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Resenha – O Lugar da Cultura Tradicional na Sociedade Moderna

Por:   •  18/6/2020  •  Resenha  •  1.396 Palavras (6 Páginas)  •  248 Visualizações

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Resenha – O lugar da cultura tradicional na sociedade moderna

  • Teorizar o folclore e a cultura é um desafio.
  • Há temor e descrença, em relação a idéia de tradição.
  • Há uma relação muito estreita entre conceituar a cultura e a formulação de políticas conceituais.
  • Um texto de natureza conceitual.Com um deslocamento constante de perspectiva.
  • Discussões sobre níveis ou dimensões de cultura foi o pensamento burguês que colocou esse problema.
  • No presente texto, os vários níveis de cultura o folclore é o mais relevante.
  • Sujeitos típicos da cultura folclore, cultura popular,cultura erudita,cultura de massa.

A discussão latinoamericana sobre o folclore

  • A posição brasileira estao  bem expressa na carta do folclore brasileiro,a carta veio concretizar um posição latinoamericana de conceituação do folclore.
  • Assim como a brasileira a carta do folclore americana , legitima os estudos de folclore como científicos e os valores tradicionais o resgate e sua conservação são vistos como fundamentais.preocupa se com o desaparecimento do folclore o o perigo principal seria a perda de identidade na medida que o folclore é elemento básico da cultura de nossos povos.
  • A função de definição de identidade do folclore não passa pela cultura de massa.
  • Isabel aretz não concorda com o uso da expressão cultura popular tradicional , porque faz confundir folclore com cultura popular, ela prefere chama-lo de cultura oral tradicional,
  • Cultura oral tradicional aquilo que afunda suas raízes no tempo a autentica cultura produzida pelo povo. Isabel aretz
  • Cultura popular seria a que anda entre o povo e se assimila, sem inteferir no processo de criação. Isabel aretz
  • Nestor Garcia , o artesanato tem crescido no continente os novos meios de comunicação de massa tem utilizado do folclore e com isso incentivado seu crescimento.
  • O folclore é uma parcela da cultura popular. Nestor Garcia
  • Faz parte do folclore intervenções artesanais na cultura massiva exemplo comentário familiares sobre novelas,slogans e etc. Nestor Garcia
  • Como conseqüência da dinâmica do momento descarta a noção de autenticidade e sugere outro critério o de representatividade sociocultural. Nestor Garcia
  • Intenção é acabar com a distinção entre popular e folclórico, tudo seria cultura popular. Nestor Garcia
  • Faustão, operas, entrevistas é cultura de massa .Umberto eco.

Revisando empiricamente o conceito de folclore.

  • O autor do t4exto concorda com Nestor Garcia.
  • Colocando o individuo em uma gama ampla de opções de religião, acaba com a hegemonia do catolicismo.
  • Urbanização acelerada, traz novas formas de sociabilidade grupos capazes de gerar formas culturais novas.
  • O êxodo rural contribui para que a cultura camponesa se torne menor e é ela a principal cultura a ser estudada.
  • A o grande circuito rural das cidade grupos do interior são refeitos na cidade fazendo com que sua cultura seja reinterpretada de forma diferente.
  • È importante estudar das formas modernas da música comercial, consideradas copias de maus gosto da música tradicional.
  • A música popular é um termômetro sutil dos processos de transformação, entre significados tradicionais e modernos.

O folclore e a cultura clássica

  • O folclore puro encontra-se em uma situação similar a cultura clássica.
  • A cultura clássica, ( musica clássica, pintura ) é minoritária, mas continua sendo o marco de referencia da elite.Mas parecem haver se transformado em símbolo de status.
  • O contexto tradicional do folclore esta fragmentado e também a cultura da elite.
  • Os grandes herdeiros da tradição clássica alemã e da Viena vêem a propia cultura da elite ocidental como desintegrada, apresentando graves sintomas de perda de memória.
  • Os folcloristas e filósofos lamentam a crise das culturas autenticas ( clássica e folclórica) estejam em crise e que as cultura popular urbana e a de massa esteja mais viva.
  • Fausto de Goeth é a união da cultura erudita com a cultura folk.Misturou em sua obra mitologia grega, tradição cristã e lenda folclórica.
  • Goeth diz que o carnaval de Roma não é uma festa que se dá pelo povo, mais que o próprio povo se dá a si mesmo.
  • A cultura popular mantém vivo o espírito coletivo, fonte constante de inspiração.
  • A cultura erudita partindo do popular particular transcende-o permitindo o desenvolvimento pleno do espírito individual.

O surgimento da cultura popular

  • Goeth e Schingler empenhavam em promover a elevação moral e intelectual do homem através da arte.(humanismo)
  • Peças de teatro que correspondiam a expectativa do publico era tida como decadente.
  • Na alta cultura o publico nunca deve receber  exatamente o que deseja, ou o que crê necessitar.( ponto de vista humanismo)
  • Cultura popular cultura da fragmentação, por não preencher nenhuma das características anteriores.Continua havendo separação entre produtor e consumidor, relação de entretenimento.
  • Walter Benjamin e Amold Gehlen denominam vivencia como necessidade do homem moderno de receber estímulos grosseiros,estímulos no plano dos símbolos, desenvolvida da era industrial e disseminada pela tecnologia.
  • Vivencia se opõe a experiência, que é tida como real teria respaldo significativo da tradição.
  • As tradições puras foram misturando entre si,se transformando gerando múltiplas formas orais, escritas, eletrônicas.Circulando pelas varias camadas sociais da população.
  • Alexis , Mathew Amold,Walt Whitman temiam o colapso de criatividade quando confrontados com o racionalismo instrumental.
  • Problema da massificação pelo capitalismo industrial seria um problema essencialmente cultural.

O império da cultura de massa

  • Ufanismo aqueles que defendem a cultura de massa.
  • Em uma visão positiva a cultura popular consegue transcender sua função catártica de mero entretenimento,para reproduzir a dimensão de universalidade que é atribuída a forma clássica.
  • O Beatles é um exemplo de popular que se tornou clássico,passaram de canções de rock  catárticas para uma forma de expressão transcendente , eles dispuseram de não  cinqüenta.
  • A cultura popular também é capaz de reproduzir a mesma relação de produtor e consumidor.
  •  A cultura popular isenta dos freios imobilizantes das grandes tradições  acaba por sempre cair em um retorno, nas garras da cultura de massa.
  • Cultura de massa é o formato predominante, a industria cultural visa transformar toda a cultura em objeto de consumo.

O mito da degeneração da cultura

  • Hebert  Marcuse  desconfia da cultura de massa e popular pela ausência de transcendência e potencial emancipatório.
  • A televisão é o cemitério da cultura.
  • A imagem de Angelus nos faze compreender a crise que provoca a dissolução constante do solo histórico e tradicional da cultura.
  • Não tivemos como nos países europeus  um momento de fundação e plenitude, como o período isabelino na Inglaterra ou o renascimento Italiano.
  • Chegamos a tentar compreender as relações entre os níveis de cultura na sociedade a partir dos olhos da cultura dominante.

Uma alternativa para a tradição

  • Umberto Eco não existe diferença de cultura, se formos realistas hoje tudo é cultura de massa do folclore a erudita.Parece certo mais apenas no plano superficial, pois no fundo existe diferenças.
  • Tudo o que é diferente e a cultura de massa elimina do ponto de vista sociológico,ele repões no plano simbólico.
  • Temos que distinguir as expressões culturais criadas e vinculada pelos meios massivos de comunicação.
  • Os meios massivos de comunicação é poderoso por envolver o oral, escrito, visual e sonoro.
  • Diferente do universo da industria cultural ou outros universos culturais trás a tradição, tendo uma dinâmica de existência, construindo para a construção de uma memória coletiva.
  • O folclore funciona como nucleo simbolico expressa sentimento, convivio social visao de mundo, remete a memoria longa.
  • Versos, batidas em tambores , vestimentas são signos diacriticos de uma experiencia social particular, expressa relaçoes intensas de espirito comunitario, relaçoes que não existem mais.
  • Musica popular se baseia nas formas de vida do novo mundo industrializado.

A positividade da cultura de massa

  • O que se critica na industria cultural é a vulgarizaçao e o apelo ao grotesco.
  • Do ponto de vista politico é necessario frear a avalanche de produtos da industria cultural.
  • Não se pode censurar a industria cultura já que a cultura folclorica e cultural contam com seu repertorio de imediatez e grosseria.
  • Queremos preservar a alma benjaminiana mas nem só de aura vive o homem.
  • Defender a tradiçao não é negar a cultura de massa mas o que ela sufoca.

Por um novo pluralismo cultural

  • Dilema na sociedade brasileira a presença de inumeras tradicoes populares, com séculos de tragetoria.
  • Foram 5 seculos de diversidade cultural e conseguimos muito pouco de pluralismo cultural.è pequena a capacidade do brasileiro de cultivar.
  • Cultivo é atitude dinamica, uma aprendizagem constantes das varias tradiçoes.
  • Alineaçao cultural a simplificaçao e monotonia dos recursos expressivos, empobrecimento do espirito causado pela repetiçao.
  • A classe media e a intelectualizada vive presa exclusivamente a um único padrao cultural cada vez menos disposta a abrir-se a cultura tradicional brasileira, pobre de referencias.

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