TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Olhar Crítico - Livro Admirável Mundo Novo

Por:   •  12/9/2018  •  Trabalho acadêmico  •  341 Palavras (2 Páginas)  •  261 Visualizações

Página 1 de 2

Olhar crítico sobre o livro: Admirável Mundo Novo!

Ao lançar um olhar mais crítico e apurado sobre o livro Admirável Mundo Novo de Aldous Huxley, é possível notar e comparar alguns detalhes importantes do romance, com o que se vive no “romance da vida real”.

Os personagens fictícios citados no livro fazem alusão a personagens reais e marcantes da nossa história, como Ford (que no livro substitui nosso “Deus”), (Henry Ford), responsável pela criação da linha de produção em série usada ainda hoje em diversos segmentos. Temos também o personagem Bernard Marx, psicólogo, que nos remete ao filósofo alemão Karl Marx, ambos com uma visão e curiosidade eminentes sobre a civilização e suas classes.

Além destes, temos Darwin Bonaparte, que quer evidenciar a forma primitiva das espécies, como na vida real também fez Charles Darwin; e Helmholtz Watson, professor, que aborda teorias instigantes, bem como o teorizador e psicólogo John B. Watson.

Além dos personagens o que nos tira da ficção e nos traz à realidade, são algumas citações, como a do “diretor do centro de Incubação e Condicionamento: “Não são os filósofos, mas sim os colecionadores de selos e os marceneiros amadores que constituem a espinha dorsal da sociedade””. Em um mundo de relações públicas, onde o fator essencial é a comunicação, não são somente os grandes nomes que precisam ser lembrados e divulgados, àqueles que passam despercebidos pela maioria, são os que constituem a própria maioria! Estes consomem e distribuem informação da mesma, ou até, em maiores proporções.

Sobre o tema abordado no livro, onde a sociedade é produzida mecanicamente e não de forma natural, com base nos estudos e avanços tecnológicos, tende se seguir por um caminho similar. Doenças incuráveis serão tratáveis e seres vivos poderão ser criados e multiplicados em laboratórios.

Já temos a fertilização in vitro, aonde à fecundação acontece de forma técnica, fora de um organismo vivo (a mãe), e também a clonagem, como foi o caso da ovelha Dolly, no ano de 1996.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.2 Kb)   pdf (100.6 Kb)   docx (28.4 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com