TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Processo de comunicação

Ensaio: Processo de comunicação. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  2/10/2014  •  Ensaio  •  2.712 Palavras (11 Páginas)  •  194 Visualizações

Página 1 de 11

QUESTÃO 01. Quais são os elementos que compõem o processo de comunicação? Identifique cada um deles, a partir da teoria estudada na aula 01 da disciplina. (Valor: 0,5)

O processo de comunicação é visto hoje como contendo os seguintes elementos:

1. O emissor ou fonte – é o indivíduo ou grupo que emite a mensagem.

2. A codificação – codificar uma mensagem significa formular o conteúdo através de símbolos (palavras, desenhos, gestos etc.) e selecionar o veículo eficaz para sua transmissão.

3. A mensagem – considera-se mensagem qualquer informação ou estímulo que pretendemos transmitir a alguém, envolvendo informações e/ou sentimentos.

4. O canal – é o veículo utilizado para transmitir a mensagem, como o meio verbal, o papel, e os meios de comunicação eletrônicos.

5. A decodificação – ocorre quando a mensagem veiculada chega ao seu destino e os símbolos utilizados na codificação são traduzidos em informações e sentimentos pelo destinatário.

6. O receptor – é a pessoa ou grupo a quem se destina a mensagem.

QUESTÃO 02. Fazendo uma leitura crítica da teoria estudada na aula 04, conceitue o termo Comunicação Organizacional. Para isso, utilize referenciais diferentes, mas complementares aos autores trabalhados na aula e proponha um diálogo entre os autores pesquisados. (Valor: 1,0)

Paradigmas são barreiras a serem transpassadas tanto na vida pessoal como profissional. Modelos já prontos só oferecem base para se iniciar um processo e não a forma ditada a ser seguida. Como base para iniciar uma tese ou estudo sim, mas como regra a ser seguida sem questionamentos não. Paradigma são valores e "preconceitos".

1) Planejamento é um processo sistemático e contínuo, desenvolvido com a finalidade de alcançar uma determinada situação almejada, de modo mais eficiente, eficaz e efetivo, otimizando esforços, talentos, competências e recursos disponíveis na organização. ( V )

Antes de resolver qualquer situação ou elaborar algo para ser utilizado na empresa, o profissional tem que saber lidar com qualquer problema futuro, sempre buscando alternativas. ‘’O processo de planejar envolve todos os níveis de uma organização. E cada nível elabora um tipo específico de planejamento: estratégico, tático e operacional’’.

2) Planejar é traçar o futuro, definindo objetivos, visualizando os recursos necessários e disponíveis para alcançá-los. Organizar significa o estabelecimento dos meios e recursos necessários para possibilitar que o planejamento alcance os objetivos propostos, realizando a divisão de tarefas com as equipes ou os departamentos da organização, alocando de maneira eficaz os recursos disponíveis. Dirigir é a disposição das pessoas certas, no momento certo, realizando as atividades que ajudem a expressar todo o seu potencial e desempenho, por meio de uma liderança, através da distribuição de tarefas, da delegação de autoridade e da divisão de responsabilidades, prezando pela autonomia e pelo trabalho em equipe. E controlar significa o acompanhamento, monitoração e avaliação do desempenho organizacional, bem como a correção de desvios e a manutenção do caminho adequado ao alcance dos objetivos. ( V )

Segundo Stoner, a administração é o processo de planejar, organizar, dirigir, e controlar os esforços realizados pelos membros da organização e o uso de todos os outros recursos organizacionais para alcançar os objetivos estabelecidos. Chiavenato parece concordar com o conceito de Stoner.

Processo de Administrar:

PLANEJAR (Eficácia) --> ORGANIZAR (Eficiência) --> LIDERAR (Eficácia) --> CONTROLAR (Eficiência)

3) A Teoria Clássica, também denominada de Normativista, foi fundada pelo engenheiro Henry Fayol em 1890. Também conhecida como tradicionalista, tinha como idéia principal a centralização, o seguimento de normas, a divisão de trabalho e economias, onde as pessoas eram motivadas por razões econômicas (homo economicus). ( V )

Na época notaram que para uma pessoa produzir mais, era necessário uma recompensa financeira, então se fazia a determinada seleção, o escolhido via as melhores maneiras de executar a função e a sua remuneração era condicionada à sua eficiência, então quanto mais produzia maior seria seu salário.

4) A escola das relações humanas se preocupou justamente em humanizar os princípios e maneiras de administrar uma organização. Assim, surge então em 1927 a escola de Relações Humanas, também chamada de Behaviorista, com o foco nas pessoas, onde foi visto que as mesmas precisam ser estimuladas, os fatores emocionais interferem na produtividade e que o comportamento humano é complexo. ( V )

Foi comprovado que as pessoas se sentiam melhor em um ambiente de trabalho bem iluminado e arejado, enfim em um local limpo e digno de se trabalhar. Mayo teve como objetivo principal analisar a relação da intensidade da luz e a eficiência dos operários da fábrica, baseada na sua produtividade. Para provar que o fator psicológico tinha interferência na produtividade dos operários, ele aumentava e diminuía a intensidade da iluminação. Assim, sempre que aumentava, a produtividade aumentava, e sempre que diminuía a luz, a produtividade caía. Numa determinada vez, Mayo apenas trocou a lâmpada sem alterar a intensidade da luz e os operários produziam de acordo com a luminosidade que eles achavam que estavam trabalhando.

5) Para Weber, legalidade, formalidade nas comunicações, racionalização e divisão do trabalho, impessoalidade

...

Baixar como (para membros premium)  txt (18.7 Kb)  
Continuar por mais 10 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com