TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Sistema de Informação

Por:   •  29/9/2015  •  Relatório de pesquisa  •  6.068 Palavras (25 Páginas)  •  163 Visualizações

Página 1 de 25

Sistema de Informação

Estratégia é um dos vários conjuntos de regras de decisão para orientar o comportamento de uma organização (Ansoff, 1990).

O líder autêntico cria estratégias, determina a direção na qual a empresa deve avançar e consegue fazer com que seus subordinados o sigam por estarem convencidos da validade de suas idéias. Com o ritmo de mudanças cada vez mais vertiginoso, a demanda por líderes capazes de melhorar o sistema será crescente (Kotter, 1997).

De acordo com Chimerine (1997), hoje as mudanças que envolvem os sistemas econômicos globais e os diversos setores de atividades tornaram-se cada vez mais imprevisíveis. Esse ambiente incerto tornou os processos de tomada de decisão e de planejamento bem mais difíceis para as empresas e aumentou os riscos corridos diariamente.

O planejamento estratégico, quando utilizado de maneira adequada, proporciona uma série de vantagens para a empresa como um todo. Estabelece um fluxo mais rígido de informações importantes para facilitar a mudança organizacional durante a execução dos planos estabelecidos, através de comunicação aprimorada e adequada. O envolvimento dos vários elementos da empresa para os objetivos, desafios e metas, facilita e agiliza o processo de tomada de decisão, cria alternativas gerenciais. Possibilitam a obtenção de melhores resultados operacionais; e fortalece e agiliza o processo orçamentário.

Para que a empresa concretize uma parte, ou, principalmente, a totalidade destas vantagens, fica evidente a necessidade de o executivo saber trabalhar o planejamento estratégico (Oliveira, 1999).

No âmbito das empresas é muito difícil encontrar ações que não tenham qualquer ligação com a comunicação. Ordens são transmitidas, palestras assistidas, memorandos escritos, missões, metas e objetivos desenvolvidos e avaliações feitas com base na comunicação (Berlo, 1999).

A comunicação é um processo complexo, e o sistema de informação existe para gerenciar essa comunicação. A cultura organizacional e a relação do emissor com o receptor são influenciadores diretos do processo. Com o surgimento da Era da Informação, as rápidas mudanças, a competitividade força a inovação, cria-se uma necessidade de se adaptar ao novo, a tecnologia (Berlo, 1999).

Através desses processos pode-se acabar com os diversos problemas de comunicação organizacional, como as falas distorcidas, sobrecarga de input de informação, má seleção de informações e a má utilização dos caminhos de comunicação. São vários os meios de comunicação possíveis de se utilizar, virtual, através de e-mails, chats e intranet, meios burocráticos como reuniões, quadro de avisos, memorandos e telefone, e a comunicação informal (Berlo, 1999).

A correta administração desses recursos, aplicando um modelo de processo comunicacional adequado à necessidade de cada departamento, diminui o conflito de idéias e a falta de feedback. Um trabalho cujo foco está na comunicação organizacional tem grande importância prática, pois melhora o entendimento, eleva a eficiência, aumenta a satisfação e gera aumento na qualidade de todas as relações interpessoais (Berlo, 1999).

Hoje, nenhuma empresa consegue fazer um PE sem o auxílio do SI, pois ele dá apoio aos métodos, técnicas, para a definição de uma excelente operação estratégica no mercado em que atua a organização.

Utilizar o PE agregado ao SI significa possibilitar o sucesso de todos os departamentos da organização.

A estratégia sempre esteve presente na cultura do ser humano, desde os primórdios, quando os homens das cavernas enfrentavam adversidades, caçavam e pescavam, já traçavam um plano de ação para obterem sucesso, pois, lutavam pela sua sobrevivência. Mas, foi nas guerras que surgiu o conceito de estratégia como é conhecido hoje. Sun Tzu, um general filósofo chinês, há 2.500 anos atrás, escreveu um livro no qual fala sobre a arte da guerra, preparação dos planos, das manobras, de variações táticas, dos pontos fortes e fracos dos inimigos e da organização do exército, e muitos autores e consultores utilizaram-se de suas idéias sobre planejamento, dando-lhes versões atualizadas. No século XVIII, Carl Von Clausewitz, militar prussiano, revolucionou a estratégia militar dizendo que a tática envolve o uso de forças armadas no engajamento, enquanto a estratégia é o uso dos engajamentos com o objetivo de guerra (Chiavenato, 2004).

Ao longo do tempo o conceito de estratégia passou por refinamentos e novas interpretações com aplicações na área militar. As estratégias permitiram conquistas e avanços de mercado em vários processos históricos. Com a revolução industrial surge o capitalismo industrial e ocorre uma expansão de mercados. No início do século XX, a produção em massa aparece, Alfred Sloan Jr., diretor da General Motors desenvolve sua estratégia sob os sucessos e fracassos de Henry Ford, Chester Bernard atenta para a necessidade da inclusão de fatores estratégicos. Após a Segunda Guerra Mundial os conceitos de estratégia passam a ter uma visão empresarial (Chiavenato, 2004).

Segundo Chiavenato (2004) o planejamento tradicional era muito estático, então modelos que buscavam um planejamento mais dinâmico em vista das rápidas mudanças no ambiente externo se consolidaram, Ansoff e Steiner criaram modelos que ate hoje são usados pelas organizações. Foi a General Eletric quem formalizou o planejamento dentro das organizações. Nos anos 70, atingiu seu auge e na década de 80, críticas ao planejamento no setor privado forçaram uma adaptação em todos os setores.

Durante décadas as organizações utilizaram o processo estratégico a fim de alcançar seus objetivos, criar vantagem competitiva, desenvolver suas habilidades. Hoje, a rapidez das mudanças e a concorrência fazem o planejamento indispensável. Antes, o mundo mudava pouco, e o planejamento era definido para 5 a 10 anos, era rígido e exclusivo da alta direção, hoje ele deve ser contínuo e ininterrupto, flexível e adaptável e ter envolvimento de toda a organização (Chiavenato, 2004).

Planejamento Estratégico - Conceitos

Para Chiavenato (2004), a estratégia precisa ser planejada e o planejamento estratégico é a maneira pela qual ela é articulada e preparada. Geralmente ele é uma resposta às mudanças ambientais, sendo que quanto maior for à mudança ambiental, mais contínua devem ser as adaptações desse planejamento. Esse processo envolve o futuro da organização, está orientado para o longo prazo e deve contar com a participação de todos, tem a ver com o comportamento

...

Baixar como (para membros premium)  txt (41.9 Kb)   pdf (91.1 Kb)   docx (28.4 Kb)  
Continuar por mais 24 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com