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Políticas e Estratégias da Comunicação

Por:   •  9/7/2015  •  Ensaio  •  974 Palavras (4 Páginas)  •  133 Visualizações

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Universidade Federal Fluminense

Estudos de Mídia

Disciplina: Políticas e Estratégias da Comunicação

Gabriel Alcoforado Brown

Após a revolução industrial ocorreu um aumento exponencial no número de novas tecnologias, possibilitando novas invenções, esse aumento causa uma mudança significativa em diversas áreas da sociedade, na ciência, na medicina, e na forma como a cultura é transmitida. No campo das produções culturais as novas tecnologias tem um papel fundamental, pois facilitam a reprodução de determinados processo artísticos, ganham um alcance maior, e se tornam mais acessíveis a população dando inicio a um novo tipo de cultura, a cultura de massa. Essa nova cultura modifica a singularidade, originalidade e identidade de determinados objetos, muitas vezes retirando-o da sua posição tradicional.                                                                                        Essa intervenção tecnológica sofrida na sociedade interfere diretamente no modo em como a arte é enxergada.         A príncipio, em sua essência, a obra de arte é algo que sempre pode ser reproduzido. Com isso, os discípulos dos mestres imitavam a obra para, dessa forma, difundi-las, enquanto terceiros também reproduziam algumas obras para obtenção de lucro. Com o surgimento de novas tecnológias essa reprodutibilidade ganhou proporções muito maiores: no início com a xilogravura, depois com a litografia, fotografia. Ou seja, cada tecnologia possibilitava ainda mais a reprodução e de diferentes formas.                                                                                A reprodução técnica também se diferencia da manual por ter mais autonomia. Uma filmagem ou fotografia, por exemplo, podem acentuar alguns aspectos do original as vezes imperceptíveis ao olho humano. Além disso, a reprodutibilidade técnica pode também colocar a cópia do original em situações improváveis, além de aproximar o indíviuo a obra.                                                                                 Por outro lado, nas obras cinematográficas a reproduçao não é uma condição externa ao objeto. A reprodutibilidade técnica neste caso é essencial para o funcionamento dessa indústria, permitindo uma difusão em massa de forma mais imediata, que com maior alcance e o acumulo de capital, torna-se possível custear essas novas tecnologias.                                                                                Ou seja, o dinheiro arrecadado nas produções culturais começa a ganhar uma importância maior do que a disseminação da arte em si e de suas ideologias. Segundo Edgar Morin, o interesse capitalista está atrelado com o avanço da tecnologia na cultura, priorizando o lucro, as vezes, reproduzindo exaustivamente determinado produto. O que não significa que a utilização de novas tecnologias e suas produções em massa seja apenas negativas. É devido a esse impulso que uma grande parte da população consegue ter acesso a determinadas culturas, ainda que muitas vezes isso seja usado a favor do capitalismo.                                                                                         As informações transmitidas por meio massivos atingem um grande parcela da sociedade, sem a possibilidade de uma interação imediata para os produtores daquele conteúdo, ou seja, as grandes mídias produzem conteúdos, publicam e os fazem circular para que sejam apenas consumidos pela população.                                         Hoje quase qualquer um pode ter contato com filmes, pituras, esculturas, que antes eram ícones distantes na vida da maior parte da população. É através dessa reprodução em massa, permitida pelo surgimento de novas tecnologias, que o mesmo filme pode ser visto por expectadores do mundo inteiro, obras de artes possam ser contempladas a quilômetros de distancia de sua verdadeira origem, tudo graças aos meios de comunicação de massa.                                                                 

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