TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Pós Modernidade e sociedade de consumo

Por:   •  3/7/2018  •  Resenha  •  285 Palavras (2 Páginas)  •  685 Visualizações

Página 1 de 2

Pós-modernidade e sociedade de consumo – Frederic Jameson

Kevin Beraldo, 7° jornalismo

No texto, o autor coloca em discussão sobre a arte no ponto de vista pós-modernista, analisando o que representa esse período entre dois períodos: o período-moderno nos anos 30 e 40 e pós-moderno, que acontece no início dos anos 60.

 O autor analisa os costumes dos burgueses da época e o impacto da arte daquele momento que todas a músicas ou pinturas eram obtidos através de uma parte da sociedade marginalizados, já que tinham como objetivo confrontar os costumes morais daquele momento.

Com essa nova perspectiva de mercado visto nos anos 60, surge uma nova sociedade, a sociedade de consumo que apresenta um dinamismo maior que a sociedade anterior e tenta criar uma nova forma de arte, apesar de ter bastante rastros da arte anteriormente usada.

O autor nos expõe o conceito de pós-modernidade nos explicando algumas de suas características , dentre elas o “pastiche” , que significa o mesmo que paródia ou imitação , tratando de características retro daquele período, sempre reaproveitando as criações do  período anterior , como se não houvesse maneira de criar novas maneiras de arte , estagnando suas criações  pós-modernistas.

Dito isso, o autor atribui ao consumismo até sintomas patológicos em relação ao passado, não conseguindo criar sua própria história, se apegando ao passado como forma única de criação. Fala da esquizofrenia humana e atribui como traço da pós-modernidade, e cita que o esquizofrênico não tem noção de tempo, não conseguido assim encontrar sua própria identidade.

Analisando as reflexões do autor chegamos a conclusão que entendemos de a sociedade de consumo é levado pela mídia , conceituando o ‘’novo’’,  atendendo a lei de mercadoria e levando conformismo a determinado momento histórico.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (1.8 Kb)   pdf (26.9 Kb)   docx (49 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com