TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

RESPOSTAS ÀS QUESTÕES A SEREM TRABALHADAS DO TEXTO COMUNICAÇÃO E SOCIALIZAÇÃO DO LIVRO O QUE É COMUNICAÇÃO, DE JUAN DÍAZ DE BORDENAVE

Por:   •  14/2/2016  •  Trabalho acadêmico  •  684 Palavras (3 Páginas)  •  3.570 Visualizações

Página 1 de 3

UNIVERSIDADE DO ESTADO DA BAHIA – UNEB

DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS HUMANAS – DCH III

COMUNICAÇÃO SOCIAL/JORNALISMO EM MULTIMEIOS – BACHARELADO

PRODUÇÃO DE TEXTO I

PROFESSORA: MANUELA PEREIRA

DISCENTE: ANCELMO NETO LOULA GUIMARÃES

RESPOSTAS ÀS QUESTÕES A SEREM TRABALHADAS DO TEXTO COMUNICAÇÃO E SOCIALIZAÇÃO DO LIVRO O QUE É COMUNICAÇÃO, DE JUAN DÍAZ DE BORDENAVE.

QUESTÃO 1 – QUAL A RELAÇÃO ENTRE COMUNICAÇÃO E CULTURA?

        Na acepção de Bordenave cultura e comunicação apresenta uma relação perfeitamente ajustada, onde a cultura insurge-se como um conteúdo veiculado pela comunicação. Ele aduz, que “a comunicação foi o canal pelo qual os padrões de vida de sua cultura foram-lhe transmitidos”.

        Essa abordagem do autor assemelha-se à visão clássica de que a cultura é algo que abrange a comunicação, considerando-se que a cultura é todo fazer humano que pode ser transmitido de geração a geração.

        Entretanto, em discordância com o autor, há de se inferir que as noções de cultura e comunicação não são de ordem das circunstâncias históricas ou técnicas, na verdade, elas relacionam-se por justaposição, onde uma não existe sem a outra, não havendo uma relação de abrangência e nem correspondência analógica em planos paralelos.

QUESTÃO 2 – O QUE VOCÊ SABE SOBRE MEIOS DE COMUNICAÇÃO SOCIAL?

        No singelo entender desse discente, meios de comunicação é o termo designado englobar os instrumentos ou formas utilizados para realização de processo comunicativo.

        Obviamente, tem-se uma acepção errônea que os meios de comunicação englobam somente a comunicação de massa e os instrumentos para a realização da comunicação individual. Entretanto, sua abrangência vai além, englobando todas as formas e meios capazes de realizar um ato de comunicação, podendo ser sonoro, escrito, gestual e audiovisual.                

QUESTÃO 3 – O QUE PENSA O AUTOR SOBRE OS MEIOS DE COMUNICAÇÃO?

        O autor entende que os meios de comunicação representam apenas uma mínima parte de nossa comunicação total, fazendo uma diferença entre os meios de comunicação e outros processos comunicativos, como ler um cartaz ou receber um beijo. Entretanto, partindo do conceito anteriormente apresentado, discordo do autor e vejo o cartaz e o beijo como meios de comunicação.

QUESTÃO 4 – COMO PODEMOS RELACIONAR OS ATOS DESCRITOS NO PARÁGRAFO TERCEIRO COM OS MEIOS DE COMUNICAÇÃO DO PARÁGRAFO ANTERIOR?

        O autor faz uma distinção entre os atos de comunicação do parágrafo quarto e os meios de comunicação do parágrafo terceiro, colocando os meios de comunicação social como uma ínfima parte da nossa comunicação total.

QUESTÃO 5 – QUAL A FRASE DO PARÁGRAFO QUARTO QUE SINTETIZA O TEXTO?

        “A comunicação confunde-se, assim, com a própria vida”.

QUESTÃO 6 – QUAL O PERCURSO SEGUIDO PELO AUTOR PARA CHEGAR À CONCLUSÃO DO PARÁGRAFO QUARTO?

        O autor enumera o tópico como comunicação e socialização e procura demonstrar no primeiro parágrafo que a comunicação foi a responsável pelo nosso processo de socialização. No segundo e terceiros parágrafo ele procura elucidar que a comunicação é muito abrangente, fazendo uma distinção entre meios de comunicação e atos de comunicação e enumerando esses atos, para, então, diante de todos esses atos do dia-a-dia, evidenciar que a comunicação confunde-se com a própria vida em sociedade.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.2 Kb)   pdf (78.2 Kb)   docx (9.8 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com