TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Resenha Linguagem e Direito: Perspectivas Teóricas e Práticas

Por:   •  23/8/2021  •  Trabalho acadêmico  •  405 Palavras (2 Páginas)  •  133 Visualizações

Página 1 de 2

Após a leitura da Resenha Acadêmica de Antonio Escandiel de SOUZA (Universidade de Cruz Alta - UNICRUZ) referente a:

PINTO, R.; CABRAL, A. L. T.; RODRIGUES, M. G. S. (org.). Linguagem e Direito: perspectivas teóricas e práticas. São Paulo: Contexto, 2016. ISBN: 978-85-7244-951-9. 240p.

Noto que ele recomendou a leitura do texto original em mais de uma oportunidade, apresento a seguinte argumentação do autor da resenha para embasar minha resposta:

“Trata-se de uma obra essencial ao contexto acadêmico de Direito, uma vez que reúne reflexões teórico-práticas de estudiosos das ciências da linguagem e do Direito, e pesquisadores renomados de diferentes instituições mostram a possibilidade e importância do diálogo entre as duas áreas para a formação do futuro operador do Direito. Os exemplos ilustrativos tornam os textos que compõem o livro atrativos e elucidam dúvidas comuns não só ao espaço da sala de aula de escolas de Direito, mas também àqueles que já atuam em diferentes contextos jurídicos, onde a argumentação pela linguagem está sempre presente e pode solucionar conflitos entre os sujeitos das relações.”

Que ganho as resenhas apresentam em relação aos resumos acadêmicos?

O resumo acadêmico é a apresentação dos principais aspectos de um texto original, o objetivo é sintetizar o conteúdo para que o leitor entenda o essencial do texto original.

O autor do resumo não manifesta nenhuma opinião referente ao texto original.

Já na resenha acadêmica, além de apresentar os principais aspectos da obra, informações e argumentos detalhados o autor pode emitir um juízo de valor sobre o conteúdo em questão.

Ou seja, o autor da resenha além de apresentar o texto original analisa e apresenta sua opinião pessoal, o valor agregado neste caso é que os autores são cientistas e/ou especialistas no assunto em questão e por isso essa opinião é um Plus ao leitor e quando recomendada a leitura do texto original, isso seria um incentivo a ler a obra na íntegra.

A finalidade da Resenha Acadêmica é a de informar e avaliar enquanto o Resumo Acadêmico é somente de informar e ao meu ver esse é o ganho da Resenha, o fato de além de informar trazer opiniões e avaliações que vão enriquecer muito esse estudo pois antes mesmo de ler o texto original já vamos ter discussões geradas e logo poderemos emitir nossa opinião.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.4 Kb)   pdf (40.1 Kb)   docx (7.8 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com