TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Pré-projeto de Pesquisa em Comunicação

Por:   •  13/3/2019  •  Projeto de pesquisa  •  831 Palavras (4 Páginas)  •  202 Visualizações

Página 1 de 4

[pic 1]

Curso de Jornalismo

Teorias da Comunicação – 2018.2

Pré-projeto de Pesquisa em Comunicação

Nome: Maria Eugênia C. Da S. Melo

Matrícula: 2018214740

  1. TEMA

Educação Virtual  

  1. PROBLEMA DE PESQUISA

Como o “vozes da igualdade - o canal da anis” pode ajudar na educação superior?

  1. OBJETO DE ESTUDO

Vídeo-aulas apresentadas pela professora Débora Diniz no quadro quinquilharia

  1. CORPUS

Utilizar os cinco últimos vídeos do quadro quinquilharia do canal

1- Gerenciador de bibliografia

2- Conflitos na orientação

3- Conclusão

4- Mudança de orientação

5 – Insatisfação com o texto

  1. PALAVRAS-CHAVE
  • Educomunicação
  • Mídias na educação
  • Comunicação virtual
  • Cibereducação
  • Tecnologia da informação e comunicação (TICs)
  1. BASE TEÓRICA JUSTIFICADA

A cibercultura possui diversos significados segundo vários autores, para entendê-la é necessário um estudo aprofundado. Pierre Lévy é um dos estudiosos especialista nessa área, em seu livro “Cibercultura” que é dividido em três partes (definições, proposições e problemas) ele expõe o assunto de uma forma coesa. “Quanto ao neologismo cibercultura, especifica aqui o conjunto de técnicas (materiais e intelectuais), de práticas, atitudes, de modos de pensamento e de valores que se desenvolvem juntamente com o desenvolvimento do ciberespaço.” A proposta de problema de pesquisa escolhida trata da cibercultura, pois ao ler o problema já identificamos como a tecnologia se alojou nas nossas vidas; em diversos âmbitos e cabe a nós moldá-la de acordo com nossas necessidades.

O capítulo XI do livro Cibercultura trata sobre ‘As mutações da educação e a economia do saber’, Pierre discorre sobre a aprendizagem virtual, assunto pertinente ao problema de pesquisa aqui apresentado, a demanda por formação se tornou algo colossal e para atender tais necessidades é crucial a utilização de “multimídia” interativa, audiovisual, ensino assistido por computador, etc. Iniciar uma pesquisa relacionada à Educação é de suma importância para todos; a Educação é um dos alicerces de qualquer sociedade e todo o avanço tecnológico proporcionou benefícios em múltiplos campos; no campo educacional observamos crescer a procura cada vez maior de alunos por vídeo-aulas ou qualquer outro meio tecnológico que auxilie na melhor compreensão de determinado conteúdo.

Em meio a toda essa precisão por informações surgiu a ideia de aliar a Educação e a Tecnologia, para sustentar o tema do trabalho não podemos deixar de citar a autora e professora Andrea Cecília Ramal que possuí um livro nessa área – Cibereducação - o título do seu livro é: Educação na Cibercultura – Hipertextualidade, Leitura, Escrita e Aprendizagem. Ramal propõe três cenários à educação no que diz respeito à tecnologia; utilizaremos apenas o terceiro cenário como ponto de partida para esta pesquisa, este cenário diz respeito à cibereducação integradora”, a escola se tornando mista e agregando homem e tecnologia.

Sabendo que a tecnologia pode ser uma grande contribuinte no processo educacional seja ele básico ou superior, busca-se aqui apresentar recursos que irão facilitar a vida acadêmica de muitos discentes. O canal escolhido como objeto de estudo é o Vozes da Igualdade – Canal da Anis, Anis (Instituto de Bioética, Direitos Humanos e Gênero) é uma organização feminista não governamental, sem fins lucrativos que além de possuir um canal no YOUTUBE mantém uma página em uma rede social e um blog.

O canal discute uma multiplicidade de assuntos em que todos são tratados por mulheres, na discussão acerca da Educação temos a Débora Diniz como porta-voz dos vídeos; ela é professora da Universidade de Brasília e pesquisadora da Anis entre outros. O canal possui um quadro específico batizado de quinquilharia, um bate-papo nos sábados sobre pesquisa, escrita, relações de orientação, vida acadêmica no geral. Os cinco vídeos escolhidos deixam perceptível a premissa do quadro. De uma sugestão de um gerenciador de bibliografias que pode estar sendo de grande ajuda na vida dos graduandos até vídeos de você se sentindo insatisfeito com seus textos.

Em síntese estamos todos inseridos numa “sociedade de informação” em que se faz necessário se adaptar as novas tecnologias ou como são mais comumente conhecidas TICs (tecnologias da informação e da comunicação) e ao mesmo tempo usá-las com moderação, a quantidade de canais dispostos no ciberespaço e a abundância de assuntos tratados faz com que sejamos cada vez mais apresentados a novas formas de fazer educação, educação não se limita ao ambiente escolar, na contemporaneidade ela se estende ao ambiente virtual se expandindo numa gama de conteúdos. Rousseau considerado pai da educação já fomentava esta ideia na sua época de que a educação vai além do tradicional, e a tecnologia pode ser um mecanismo a serviço da educação.

  1. BIBLIOGRAFIA

BONINI-ROCHA, A.C. et al. Satisfação, Percepção de Aprendizagem e Desempenho em Vídeo aula e Aula Expositiva. Ciências & Cognição. v.19, p-11, out/nov.2014

SPANHOL, G. K; SPANHOL, F, J. CINTED-UFRGS Novas Tecnologias na Educação: Processos de produção de vídeo-aula. SC, v. 7 nº 1, Julho, 2009.

LÉVY, P. CIBERCULTURA. 1ª edição. São Paulo: Editora 34, p-231, 1999.

SOARES, I. O. EDUCOMUNICAÇAO: UM CAMPO DE MEDIAÇÕES. Comunicação & Educação, São Paulo, (19): 12 a 24, set./dez. 2000.

MOREIRA, A. F. B; KRAMER, S. CONTEMPORANEIDADE, EDUCAÇÃO E TECNOLOGIA. Educ. Soc., Campinas, vol. 28, n. 100 - Especial, p. 1037-1057, out. 2007.

        

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.8 Kb)   pdf (132.1 Kb)   docx (17.1 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com