TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Resenha Crítica do Livro "O lado B dos candidatos"

Por:   •  19/4/2019  •  Resenha  •  1.445 Palavras (6 Páginas)  •  196 Visualizações

Página 1 de 6

[pic 1][pic 2]

ESTADO DE MATO GROSSO

UNIVERSIDADE DO ESTADO DE MATO GROSSO

CAMPUS UNIVERSITÁRIO DE TANGARÁ DA SERRA

PROFESSOR EUGÊNIO CARLOS STIELER

DEPARTAMENTO DE JORNALISMO

Resenha Crítica:

Livro Reportagem: O lado B dos Candidatos

Chico de Gois & Simone Iglesias

Disciplina: Redação, Reportagem E Entrevista I

Discente: Vilmar Rodrigues Ferreira

Professor: Me. Eduardo Luís M. Medeiros

Tangará da serra/MT

2018

Resenha Crítica do livro “O lado b dos candidatos”

O primeiro capitulo traz a história da candidata à reeleição Dilma Rousseff, desde o início da sua vida pública, após a Ditatura Militar, um fato que ficou a desejar neste livro foi não retratar este período de perseguição que a Candidata passou. O seu início se dá a partir de 1986, na posse do novo prefeito de Porto Alegre, Alceu Collares, Dilma foi nomeada a Secretaria de Fazenda e teve muitos desafios nestes anos para concertar as finanças do município que desde o fim da ditadura ainda não conseguia ter um bom fluxo de caixa. Com a chegada de Dilma e muitas medidas ela conseguiu ter sucesso na recuperação do financeiro, mas por divergências internas com a “Amante” do prefeito ela teve que o pedir demissão após quase três anos de trabalho.

Em 1998 ela foi indicado pelo PDT e nomeada pelo Governador Olívio Dutra, Secretaria de Minas e Energia, sua gestão foi muito bem inclusive graças as medidas adotadas o Rio grande do sul não foi incluído na crise de Racionamento de Energia que o Brasil todo foi comtemplado até as eleições de municipais de 2000, que culminou com sua saída do PDT e sua chegada ao PT, depois de uma briga com o Brizola por causa de alianças do partido no seu estado. Em maio de 2001, em uma reunião em Brasília com todos os Secretários para discutir o plano de racionamento, o então Ministro das Minas e Energia Pedro Parente, pediu a opinião dos presentes e Dilma foi a primeira a Criticar o Plano, ao vê-la pela tv discutindo com o ministro Lula e procurou saber quem era aquela mulher, e então avisou que quando fosse a Porto Alegre gostaria de conhece-la. Meses depois numa ida a capital Gaúcha, Lula encontrou com Dilma e revelou o seu plano de nomeá-la Ministra de Minas e Energia, mas pediu que ela guardasse segredo porque alas do PT não permitiriam. Na sua chegada ao Palácio do Planalto Lula cumpriu com o prometido e nomeou a então desconhecida e recém-chegada ao PT como Ministra.

A mudança para Brasília e o peso de assumir tamanha responsabilidade acentuaram as características de Dilma. Ela que era conhecida por assessores como temperamento forte. Segundo pessoas próximas a ela a Candidata é uma pessoa com traços autoritários, é controladora, performática, tem humor oscilante e também muito generosa. Outro problema bem comum é as decisões de última hora, Dilma sempre toma suas decisões as vésperas do evento ou viagem, quebranto todo o protocolo para a organização. Ela não percebe que suas decisões não afetam somente a ela, mas diversos servidores e assessores de outros países.

Outra coisa interessante, foi o fato de Lula não comunicar oficialmente que Dilma seria a sua candidata a sucessão presidencial. Desde que ele passou a chama-la de mãe do PAC ele já tinha esta intenção de colocar uma mulher para a disputa e a formalização foi feita através de discursos e entrevista. Dilma chegou a reunir com sua família e dizer que pelos indícios seria a candidata do Lula, apesar de ele nunca falar formalmente com ela.

Este Capitulo mostra uma Dilma de Pulso firme, mas de uma maneira negativa, ao coloca-la como uma pessoa autoritária e intransigente, porém uma boa administradora e honesta. Mas ao mesmo tempo não traz a história de luta dela na Ditadura Militar.

No Segundo Capitulo Aécio Neves é o protagonista, os Autores Inicia contando toda a trajetória do Presidente Tancredo Neves e sua herança política que tem um peso ancestral e histórico no herdeiro, Quando o político é bom associa-se a imagem dele e quando o contrário tenta se desvencilhar  e esses dois casos, ele se apegava a figura do avô exemplo de luta e escondia a do seu pai Aécio Cunha, que apoio desde o início o regime militar era inclusive diretor do partido Arena e ainda quando Deputado Federal votou contra projetos populares. Aécio também é descrito na publicação como um playboy, bom moço, agregador de pessoas e que não usa drogas. Inclusive é bem incisivo ao colocar que sobre as drogas não existe provas apenas boatos sobre o uso de cocaína.

a irmã mais velha de Aécio, Andréia e colocada como a pessoa que sempre cuidou da imagem de seu irmão e sempre foi considerada um guia para ela, considerada uma pessoa de raciocínio rápido e perspicaz não tinha muita paciência e também conhecida por perseguir pessoas que falavam mal de seu irmão, um dos casos mais conhecidos foi do Jornalista Jorge Cajuru que foi demitido da Band após críticas ao então Governador de Minas Gerais, Andreia também tentou bloquear a internet, quando ligavam Aécio a denúncias de corrupção que aliás ele sempre foi absolvido ou o processo arquivado.

Conhecido muito pela articulação política sempre fez tudo bem arquitetado a sua política para conseguir a chance se tornar candidato presidente, dentro do PSDB onde ele não era unanimidade.

No último Capitulo traz Marina Silva, Apesar do pouco tempo para a realização da pesquisa, ela foi citada como uma mulher batalhadora que teve muita sorte na vida, ela sobreviveu a três hepatites, cinco malárias e a uma leishmaniose, porém, não demonstra ter talento para os bastidores da política. Assim como a Dilma, é colocada como uma mulher forte e de muita convicção, e também individualista onde suas decisões são tomadas e dificilmente ela volta atrás assim como aconteceu com a tentativa de criação do seu Partido Rede.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.9 Kb)   pdf (162.9 Kb)   docx (62.3 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com