TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Plano de Aula

Por:   •  29/6/2021  •  Relatório de pesquisa  •  1.110 Palavras (5 Páginas)  •  659 Visualizações

Página 1 de 5

[pic 1]

Modelo de Plano de Aula ou Sequência Didática, no contexto do Estágio não Presencial, devido a Pandemia Covid-19

(De acordo com a BNCC)

Imagine-se como Professor: Você deverá elaborar um Plano de Aula para ser desenvolvido em uma aula não presencial, considerando o contexto da Pandemia Covid-19.

 TEMA: olimpíadas para todos

___________________________________________________________________

ALUNO:  José Pereira de Paiva _________________________________________________________________

ESCOLA / INSTITUIÇÃO: Claretiano – Colégio São José de Batatais

DATA DA ELABORAÇÃO: 28_/_06__/_2021_____.

1. Título da aula: olimpíadas em casa

 Educação física contemporãnea

2.Tempo necessário: (quantas aulas ou horas serão necessárias para o desenvolvimento desta aula).

Serão necessários duas aulas de cinquenta minutos cada.

3. Etapa de ensino

 ( ) Ensino Fundamental ( anos iniciais)

(  ) Ensino Fundamental ( anos finais) ou Educação de Jovens e Adultos

( x ) Ensino Médio ou Educação de Jovens e Adultos

4.Ano ou série da etapa de ensino

Ensino Fundamental (anos iniciais): 1º ano ( ) 2º ano ( ) 3º ano ( ) 4º ano ( ) ou 5º ano ( )

Ensino Fundamental (anos finais): 6º ano ( ) ou 7º ano (  ) ou 8º ano (  ) ou 9º ano (  )

Ensino Médio: 1º ano ( ) ou 2º ano ( x ) ou 3º ano

5. Objetivos da aula e Competências e Habilidades que serão trabalhadas na aula: Pensamento científico, crítico e criativo, promover debates sobre o que os estudantes acham sobre determinados temas

5.1. Objetivos da aula: descobrie os diferentes olhares percepções e reações sobre o mesmo cenário vivido, encontrar caminhos que aponte para dias melhores sobre tudo na vida dos alunos atravéz da educação física.  

5.2. Competências Específicas (Pensamento científico, crítico e criativo)

5.3. Habilidades a serem desenvolvidas: Como habilidades usaremos a compreensão. A compreensão envolve ações mais complexas por demandar raciocínio para resolver problemas, compreender cenários complexos, formular proposições e conclusões. Os verbos atrelados à compreensão são: avaliar, analisar, julgar, criticar, explicar, argumentar, justificar e concluir. Podemos exemplificar a compreensão com resumos feitos pelos alunos com o que interpretaram de um filme ou texto, as habilidades expressam aprendizagens essenciais que devem ser asseguradas ao estudante.

6. Área do Conhecimento (indicado pelos números e Componentes Curricular (entre parênteses) ( 5 ) ( matemática )

Ensino Fundamental - anos iniciais (apenas Música e Educação Física) anos finais todas as licenciaturas, exceto Pedagogia): indicar qual a Área do Conhecimento em que a aula será realizada, caso o plano de aula seja para o Ensino Fundamental - anos finais)

1) Linguagens (Língua Portuguesa, Arte, Educação Física e Língua Inglesa); 2) Matemática (Matemática); 3) Ciências da Natureza (Ciências); 4) Ciências Humanas (Geografia e História); 5) Ensino Religioso (Ensino Religioso)

Ensino Médio:  indicar qual a Área do Conhecimento em que a aula será realizada.  No Ensino Médio, estão presentes quatro áreas: Linguagens e suas Tecnologias; Matemática e suas Tecnologias; Ciências da Natureza e suas Tecnologias; Ciências Humanas e Sociais Aplicadas.

7. Conteúdo:

Unidades Temáticas/ Objetos do Conhecimento (Conteúdos). planejar e utilizar estratégias básicas das lutas do contexto comunitário e regional e lutas de matriz indígena e africana experimentadas, respeitando o colega como oponente e as normas de segurança.

8. Estratégia de Ensino Começaremos com a apresentação de alguns vídeos que mostram a prática corporal por meio de alguns esportes praticados nas olimpíadas, após a apresentação dos vídeos, reunir os alunos para uma roda de conversa sobre diversos aspectos observados na prática das atividades onde cada aluno escolherá o esporte que mais identifique com seu perfil considerando suas qualidades e limites valorizando a expressão da cultura corporal.

9. Detalhamento da Aula: iniciaremos a  aula com uma testagem do aplicativo que usaremos ( Whatzapp) em seguida faremos um breve alongamento, com todos ao alunos no grupo  apresentaremos o esporte que cada um tenha mais afinidade desde que ele seja um esporte olímpico estudaremos suas características quando se tornou um esporte olímpico seus se houve algum campeão brasileiro seus modificações, se houve alguma adaptação seu contexto histórico, quais foram os últimos conquistadores de cada esporte escolhido pelos alunos  para isso vamos trabalhar com a metodologia ativa que entendemos ser  a ser a ideal,  onde a comunicação não fica centrada no professor  os alunos têm espaço para interagir, participar e protagonizar a construção do seu próprio conhecimento e nesta aula estudaremos o aluno a aumentntar sua auto estima bem como sua capacidade de ser resiliente, trabalhando para  reduzir  os riscos de perca de atenção, dispersação e distração dos alunos, quando postarmos as atividades os alunos posam ser o persomagem principal das discurções propostas com uma  aula  mais dinâmicas, lúdica e de maior interatividade por parte dos alunos, com um  aprendizado  mais personalizado e consequentemente mais inclusivo, e estimulando o pensamento crítico, preparando os alunos não só para o momento atual mais   sim para toda a vida.

10. Recursos/material: celular ou tablet,

11.Sugestão de trabalho interdisciplinar: Neste sentido o objetivo é resgatar o que os alunos já sabem, propondo discuções e sugestões de organização dos materiais e dos espaços, por entenderem que estes aspectos também atuam como educadores, conforme definiu o educador Loris Malaguzzi, (2000) com desdobramentos possíveis e formas de engajar a família no processo educativos dos alunos completam as propostas que podem ser voltadas para aulas com temas específicos como também aos demais momentos em que a criança está no espaço educativo, como o momento atual, olhando para o cotidiano e ensinando a partir do interesse das crianças e suas necessidades para garantir a aprendizagem em todos os momentos da rotina.

12. Avaliação: tipo formativa instrumento  proposto para acompanhamento adequado da aprendizagem, da avaliação  que vai além de simplesmente atribuir notas ou conceitos, permite uma análise sobre o processo de ensino e aprendizagem, avaliando não somente se os objetivos propostos puderam ser alcançados, mas também se o Plano de Aula precisa ser repensado dentro de um ciclo de avaliação em conjunto, reflexão e replanejamento, das competências propostas, neste contexto  levaremos em concideração o desenvolvimento dos tema propostoo ( adiversidades atuais) com um  relatório individual de aulas e atividades postadas  atestando itens como mostrou interesse, participação na aulas, teve dificuldades na realização das atividades, realizou as atividades com ou sem ajuda do responsável.

13. Referências: https://fundacaofhc.org.br/iniciativas/ , crc caderno de referências claretiano, https://sae.digital/educacao-fisica-na-bncc/, http://basenacionalcomum.mec.gov.br/images/historico/BNCC_EnsinoMedio_embaixa_site.

14. Etapas para preparar a aula não presencial.  Primeiro é esencial compreender e entender todo aporte que envolve as olimpíadas com pesquisas mais profundas, aprendendo e assimilando todo o contesto esportista bem como o processo que envolve os esportes e seus valores ofertando um material amplo e rico com trilhas pedagógicas e temáticas que desenvolva as faculdades dos alunos, buscando todo tipo de informação possivel, sentar e elaborar o plano de aula com calma usando sua criatividade.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.6 Kb)   pdf (163.4 Kb)   docx (434.4 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com