TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O uso da internet na infância e adolescência e o poder da mediação

Por:   •  23/11/2016  •  Dissertação  •  384 Palavras (2 Páginas)  •  204 Visualizações

Página 1 de 2

 O uso da internet na infância e adolescência e o poder da mediação

A internet é considerada um dos maiores meios de comunicação da atualidade, isso acontece pela facilidade em seu uso e pela interatividade encontrada na rede mundial de computadores.

Muitos estudos têm sido realizados para tentar compreender os benefícios e malefícios provocados pela internet na vida de adolescentes e crianças. Alguns estudiosos chegam a afirmar que o uso abusivo desta rede de computadores é umas das principais causas de problemas como depressão, síndromes do pânico, ou seja, doenças que muitas vezes podem ser justificadas pelas horas excedidas em frente ao computador, que tem como consequência a falta do convívio social e afirmam que muitas vezes esta é a principal causadora de doenças psicológicas.

Muitas crianças e adolescentes passam a maior parte de seu tempo frente ao computador e isso também pode acarretar o seu desenvolvimento motor, atrapalhar o crescimento e também influenciar na a obesidade de crianças e adolescentes que passam a maior parte do tempo sentados, ingerindo alimentos com alto teor calórico em frente ao computador.

 Existe também outra linha de pesquisa que afirma que a internet nos dias de hoje é meio muito utilizado como uma ferramenta complementar na educação e que esta ferramenta pode se tornar um aliado na educação mundial. De acordo com esta pesquisa o que deve ser discutido é a importância dos pais e educadores, como mediadores na utilização desta ferramenta.

Segundo o filósofo Francês Pierre Lévy, “toda e qualquer reflexão séria sobre o devir dos sistemas de educação e formação na cybercultura deve apoiar-se numa análise prévia da mutação contemporânea da relação com o saber”. 

A internet pode sim trazer benefícios à vida de crianças e adolescentes, portanto, uma nova cultura deve ser implantada na vida dos pais que devem  ter papéis ser fundamentais na educação das crianças. A internet veio para fazer parte do cotidiano de todas as pessoas inclusive destas crianças que já nascem “conectadas” à este universo tecnológico. Não existe nada que evite este processo que ocorra, pois, este ocontece naturalmente na vida desses adolescentes. Hoje em dia, estar conectado a rede mundial de computadores é quase um direito de todos e passa a ser um dever dos pais estarem educando seus filhos para estas mídias, afim de que possíveis transtornos sejam evitados.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.4 Kb)   pdf (60 Kb)   docx (9 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com