TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Pesquisa de Opinião Pública

Por:   •  4/5/2019  •  Pesquisas Acadêmicas  •  568 Palavras (3 Páginas)  •  111 Visualizações

Página 1 de 3

ESTUDO DIRIGIDO – PESQUISA DE OPINIÃO PÚBLICA E MERCADO

  1. Segundo o autor, para quais propósitos a pesquisa exploratória pode ser aplicada? Explique brevemente cada um deles.

Segundo o autor, a pesquisa exploratória tem o objetivo de explorar ou examinar um possível problema enfrentado pela empresa, possibilitando que ela conheça e compreenda melhor a respeito do que está acontecendo. A pesquisa exploratória pode ser aplicada para atender vários propósitos, como:

  • Formular ou definir um problema com mais precisão: identificar e compreender o problema para nortear na tomada de decisão para as próximas etapas.
  • Identificar ações alternativas: entender qual as melhores ações para resolver o problema.
  • Desenvolver hipóteses: estabelecer suposições que poderão ajudar a solucionar o problema.
  • Isolar variáveis-chave e relacionamentos para uma análise adicional: identificar uma maneira para resolver o problema com maior visibilidade.
  • Obter uma melhor percepção para a elaboração de uma abordagem do problema: entender todo o acontecimento em torno da empresa para conseguir tomar uma decisão eficaz a partir dos dados coletados na pesquisa.
  • Estabelecer prioridades para uma pesquisa adicional: definir o que deve ser prioridade.
  1. No capítulo referido, encontra-se a afirmação de que os dados primários podem ser qualitativos ou quantitativos. Esses dados, respectivamente, geram dois tipos diferentes de pesquisa. Quais são eles? Explique-os.

Esses dados geram a Pesquisa Qualitativa e a Pesquisa Quantitativa, sendo que a:

Pesquisa Qualitativa proporciona uma melhor compreensão do problema, podendo ser utilizado também em situações de incerteza. É uma pesquisa baseada em amostras pequenas, e consequentemente, os dados coletados não são analisados estatisticamente.

Pesquisa Quantitativa tem como objetivos quantificar os dados e chegar a uma evidência conclusiva, baseada em amostras grandes e representativas. Nesse caso, é aplicada análise estatística. Os resultados dessa pesquisa poderão ser utilizados no planejamento de suas ações.

  1. Descreva as características principais da pesquisa conclusiva. Em que ela se difere da pesquisa exploratória?

A pesquisa exploratória não busca obter nenhuma conclusão a respeito do problema, pois ela trabalha em cima de uma amostra pequena e não representativa enquanto a pesquisa conclusiva, busca verificar os dados obtidos pela pesquisa exploratória.

A pesquisa conclusiva é elaborada para ajudar a estipular, avaliar e escolher o melhor curso de ação em determinada situação. Tem como objetivo testar as hipóteses específicas, sendo mais formal e estruturada que a pesquisa exploratória.

  1. Quais são os objetivos da pesquisa conclusiva (também chamada de descritiva)?

Os objetivos da pesquisa conclusiva são desenvolver o perfil de um mercado-alvo, estimar a frequência de uso de um produto como base na previsão de vendas, determinar o relacionamento entre o uso do produto e a percepção das suas características e determinar o grau de associação entre as variáveis de marketing.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4 Kb)   pdf (89.3 Kb)   docx (9.1 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com