TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Processo de Comunicação

Pesquisas Acadêmicas: Processo de Comunicação. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  21/11/2013  •  Pesquisas Acadêmicas  •  2.610 Palavras (11 Páginas)  •  257 Visualizações

Página 1 de 11

C O M U N I C A Ç Ã O

Todos sabem que a comunicação é vital para a organização, mas nem todos são capazes de criar o tipo de ambiente de trabalho rico em informações para ter sucesso no atual ambiente complexo, exigente e apressado. A tecnologia da computação aumentou extraordinariamente o papel da comunicação eletrônica nos locais de trabalho de todos os tipos, tamanhos e localização. Isso requer maior necessidade não só de estarmos atualizados com os avanços tecnológicos, mas de redefinir os papéis e os relacionamentos das pessoas que usam. E é importante notar que a tecnologia sozinha não garante que as necessidades de comunicação de uma organização sejam resolvidas; também há necessidade de uma cultura de confiança que incentive um fluxo livre de informações, idéias e sugestões. Só quando a comunicação é genuína e os fluxos de informações são irrestritos é que podemos usufruir totalmente as vantagens de nova tecnologia de informação.

Processo de Comunicação

Podemos pensar em comunicação como um processo de remessa e recebimentos de mensagens com conteúdo significativo. Temos entre os principais elementos do processo de comunicação uma fonte de transmissor, que insere um significado pretendido na mensagem, e um receptor, que decodifica a mensagem obtendo um significado percebido. Apesar deste processo parecer elementar, não é tão simples quanto parece. Ruído é um termo usado para descrever qualquer distúrbio dentro do processo de comunicação que o interrompe e interfere na transferência de mensagens. O Receptor pode ou não dar feedback à fonte (elo final do processo de comunicação). Os gerentes têm a tendência a pensar que quando os seus e-mail são enviados eles se comunicaram; porém, a transmissão da mensagem é apenas o começo. Um gerente pode expedir uma centena de boletins, mas não existe comunicação até que cada um deles seja recebido, lido e compreendido. Comunicação é aquilo que o receptor compreendeu e não o que o emissor falou.

O sucesso da comunicação de uma pessoa inclui habilidades de fala, escrita, escuta e raciocínio. Na maioria das sociedades, uma pessoa que tem facilidade em usar a linguagem é admirada pela sua habilidade de se comunicar bem com outros.

Sabemos que nossa motivação, percepção, emoção e atitudes além de influenciarem nossos comportamentos, influenciam também nossa comunicação, alterando o modo pelo qual as coisas são vistas e ouvidas, distorcendo-as.

Processo de comunicação em duas vias A  B

Ruído

Mensagem Mensagem

Transmissor Codificação Canal Decodificação Receptor

Retroação

(Feedback)

A 1ª etapa é elaborar uma idéia que o transmissor (ou emissor) deseja transmitir.

CODIFICAR: é a conversão da idéia em um formato simbólico: palavras, gestos, expressão facial, expressão corporal.

MENSAGEM: o que é codificado. Quando falamos, a fala é a mensagem. Quando escrevemos, o texto escrito é a mensagem. Quando gesticulamos, os movimentos de nossos braços e as expressões em nosso rosto são a mensagem.

CANAL: é o veículo pelo qual a mensagem viaja. O canal é o portador da mensagem e é selecionado pelo emissor. O canal pode ser formal – quando estabelecido pela organização para transmitir mensagens que se referem às atividades relacionadas com o trabalho de seus membros e que seguem a rede de autoridade dentro da organização. O canal pode ser informal – como as redes sociais ou pessoais que são espontâneas e nada têm a ver com a organização.

DECODIFICAR: traduzir a mensagem em símbolos de forma que seja compreendida pelo receptor. Da mesma forma que o emissor precisa ter habilidades de fala ou escrita, o receptor precisa ter habilidades de escuta e raciocínio.

FEEDBACK:é a forma pela qual transmissores e receptores eliminam a imprecisão da comunicação. O receptor da mensagem se comunica de volta com o transmissor. É a informação de retorno.

Importância da Comunicação

As organizações não podem existir sem a comunicação. Se não houver comunicação, os empregados não sabem aquilo que os seus colegas estão realizando, a gerência não recebe as informações necessárias e os supervisores não podem dar instruções. A coordenação do trabalho é impossível e a organização entrará em colapso por falta dela. A cooperação também se torna impossível, porque as pessoas não podem expressar aos outros suas necessidades e sentimentos. Podemos dizer com segurança, que todo ato de comunicação influencia, de alguma maneira, a organização.

Quando a comunicação é eficaz, ela tende a incentivar melhor desempenho e satisfação no trabalho. As pessoas compreendem melhor suas tarefas, sentindo-se mais envolvidas com elas.

Barreiras à Comunicação

O processo de comunicação nem sempre funciona adequadamente. Por mais que o receptor se esforce em decodificar a mensagem que recebe, ainda assim existe um grande número de interferências que podem limitar sua compreensão. Estes obstáculos atuam como barreiras à comunicação, podendo impedi-la por completo, filtrar parte dela ou lhe dar um sentido distorcido.

BARREIRAS PESSOAIS: são interferências na comunicação que surgem das emoções humanas, dos valores ou de maus hábitos de escuta. Todos nós já vivenciamos como nossos sentimentos pessoais podem limitar nossas comunicações com outras pessoas e estas situações ocorrem no trabalho como na vida privada.

As barreiras pessoais frequentemente envolvem uma distância psicológica entre pessoas, que pode ser definida como um sentimento de estar emocionalmente separado, que é semelhante à distância física real.

Nossas emoções atuam como filtros em quase todas as nossas comunicações. Vemos e ouvimos aquilo que estamos emocionalmente “sintonizados” para ver e ouvir; assim, a comunicação

...

Baixar como (para membros premium)  txt (16.4 Kb)  
Continuar por mais 10 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com