TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Resenha do Livro: O Reino e o Poder

Por:   •  16/5/2018  •  Dissertação  •  478 Palavras (2 Páginas)  •  361 Visualizações

Página 1 de 2

Resenha do Livro: TALESE, Gay.     O Reino e o Poder. São Paulo: Companhia das Letras, 2000.

Curso: Jornalismo

Período: 4º

Disciplina: Ethos Jornalístico

Professor: Allan de Abreu

Nome: Lubia Guimarães de Souza

A luta pela coroa

Nascido em Nova Jersey em 1932, Gay Talese tem entre seus livros mais famosos, A mulher do próximo, Fama e anonimato, Vida de escritor e, se não o mais importante, O reino e o poder. Este último conta os bastidores de um dos mais respeitados jornais da história, o New York Times, onde Talese trabalhou como jornalista por 10 anos. Durante esse tempo, ele desenvolveu uma adoração ao Times, algo comum entre seus colaboradores e leitores.

Através de relatos, desde quando Adolph Ochs o comprou, quase falido, em 1896, o decorrer de sua ascensão até sua consolidação no mercado e na mente das pessoas, ao se tornar o jornal mais influente da época, pode-se ver um lado escondido. Quase como se fosse um segredo que o imaculado New York Times tivesse alguma rachadura.

Para entender o jornal e sua estrutura, a história de cada colaborador importante é contada. O primeiro, Adolph Ochs, disciplinado para chegar ao seu objetivo, o que revela ser muito além de apenas uma vida. Ochs se empenha para que o Times se transforme em algo estruturado, com personalidade própria, porém, imparcial. Um jornal correto e com moral, confiável. Mas não apenas em sua trajetória, é como um legado, uma honra passada por gerações, como um reino. O herdeiro deve manter as vontades de seu antecessor e seguir com esse legado entre gerações. Tanto é assim, que Adolph Ochs educou a filha para se casar com um homem que pudesse dar continuidade em seu trabalho e comandar o jornal.

Mesmo em uma monarquia, há os ajudantes do rei. Esse, por sua vez, tem seu mérito, ou demérito, em cada acontecimento no jornal. A matéria sobre a morte do presidente Ed Kennedy escrita por Tom Wricker é um exemplo. Algo que ficaria para a história com uma ótima cobertura de um “novato” no jornal. A matéria que o fez subir na hierarquia, ou, como o próprio título refere-se, no poder. No Times também há ambição, egoísmo, orgulho e vaidade. Após Wricker ter subido de cargo, dois jornalistas mais antigos ficaram contrariados, um deles chegou a pedir permissão. Tudo pelo Times, tudo pelo poder.

Em todo o livro, há muitas histórias, muitos detalhes riquíssimos que desmistificam a santidade do grandioso New York Times. Entretanto, muito pelo modo de escrita do autor, pode-se entender a veneração e dedicação que aqueles jornalistas empregavam. Da para sentir a aura do jornal.

O Reino e o Poder, é uma obra de absoluta importância para os que estão nessa área, mas que agrega em conhecimento a qualquer um que se interesse pelas curiosidades da humanidade, do jogo do poder, das relações entre o parecer e ser. Uma obra digna de realeza.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.9 Kb)   pdf (103.9 Kb)   docx (11.6 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com