TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

NECESSIDADES PRIMÁRIAS A SEREM TRABALHADAS PARA IMPLANTAÇÃO DO RH

Por:   •  23/5/2016  •  Trabalho acadêmico  •  1.570 Palavras (7 Páginas)  •  1.722 Visualizações

Página 1 de 7

[pic 1]

CURSO TÉCNICO SUPERIOR DE RECURSOS HUMANOS

3º SEMESTRE

ADRIANA ROLIM DE GÓES YOSHIZAKO      RA 2871904390

GÉSSICA ALVES RIBEIRO GOVEA                   RA 2848223706

             GISELE S. DA SILVA                                           RA 2803838134

             LUCIANE CRISTINA PONTES                         RA 2859705984

             

PROJETO INTERDISCIPLINAR III APLICADO AO CURSO SUPERIOR EM TÉCNOLOGIA DE RECURSOS HUMANOS

PROFESSOR-TUTOR PRESENCIAL – MARA LUIZA MENDES

SOROCABA-SP

2016

SUMÁRIO

1.

INTRODUÇÃO        2

2. CRONOGRAMA DE APLICAÇÃO        3

3. CONSIDERAÇÕES FINAIS        6

4. REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS        7

  1. INTRODUÇÃO

NECESSIDADES PRIMÁRIAS A SEREM TRABALHADAS PARA IMPLANTAÇÃO DOS RECURSOS HUMANOS

Nosso trabalho tem como objetivo, analisar e avaliar as possíveis falhas que vem ocorrendo no sistema interno da empresa, além de por meio de pesquisas institucionais com nossos colaboradores, buscar melhores forma de satisfazer as necessidades pessoais e profissionais dos mesmos, com intuito de reterem talentos. É indiscutível a importância de um funcionário para organização seu conhecimento e desejo de crescimento devem ser motivo de atenção por parte de gestores e diretores bem sucedidos, uma vez que a rotatividade não faz bem nem para o colaborador nem para organização que além da perda do profissional e futuros desgastes com novas seleções correndo o risco de não obter mais a mesma qualidade, tem também um gasto financeiro a ser considerado.

O setor de Recursos Humanos tem como principais funções; A busca de diagnóstico da área. Podemos fazer uma pesquisa de clima organizacional, lembrando que esse projeto é um instrumento de análise, que se utiliza de ferramentas quantitativas e qualitativas, de forma a apresentar à empresa uma visão da sua real situação potencial e cotidiana. Mapeando o ambiente interno da empresa, com fim de compreender as atuais demandas e insatisfações existentes. Assim é podemos realizar uma análise crítica dos resultados obtidos, e as informações necessárias para a identificação de oportunidades de melhoria e a partir disto apresentar planos de ação de acordo com as demandas percebidas. Com isso, é possível atacar efetiva e assertivamente os principais focos de problemas e melhorar o ambiente de trabalho. Todavia o projeto de pesquisa de clima organizacional filtra a percepção coletiva que os colaboradores têm da empresa – através da experimentação de práticas, políticas, estrutura, processos e sistemas – visualizando a reação dos mesmos a esta percepção tratamos as importâncias para a Gestão de Pessoas e o com base no planejamento estratégico de Recursos Humanos.

  1. CRONOGRAMA DE APLICAÇÃO

Em apresentação, somos a Empresa Flor do campo, situada na cidade de Piracicaba.

Com 05 anos consecutivos no mercado de trabalho temos nossa matriz e uma filial, a começar pela plantação das orquídeas até a comercialização na floricultura.

Ao longo desta jornada de muita dedicação, conquistamos a confiança desse público muito exigente. Um comércio promissor que nos trouxe necessidades eminentes de mudanças e adaptações.

Devido ao inesperado acréscimo de demandas, surgiu à necessidade de novas contratações, das quais não havíamos nos preparado. Começamos receber encomendas de arranjos para grandes eventos e para isso tivemos que buscar profissionais capacitados e com experiência no manuseio dos mesmos, porém essa mão de obra nos custou além do nosso orçamento.

Optamos então por renovar a nossa gestão, com o objetivo de alcançar resultados e atingir a missão institucional para o pleno atendimento da necessidade dos clientes, implantado o setor de Recursos Humanos, que deixou de ser apenas o setor responsável pela documentação dos colaboradores e passou a atuar como parceiro para manter um ambiente de trabalho no qual o colaborador sinta-se motivado a desenvolver-se pessoal e profissionalmente, possibilitando o sucesso organizacional.

Em pesquisa interna com nossos colaboradores notamos a falta de “incentivo”, conforme a linguagem utilizada, com a ausência de muitos benefícios simples, citando como exemplo a implantação de um convênio médico para eles e seus familiares; que segundo a pesquisa, este benefício já aumentaria a chance dos mesmos utilizarem um pouco mais de seu salário para outros fins.

Poderíamos também aumentar a frota de veículos para os colaboradores se locomoverem até os locais de entrega, deixando eles mais seguros de que chegariam no horário combinado com o cliente e se caso precisar fazer horas extras saberem que vão chegar à suas residências de uma forma segura, pois teriam também o direito de vez ou outra levar o veículo consigo.

A ideia de implantar um restaurante interno para poderem comer alimentos frescos também foi mencionada, pois os deixariam bem dispostos a terminar o expediente.

Oferecer para eles convênios com faculdades e auxílios creche para seus filhos aumentaria a vontade dos colaboradores a permanecerem na empresa, já que muitos deles não tem a chance de estudar ou de colocar seus filhos em escolas de qualidade devido ao valor destas mensalidades.

A partir disso, poderemos trabalhar de uma forma mais dinâmica e flexível, usando estratégias, que podemos entender como uma ampla visão de futuro, adotando medidas preventivas, antecipando as prováveis ocorrências e problemas. Sempre atendendo o mercado de trabalho.

Ao implantar o RH gerenciaremos o recurso mais importante de qualquer empreendimento: as pessoas.

Teremos que ter sempre em mente que lidaremos com indivíduos e eles são naturalmente diferentes, imprevisíveis, cheios de necessidades e ações distintas. Já dizia John Donne: “Nenhum homem é uma ilha”.

E é focando nesta necessidade dos nossos colaboradores que nosso setor de RH estabelecerá pontes para evitar qualquer tipo de isolamento, pois achamos extremamente necessário que todos os produtos, serviços, projetos, meios de atuação e objetivos sejam conhecidos por todos os colaboradores. Para eles se sentirem parte de algo maior e fazerem a diferença à sua maneira.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.6 Kb)   pdf (123 Kb)   docx (41.3 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com