TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PLASTICIDADE SONORA NA COMPOSIÇÃO DA MENSAGEM RÁDIOFÔNICA

Por:   •  1/9/2015  •  Trabalho acadêmico  •  460 Palavras (2 Páginas)  •  234 Visualizações

Página 1 de 2

PLASTICIDADE SONORA NA COMPOSIÇÃO DA MENSAGEM RÁDIOFÔNICA

¹ALINE DE BARROS DANTAS, ²SÔNIA MARIA MORO DO NASCIMENTO

¹Acadêmica do curso de Publicidade e Propaganda- UNIPAR

²Doutora em Comunicação e Semiótica. Pesquisadora e Docente de Publicidade e Propaganda- UNIPAR

Introdução: A plasticidade é um termo usado para a qualidade das matérias que podem ser moldadas. Ao se elaborar trabalhos mediatizados no meio radiofônico é de total conhecimento que vamos dispor de algo diferente do que foi planejado na escrita, por isso “a palavra escrita acede à plasticidade sonora da voz” (NUNES, 1993, apud SILVA, 1999, p. 130), pois acredita que mesmo se utilizando de todos os sistemas disponíveis no rádio, a voz, acrescenta algo de próprio. Este estudo se fundamenta na prática das atividades exercidas no estágio supervisionado, na rádio Universitária Paranaense- Rup, da cidade de Umuarama/PR, no período de março a setembro de 2014, como o cumprimento do estágio supervisionado obrigatório, uma exigência do curso de Publicidade e Propaganda da Unipar.  

Objetivo: Apresentar o processo de produção de um programa radiofônico sobre dicas da língua portuguesa, com ênfase em aspectos da linguagem sonora como impostação de voz, edição de áudio e locução.

Desenvolvimento: O programa produz dicas do uso da língua portuguesa, que traz as vozes de três personagens, uma menina e um menino que dirão as frases incorretas, enquanto a professora vem com a correção do mesmo. Segundo Ortiz (2005, p. 20), o rádio “é um meio cego”, por esse motivo é que se devem realizar trabalhos radiofônicos em que a mensagem mediatizada seja clara e simples, para que o receptor a entenda. Verificou-se na prática do estágio, que “o locutor conta com sua voz, com as músicas e com os efeitos sonoros para se comunicar”, como afirma César (1999, p. 72), para despertar a atenção dos ouvintes. São esses recursos que possibilitam uma produção de dicas da língua portuguesa, em uma mensagem clara e objetiva para o meio radiofônico. O programa na rádio Universitária Paranaense- Rup, da cidade de Umuarama- PR inaugurada em janeiro de 2005, tem a missão de levar entretenimento e educação ás comunidades da região de cobertura.

Conclusão: Este estudo revela que com os recursos adequados de comunicação, a mensagem chega ao ouvinte de maneira objetiva e com resultados eficazes. Pontos em que “o rádio teve que desenvolver ‘técnicas’ que assegurassem a assimilação e a memorização de sua mensagem” conforme afirma Silva (1999, pág. 43), fica confirmado que as técnicas usadas no meio radiofônico pode sim levar uma mensagem clara e objetiva.

Referências:

CÉSAR, C. Como falar no rádio práticas de locução AM e FM: dicas e truques. São Paulo: Ibrasa, 1999.

ORTIZ, M. A., Técnicas de comunicação pelo rádio. São Paulo: Loyola, 2005.

SILVA, J. L. O. A. Rádio: oralidade mediatizada: o spot e os elementos da linguagem radiofônica. São Paulo: Annablume, 1999.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3 Kb)   pdf (79.7 Kb)   docx (11.4 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com