TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PROJETO DE AÇÃO DE COMUNICAÇÃO COMUNITÁRIA

Por:   •  25/11/2016  •  Trabalho acadêmico  •  1.625 Palavras (7 Páginas)  •  253 Visualizações

Página 1 de 7

PROJETO DE AÇÃO DE COMUNICAÇÃO COMUNITÁRIA

1. Identificação da Organização

Associações Comunitárias são organizações que se caracterizam pela associação de pessoas para fins não econômicos, ou seja, entidades que reúnem indivíduos com um objetivo comum, que pode ser desde ações de cunho moral até associações de artistas, nas áreas de literatura, música ou outras finalidades não-econômicas.

Nesse sentido, a Associação Comunitária Itaqui-Bacanga (ACIB) enquadra-se como uma instituição não-governamental, qualificada como Organização da Sociedade Civil de Interesse Público – OSCIP, que busca proteger os interesses da coletividade no que se refere às questões ambientais e de limpeza urbana na área Itaqui-Bacanga.

A associação foi criada em 2004 para que pudesse gerir o projeto ELU (Educação para a Limpeza Urbana), um projeto criado em 2002 através de uma parceria entre a Companhia Vale, a Prefeitura Municipal de São Luís e a comunidade da região do Itaqui-Bacanga.

1.1. Missão e Visão

Através do site da Associação é possível encontrar a definição dos objetivos da entidade. Segue a transcrição da missão da ACIB:

“Buscar o desenvolvimento sustentável através de ações sociais, promovendo a qualidade de vida dos moradores da área Itaqui-Bacanga.” 

Dessa forma, tem-se caracterizado a finalidade educacional e ambiental da Associação dentro da comunidade na qual atua, revelando uma preocupação não apenas com ações de preservação do meio-ambiente, mas também com a conscientização da população que será beneficiada com os projetos.

Com valores que envolvem transparência, ética, sustentabilidade, desenvolvimento comunitário, cidadania, cooperativismo e responsabilidade socioambiental, no site da ACIB também é possível encontrar a visão da entidade. Segue a transcrição:

“Ser reconhecida como instituição de excelência em desenvolvimento local, no Maranhão até 2016.”

1.2. Funcionamento

De acordo com o site da entidade, a ACIB é uma das maiores organizações de base comunitária representativa de São Luís. Sua diretoria é composta de cinco diretores, todos moradores da comunidade, cada um representando uma microrregião, eleita em assembleia geral para um mandato de 03 (três) anos.

A Associação possui uma equipe técnica contratada e permanente composta de secretário executivo - profissional com formação superior com capacidade técnica em gestão de organizações do terceiro setor  eleito pela assembleia geral para um mandato de 03 (três) anos; gestor administrativo financeiro e assessoria contábil. Além disso, a ACIB possui um quadro de associados com formação técnica e superior em diversas áreas de conhecimento: Administração, jornalismo, ciências sociais, pedagogia, assistência social, meio ambiente, assim como vários ativistas comunitários e trabalhadores das mais diversas áreas espalhados por toda a região do Itaqui-Bacanga.

2. Identificação dos públicos e projetos

A Associação Comunitária Itaqui-Bacanga abrange 05 (cinco) microrregiões: Anjo da Guarda, Vila Ariri, Vila Bacanga, Vila Embratel e Vila Maranhão. Resultando um total 60 (sessenta) bairros atendidos com os projetos executados pela Organização. Ou seja, cerca de 250.000 (duzentos e cinquenta mil) habitantes de São Luís são beneficiados com projetos de educação ambiental.

Com o objetivo de fazer com que os cidadãos da área Itaqui-Bacanga tenham práticas ambientalistas corretas, a ACIB trabalha com a intenção de ser reconhecida como uma organização capaz de gerir projetos socioambientais, atingindo resultados excelentes para os beneficiários. Dentre as principais ações da entidade, destacam-se:

- Projeto “Eco Óleo Rio Bacanga”: o objetivo é promover a conscientização sobre o uso racional e os devidos cuidados no descarte do óleo de fritura, em caráter doméstico ou comercial;

-Projeto Educação para a Limpeza Urbana (ELU): contribuir para a melhoria da qualidade de vida da população através de ações de educação ambiental e educação para a limpeza urbana, colaborando para o desenvolvimento sustentável da região;

- Projeto “Ferramentas e Caminhos”: formação de jovens de 17 a 29 anos para a área da beleza e geração de renda. Busca apresentar alternativas de trabalho, autonomia e independência financeira como forma de contribuir para o desenvolvimento pleno da juventude.

3. Ação de Comunicação Comunitária

Com o objetivo de criar um canal de comunicação direta com os públicos da área Itaqui-Bacanga, propõe-se a criação de um jornal informativo trimestral que apresente as principais ações e resultados alcançados pela Associação, além de oferecer um espaço de diálogo entre lideranças comunitárias e o público em geral.

Com distribuição gratuita nos bairros atendidos pelos projetos sociais, o Jornal representa um modelo comunicacional capaz de fortalecer, preservar e consolidar a imagem da ACIB, gerando um processo de comunicação alternativo e direto com o público-alvo. Além disso, a distribuição do Jornal aos formadores de opinião e veículos de comunicação tradicionais da capital maranhense devem potencializar as ações da instituição na mídia local.

3.1. Objetivo Geral

Construir um importante canal de comunicação entre a ACIB, a comunidade, e seus parceiros, tornando-os fontes para os comunicadores;

3.2. Objetivos específicos

- Informar à comunidade sobre as ações da ACIB;

- Oferecer um espaço de diálogo para as comunidades;

- Fortalecer a imagem institucional;

- Pautar os meios de comunicação locais.

3.3. Público atingido

- Comunidades da Área Itaqui-Bacanga;

- Empresas, escolas e universidades localizadas na região do Itaqui-Bacanga;

- Veículos de comunicação;

- Associados, Diretores, Conselheiros e integrantes da ACIB.

3.4. Possíveis parceiros

- Empresas localizadas na área como a Vale, Alumar e Porto do Itaqui;

- Prefeitura Municipal e Governo do Estado;

- Entidades de representação empresarial, como o Sebrae, Fiema e a Fecomércio;

- Entidades do Sistema S, como Sesc, Senac, Senai e Sesi;

- Universidade Federal do Maranhão (UFMA)

3.5. Planejamento da atividade

- Buscar parceiros e financiamentos

O primeiro passo é apresentar o projeto aos parceiros institucionais e possíveis investidores que estão dispostos a associar a marca ao novo veículo de comunicação comunitário, um impresso que fala diretamente com as comunidades da área Itaqui-Bacanga.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (12.1 Kb)   pdf (152.3 Kb)   docx (14.1 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com