TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Princípio da comunicação na empresa

Artigo: Princípio da comunicação na empresa. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  28/11/2014  •  Artigo  •  894 Palavras (4 Páginas)  •  156 Visualizações

Página 1 de 4

SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL CONECTADO

ADMINISTRAÇÃO

COMUNICAÇÃO NA EMPRESA

Vitória da Conquista

2014

COMUNICAÇÃO NA EMPRESA

Trabalho apresentado ao Curso de Administração da UNOPAR - Universidade Norte do Paraná, para as disciplinas:Comportamento Organizacional, Homem, cultura e sociedade; Comunicação e Linguagem; Fundamentos e teoria organizacional.

Prof. Mônica Maria Silva

Prof. Wilson Sanches

Prof. Sebastião Oliveira

Prof. Karen Manganotti

Prof. Márcia Bastos

Vitória da Conquista

2014

A organização da empresa precisa de pessoas que concretizem tarefas e, para a otimização dessa missão, deve procurar base nos princípios e estudos sobre motivação humana, quer intrínseca ou extrínseca e nas suposições das obrigações que movimentam a conduta humana.

Em todo lugar o procedimento comportamento organizacional tem sido empregado para designar as habilidades humanas, incluindo motivações, comportamentos, comunicações interpessoal e coletivas, desenvolvimento de atitudes, poder de liderança, estruturas e processos em grupos, percepção, aprendizado, conflitos, mudança, planejamento e organização humana do trabalho e a comunicação.

O princípio de comunicação na empresa é essencial, onde tudo se aproxima de alguma forma, pois todos as pessoas tem suas cargos e cada área se comunica com as outras, perpetrando assim com que toda a empresa mantenha se interligado para um bom funcionamento. Deve-se utilizar a linguagem objetiva e direta porque tem como função de funcionalidade a empresa, que tem como função passar ao público uma informação de visão geral, com as suas ferramentas de comunicação, tentando demonstrar assim um pouco da realidade, demonstrando atenção com seus investidores, colaboradores e funcionários, como também com as pessoas ligadas a empresa.

A comunicação nas organizações é indiscutivelmente um fator de importância e relevância que ajuda na prevenção do ambiente organizacional adequado, no bom relacionamento entre os empregados e é um bom suplemento motivacional. A comunicação dentro das organizações está muito pautada com a cultura organizacional, pois é através da cultura que o método de comunicação se adapta.

A comunicação é um processo em que se busca transmitir uma informação a outras pessoas, para que assim o conhecimento possa se tornar comum a ambas. A importância desse procedimento tanto para o público interno quanto externo está na retificação do discurso, como apontado no texto, buscando integrar a percepção sobre os objetivos e estratégias organizacionais nos diferentes públicos com os quais a organização atua.

Avaliando que a comunicação estabelece um processo dialógico, caracterizado pela interação, em que informações circulam entre emissores e receptores, é indispensável na construção de relações interpessoais, ou seja, na determinação de contato entre diferentes indivíduos integrantes da sociedade. No espaço administrativo/empresarial, esse tipo de relação incute diretamente no direcionamento das ações da organização: bons relacionamentos geram bons resultados, ao passo que maus relacionamentos podem ocasionar implicações danosas. Assim, os clientes internos podem ver, na comunicação, um instrumento para a obtenção de informações sobre tudo aquilo que pode contrafazer o seu posicionamento dentro da instituição; já os clientes externos têm na comunicação um meio de valorização, uma vez que, por meio dela, eles são notados como peças básicas a serem analisadas nas ações decorrentes do processo de gestão da empresa.

A comunicação aceitará o acompanhamento, a avaliação e o julgamento dos resultados. Por isso, deve envolver todos as pessoas que direta

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.6 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com