haver um relacionamento melhor.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.5 Kb)   pdf (76.8 Kb)   docx (12.2 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com