TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O processo de comunicação na QWE Construcciones e Montagens Eireli

Pesquisas Acadêmicas: O processo de comunicação na QWE Construcciones e Montagens Eireli. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  26/8/2014  •  Pesquisas Acadêmicas  •  3.174 Palavras (13 Páginas)  •  202 Visualizações

Página 1 de 13

SUMÁRIO

1. INTRODUÇÃO 3

2. APRESENTAÇÃO DA EMPRESA 4

3. COMUNICAÇÃO NA EMPRESA QWE- FALHAS 5

4. COMUNICAÇÃO 6

4. 1 Formas de comunicação 6

4. 2 A comunicação e seus processos 7

4. 3 A comunicação como fonte de negociação..........................................................................9

5. MUDANÇAS ORGANIZACIONAIS QWE 11

5. 1 Objetivo geral 11

5. 2 Proposta de solução 11

6. CONCLUSÃO 13

7. BIBLIOGRAFIA 14

1. INTRODUÇÃO

A comunicação bem estruturada é resultado do trabalho em equipe, da atuação sinérgica entre as áreas que a compõem. Assim, a interação e integração das áreas relacionadas às atividades e ações de comunicação são fundamentais para consolidar o relacionamento de uma organização com seus públicos (interno e externo), como também sintonizar as expectativas e interesses específicos de cada área com os objetivos organizacionais.

A comunicação, tanto interna quanto externa, é uma ferramenta de extrema importância para qualquer organização e determinante no que se refere ao sucesso, independente do porte e da área de atuação. É uma ferramenta estratégica, pois muitos erros podem ser atribuídos das várias formas de comunicação, pois cada uma influenciará de forma peculiar o planejamento comunicacional e o seu planejamento administrativo estratégico.

A comunicação interna é considerada de extrema importância para uma boa gestão organizacional, visto que integra os recursos humanos às tarefas a serem executadas, além de estimular a motivação das pessoas com intuito de compartilhar estratégias e agregar valor à organização, compatibiliza interesses à medida que compartilha valores, promove o diálogo, a troca de informações, de experiências e a participação de todos os níveis organizacionais, além de viabilizar ações voltadas prioritariamente aos clientes internos.

2. APRESENTAÇÃO DA EMPRESA

A QWE Construções e Montagens Eireli, é uma empresa do seguimento de construção Civil, com mais de 20 anos de experiência na área. A empresa conta com técnicos e mão de obra especializada e comprometida com o serviço. A empresa está preparada para atender clientes de médio e grande porte, oferecendo sempre uma solução inteligente e econômica nos seguimentos de construção elétrica e civil.

Especializada em construção de plataformas de energia elétrica, tendo como alguns clientes a CPFL, EMS, Cummins, ABB, Impacta entre outros.

Atua com serviços especializados, sendo realizados de acordo com as normas de qualidade, os colaboradores são treinados com todas as Normas regulamentadoras necessárias para execução do trabalho com qualidade e principalmente seguranças.

Focados em estabelecer uma relação transparente e duradoura com os clientes, possui profissionais capacitados para atendimento de acordo com o perfil de cada cliente.

3. COMUNICAÇÃO NA EMPRESA QWE- FALHAS

Relacionamentos são sempre difíceis, mais dentro das empresas eles são agravados quando as pessoas, por exemplo, não sabem porque estão ali trabalhando. Fica mais complicado também quando acreditam que trabalhar é um mal necessário e, portanto, estão na empresa para sobreviver, para ganhar dinheiro.

Nestes casos e em outros, a empresa transforma-se em uma arena, no qual as pessoas buscam preservar seus espaços, manter seus poderes – e acreditam que podem se manter nos seus cargos segurando informações, controlando a comunicação, se tornando o ambiente de trabalho em uma arena de grandes e pequenos medos, de grandes e pequenas intrigas.

Como qualquer empresa do mercado a QWE possui falhas de comunicação, um exemplo é a comunicação entre a liderança e os setores operacionais.

A empresa possui um quadro de colaboradores pequeno cerca de 50 colaboradores, e subdividido em varias obras.

Todos os trabalhos são externos, as informações saem do escritório e as vezes não chegam aos receptores com o mesmo conteúdo.

Em virtude destas situações, acaba gerando descontentamento entre os colaboradores, impactando de forma direta no desempenho e na produtividade dos profissionais.

A ausência de informação, possibilita o aumento de boatos, muitas vezes, inconsistentes, mas que prejudicam os resultados, já que as pessoas ficam abaladas emocionalmente, por imaginar situações que podem nem existir. Geram atritos entre os setores, perdesse tempo para solucionar problemas imaginários, permitidos pela falha de comunicação.

4. COMUNICAÇÃO

O processo de comunicação faz parte da condição humana sempre que há um grupo organizado de pessoas. Portanto, sempre haverá este mesmo processo nas organizações, por isso, é imprescindível saber diferenciar e empregar de forma correta os processos e ferramentas da comunicação interna (entre membros da organização). É preciso saber quais os efeitos internos e externos da mensagem recebida. Em seguida, deve-se estar atento aos meios: linguagem e as ferramentas utilizadas na comunicação, bem como defini-las.

4. 1 Formas de comunicação

Segundo os autores Geraldo R. Caravantes, Cláudia B. Caravantes e Mônica C. Kloeckner , no livro Comunicação e Comportamento Organizacional ( PLT 111 ), a estrutura da comunicação pode se dar de uma forma verbal ou não verbal. Cada uma dessas formas tem peculiaridade que o administrador deve bem conhecer para tirar

...

Baixar como (para membros premium)  txt (19.7 Kb)  
Continuar por mais 12 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com