TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Projeto de Pesquisa - Loja Espaço 3B

Por:   •  8/4/2015  •  Projeto de pesquisa  •  1.906 Palavras (8 Páginas)  •  442 Visualizações

Página 1 de 8

[pic 1]

UNIVERSIDADE SALVADOR – UNIFACS

Analise de comportamento de compra e consumo dos clientes da empresa Espaço 3b

 

DISCIPLINAS:   PESQUISA DE MERCADO E OPINIÃO PÚBLICA

                        ESTATÍSTICA APLICADA

                        COMPORTAMENTO DO CONSUMIDOR

PROFESSORES: Alessandro Leboreiro de Souza

                                Carlos Alberto da Costa Gomes

                          Cristiano Marco Mercês Sampaio

Salvador

2014

UNIVERSIDADE SALVADOR – UNIFACS

Comunicação Social com Habilitação em Publicidade e Propaganda

 Amanda Lemos

Caroline Ribeiro

Daniel Neville

Igor Sena

Jessica Cafezeiro

Juliana Vasconcelos

Kim Niederauer

Rebeca Nunes

Tiago Perazzo

Analise de comportamento de compra e consumo dos clientes da empresa Espaço 3b

Projeto de Pesquisa de Mercado apresentado à Unifacs,  como parte dos requisitos de avaliação das disciplinas de Pesquisa de Mercado e Opinão Pública, Estatística Aplicada e Comportamento do Consumidor, do curso de Comunicação Social com Habilitação em Publicidade e Propaganda, sob a orientação do Prof. Alessandro Leboreiro,  Prof. Dr. Costa Gomes e do Prof. Cristiano Sampaio

Analise de comportamento de compra e consumo dos clientes da empresa Espaço 3b

2. Introdução: tema (problema/objeto)

Nos últimos anos, notou-se um relativo crescimento socioeconômico com o fortalecimento da classe C. Os números indicam que os 94,9 milhões de brasileiros que compõem a nova classe média correspondem a 50,5% da população. Em virtude disso, houve-se uma maior preocupação em atingir esse público obtendo-se uma forma de comunicação mercadológica, através da análise e coleta de dados desta classe.

Diante da diversidade de produtos, de suas concorrências e da crescente exigência dos consumidores, os gestores, mercadológicos e empresários necessitam ter conhecimento sobre o que seus clientes desejam e como a sua autonomia estimula nas suas decisões de compra, sendo de fundamental importância para que as instituições tenham êxito no mercado.  

O Espaço 3B, loja localizada em meio do fluxo rodoviário de Salvador, é o alvo de mais de 11 mil pessoas que se destinam a chegadas e partidas diariamente na localidade de Pernambués. Fundada com o intuito de vender apenas roupas femininas, a empresária se viu em meio a uma necessidade de estender o seu negócio, já que os passantes procuravam outros benefícios, como um presente, um utensílio que faltasse na mala ou apenas um passa tempo para a espera do transporte. Sendo assim, por quê não analisar os fatores que definem o público alvo e o êxito do estabelecimento?

Desse modo, o conhecimento das variáveis de influência sobre o comportamento de compra é importante para que a loja Espaço 3B qualifique seus produtos e serviços, considerando efetivamente os desejos e as necessidades do consumidor e orientando suas ofertas para o mercado. Geograficamente, podemos falar que a região influencia na frequência de compra do tipo de produto que a loja oferece, nas ocasiões de compra do consumidor e nos seus estímulos que o induzem na compra; Podemos dizer que os consumidores do Espaço 3B são pessoas que passam rapidamente pela loja, já que a localização e o preço são favoráveis aos estímulos comportamentais, gerando o imediatismo e a propensão do consumo.

Sendo assim, o propósito deste projeto de pesquisa é a aplicação teórica e pratica adquirida a partir dos conhecimentos do comportamento dos consumidores aliado às ferramentas estatísticas contextualizadas a ascensão da classe C na sociedade, tendo como o objeto de pesquisa o Espaço 3B.

Tema

De que modo o objeto de pesquisa nos ajuda a entender a importância de uma pesquisa de mercado para que o cliente prospere?

A pesquisa de mercado torna-se importante para o estudo do cliente, para que possamos analisar os aspectos quantitativos e qualitativos do gerenciamento de uma loja, baseando-se no comportamento de compra e de consumo. No intuito de compreender a abordagem mercadológica do Espaço 3B, percebemos o quanto é essencial para a identificação das características e problemáticas, que poderão ser questionadas para que a pesquisa seja eficaz.

A partir dos estudos acerca da problemática, podemos encontrar o público-alvo para sustentarmos decisões sobre a gestão abordada e empregada no nosso cliente.

O espaço 3B é uma loja localizada na rodoviária, em Pernambués. Em um local de alto fluxo diário de pessoas, a loja foi fundada com o intuito de vender roupas somente femininas. Porém, com o tempo, as necessidades e demandas dos consumidores passaram a mudar. Portanto, ao tornar-se um loja que hoje vende de tudo, foi necessário um plano de pesquisa para que a Espaço 3B pudesse alcançar as vendas com êxito.

Problema

A intenção desta pesquisa de mercado é identificar um segmento particular, no qual deseja-se servir. Como a classe C, hoje, faz parte de um número muito significativo para a sociedade, buscamos alternativas que pudessem estudá-la para compreender de que modo o comportamento do consumidor se justifica na definição de marketing como uma atividade humana direcionada a satisfazer necessidade e vontade por meios de processos de trocas humanas.  Por fim, estabelece-se uma comunicação, gerando publicidade e estratégias que possam alcançar o seu público-alvo.

Segundo Kotler (1998), é preciso monitorar permanentemente o comportamento de compra do consumidor.

A empresária do Espaço 3B, ao começar com um estabelecimento restrito somente à mulheres, viu-se em uma situação de vendas negativas. Com o reflexo de suas vendas, viu-se a fundamental importância de conhecer o perfil do comportamento de compra de seus consumidores, a fim de prospectar uma demanda que atendesse as questões que influenciavam no envolvimento de uma compra de seu público-alvo. Os clientes antigos mantiveram a fidelidade e o público-alvo foi alcançado.

Com isso, qual o comportamento de compra e consumo atual do cliente Espaço 3B?

...

Baixar como (para membros premium)  txt (12.5 Kb)   pdf (369.1 Kb)   docx (116.3 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com