TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Por que o suicídio entre jovens aumentou?

Por:   •  11/6/2018  •  Artigo  •  938 Palavras (4 Páginas)  •  174 Visualizações

Página 1 de 4

Por que o suicídio entre jovens aumentou nos últimos 15 anos?

Entendam quais são os fatores desses índices, o que é, e como prevenir.

Por Evelyn Gomes – R.A: 201410309

As taxas de suicídio de jovens no Brasil cresceram em ritmo lento, porém constantes, o Mapa da Violência 2017, apontam que o percentual de pessoas entre 15 e 29 anos que se matam, subiu de 5,1 por 100 mil habitantes em 2002 para 5,6 em 2014, o que representa 33% contra 10% na população geral.

Em 1980, esse índice era de 4,4 por 100 mil habitantes, que diminuiu na década de 1990 e voltou a aumentar para 4,5 nos anos 2000 tomando como base a mesma faixa etária. Entre em 1980 a 2014, o crescimento foi de 27,2%, segundo dados oficiais do Sistema de Informações de Mortalidade (SIM) do Ministério da Saúde.

No ano de 2014, 2.898 jovens entre 15 e 29 anos tiraram suas vidas, esse dado costuma desaparecer diante da estatística dos homicídios na mesma faixa etária, cerca de 30 mil. Estados do Centro-Oeste e Norte, são os que apresentam índices maiores, especialistas associam esses suicídios às populações indígenas: Mato Grosso do Sul (13,6) e Amazonas (11,9).

Apesar do crescimento, entre os jovens, esse é um problema que afeta o Brasil sem distinção de idade. O país ocupa a 113º posição no ranking de mortes auto-infligidas – e com uma taxa 5 vezes menor do que o campeão, a Guiana. Dados da Organização Mundial da Saúde (OMS) registrou aumento dos percentuais em 28 países entre esses está o Brasil que ocupa a oitava posição com mais casos em termos absolutos, foram 11.821 mortes de acordo com último levantamento global ocorrido em 2012.

Os estados que apresentaram maior crescimento nos casos foram os do Norte e Nordeste – regiões com maiores indicativos de pobreza do país, esse pode ser um exemplo da forte correlação que existe entre o suicídio e a pobreza, números apontam que 75 % das mortes ocorrem em países de baixa e média renda.

São Gabriel da Cachoeira (AM) é a cidade onde mais pessoas tiram as próprias vidas no Brasil, o município é localizado às margens do Rio Negro, a uma distância de 850 km da capital amazonense, Manaus, cujo índice de pessoas que tiram as próprias vidas é de 51,2 suicídios por cada 100 mil habitantes.

Afinal, o que é suicídio?

É o ato pelo qual um ser humano decide por um ponto final a sua vida, essa decisão extrema é ocasionada por um episódio traumático, como a perca de um ente querido, um acidente, um abuso sexual, ou qualquer outro tipo de violência sofrida pelo individuo que não conseguiu superar o mesmo ainda que tenha recebido tratamento psicológico adequado.

Os métodos mais utilizados por aqueles que decidem retirarem a própria vida são: arma de fogo, saltar ao vazio de um lugar de altura, enforcar-se com algum elemento como uma corda ou cabo, cortar os pulsos, adentrar-se pouco a pouco em uma área perigosa de profundidade como o mar.

Quais são os tipos de suicídio?

O sociólogo francês Emile DurKheim, no final do século XIX, foi o primeiro a afirmar que o suicídio se origina de uma rigorosa causa social, pois segundo ele, as sociedades hospedam vários sintomas patológicos que contribuem para a decisão de uma pessoa acabar com a própria vida, dessa forma diferenciou esse ato em basicamente 3 tipos:

Suicídio Egoísta:

É um ato que se reveste de individualismo extremado. É o tipo de suicídio que predomina nas sociedades modernas e é geralmente praticado por aqueles que não estão devidamente integrados á sociedade e em muitos casos se encontram isolados dos grupos sociais (família, amigos...).

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.8 Kb)   pdf (127.7 Kb)   docx (13.3 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com