TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Projet de Pesquisa

Por:   •  24/4/2016  •  Trabalho acadêmico  •  1.797 Palavras (8 Páginas)  •  203 Visualizações

Página 1 de 8

FACULDADE DE TECNOLOGIA NOVA PALHOÇA – FATENP

CURSO DE DESIGN DE INTERIORES

PAULO CESAR GENEVRO

PROJETO DE PESQUISA

Palhoça

Dezembro de 2013

PAULO CESAR GENEVRO[pic 1]

PROJETO DE PESQUISA

Projeto de Pesquisa apresentado à disciplina de Metodologia da Pesquisa como requisito parcial para a conclusão da mesma.

Docente: Roberto da C. Ferreira

Palhoça

Dezembro de 2013

SUMÁRIO[pic 2]

INTRODUÇÃO4

1 CORES NA COMUNICAÇÃO VISUAL6

2 CORES E COMPORTAMENTOS DE CONSUMO NOS SUPERMERCADOS6

3 METODOLOGIA8

4 RECURSOS9

5 CRONOGRAMA10

CONSIDERAÇÃO FINAL11

REFERÊNCIAS12

ANEXO13

ANEXO A – CANETAS QUE SERÃO OFERECIDAS COMO BRINDES13

ANEXO B – ADESIVOS QUE SERÃO OFERECIDOS COMO BRINDES13

INTRODUÇÃO

Em um mercado tão competitivo, o que fazer para destacar um produto de seu concorrente? Atrair a atenção do consumidor e despertar sua curiosidade. Então quais são os principais fatores que determinam um dado comportamento de compra? Poderíamos listar uma infinidade, como lembrança da marca, utilidade do produto, preço, etc.

O grande objetivo deste projeto de pesquisa será no aspecto visual das cores, se buscará entender de que maneira acontece as decisões de compras dos consumidores em função das cores utilizadas nas embalagens e na luminosidade da exposição dos produtos em seus pontos de vendas. Será verificado se o consumidor atribui importância às cores (produto, embalagem, publicidade) em sua decisão de compra; será analisada a influência que a cor exerce nos consumidores a partir de suas escolhas; será observado se o consumidor deixa de adquirir um produto por outro que apresente melhores características visuais e será feita uma análise comparativa entre a influência física e a psicológica que as cores podem ter sobre os consumidores na tomada de decisão de compras.

No campo da comunicação, a cor tem uma função bem definida e específica de ajudar na clareza da mensagem a ser transmitida. Contudo, é difícil prever a reação do ser humano aos estímulos das cores, tendo em vista que nem sempre ele reage de maneira uniforme. Neste sentido, a preferência por cores muda de acordo com a moda, situação econômica, dificuldades existenciais e tantos outros fatores. Temos inclinações afetivas por determinadas cores ou tonalidades de cor e, talvez, sejamos muito mais fiéis às nossas preferências do que podemos imaginar.

A escolha da cor é influenciada pelo clima vivido pelo consumidor e um bom profissional deve saber utilizar as cores de acordo com suas características, inserindo a cor no meio ambiente. Sendo assim, a cor depende da definição dada pela sua área de aplicação e, deste modo, podemos definir a cor como uma informação visual, causada por um estímulo físico, percebida pelos olhos e decodificada pelo cérebro (FARINA, 2009). Na definição de Pedrosa (2009, p.17) “a cor não tem existência material: é apenas sensação produzida por certas organizações nervosas sob a ação da luz”. Podemos compreender a cor como um dos elementos da sintaxe da linguagem visual e a linguagem visual como um dos diversos códigos da comunicação humana.

Pode-se afirmar que as cores são muito importantes na vida das pessoas, pois têm a habilidade de despertar sensações e definir ações e comportamentos, além de provocar reações corporais e psicológicas. Dentre as amplas possibilidades que a cor oferece está à capacidade de liberar a imaginação do homem e sua criatividade. Este projeto irá avaliar a percepção do consumidor em relação à embalagem, seus aspectos estéticos, funcionais e a importância da identidade de um produto.

De maneira geral, a identidade visual de um produto exerce grande influência nos consumidores na hora da compra. Em meio a uma enorme quantidade de produtos diferentes na gôndola dos supermercados, o consumidor dispõe de apenas alguns milésimos de segundos de atenção a cada produto, e somente visualiza por mais tempo quando o produto chama sua atenção.

1 CORES NA COMUNICAÇÃO VISUAL

Vários fatores se juntam para determinar a cor exata que será a portadora da expressão mais “correta” a cada tipo específico de mensagem para um produto a ser consumido ou serviço a ser utilizado. E aquilo que for anunciado tem íntima conexão com a cor empregada, quer seja para transmitir a sensação da realidade, quer para causar impacto.

Farina (2009) aborda as cores nas mais diversas áreas do conhecimento (física, neurologia, psicologia) e discorre sobre seus efeitos nos seres humanos. Considero Farina a principal referência desta pesquisa já que o mesmo realiza uma análise do mercado em função das cores e mostra que, por meio da percepção, a cor ocupa um papel vital no processo de comunicação visual.

Farina, contribui ainda, complementando que em recentes estudos foi constatado que idosos tem preferência por tonalidades mais escuras, e em adultos existe uma predominância pelas cores azul e verde, isso em função de que o cristalino do olho humano vai tornando-se amarelo com o correr dos anos e absorvendo a luz azul em maior quantidade, cerca de 57%, sendo que a preferência à cor azul aumenta proporcionalmente à idade do indivíduo. Observando adultos quando efetuam compras para a família, notou-se que os mais idosos preferem comprar produtos contidos em embalagens em que predomina o azul, e indivíduos mais jovens preferem cores fortes como o vermelho, com uma vantagem de 50% nas vendas em relação a outras cores.

2 CORES E COMPORTAMENTO DE CONSUMO NOS SUPERMERCADOS

Ao vermos propagandas, embalagens, design de produtos ou de fachadas de lojas, é comunicado ao nosso canal visual seus significados, através da cor, tamanho, tipos de letras, formas (formatos) e estilo do produto

A importância do visual do produto para o consumidor reflete em pessoas que comparam produtos e que, em muitos casos, deixam de levar um produto com uma aparência que não o agrada. Como o visual do produto é composto por várias partes, é perceptível a preocupação com os elementos visuais do produto, como as cores, a embalagem, o layout e a conservação. Para que se afirme que o visual não têm importância é porque as pessoas só estão preocupadas com o preço, e mais nada.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (12.6 Kb)   pdf (337.5 Kb)   docx (204.5 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com