TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Resenha do livro: O poder da Ação, de Paulo Vieira

Por:   •  8/12/2019  •  Trabalho acadêmico  •  1.492 Palavras (6 Páginas)  •  412 Visualizações

Página 1 de 6

[pic 1]

Ministério da Educação

Universidade Federal de Mato Grosso

Faculdade de Administração e Ciências Contábeis

Departamento de Administração

TRABALHO SEMINÁRIO TEMÁTICO V

Disciplina: Seminário V

DOCENTE: EBER LUIS CAPISTRANO MARTINS

DISCENTES: DIEGO NEVES DA SILVA, JONATHAN ROBERTO, MATEUS AUGUSTO GARCEZ ROCHA E VITOR SOUZA.

INTRODUÇÃO

Baseado no livro O poder da ação de Paulo Vieira, foram elaboradas algumas perguntas sobre o perfil do empreendedor e quais suas dificuldades, qualidades, pontos fortes, situações onde teve resiliência e ambição para melhorar continuamente e suas demais particularidades. A entrevista foi realizada com o proprietário do Restaurante Alabama, Francisco Sales da Silva, que iniciou seu negócio  com o nascimento de seu primeiro filho. Com isso, as responsabilidades aumentaram tendo que enfrentar sua zona de conforto com responsabilidade e competência; encarando seus problemas com maestria e tranquilidade. Possui um foco principal na sua carreira profissional pois através dela consegue alcançar seus objetivos e metas pessoais. Acredita que autoquestionamento e saber ouvir as pessoas é algo fundamental para sua vida e seu desenvolvimento pessoal pois assim estará sempre em um processo contínuo de desenvolvimento e aprimoramento.

DADOS DA EMPRESA

Nome: Restaurante Alabama

Endereço: Av. Ribeirão Preto, 361-505 - Cpa I, Cuiabá - MT, 78055-010

Proprietário: Francisco Sales da Silva; Idade: 58; Escolaridade: Ensino Médio.

CNPJ: 00.148.894/0001-61

RESULTADOS E ANÁLISE CRÍTICA

Com base nas respostas cedidas pelo empreendedor Francisco Sales, podemos concluir que trata-se de uma pessoa proativa, com suas ações, forma de agir e pensar como suas principais ferramentas para desenvolvimento, implantação, controle e comunicação tanto para o lado organizacional quanto para o lado familiar. Saber ouvir e falar é a forma mais utilizada para realizar o feedback, pois uma boa comunicação sempre trará bons resultados. Com amor a profissão, busca constante por desenvolvimento profissional e pessoal, evita lamentações com ocorrências passadas e as toma como aprendizado, para graças a este erro, no futuro consiga ter resiliência nas possíveis contingências do cotidiano pessoal.

Se conclui que o entrevistado possui um visão concisa em relação à zona de conforto, classificando-a como um momento de acomodação e sem busca de crescimento, e quando o mesmo percebeu que se encontrava nela, decidiu fazer algo ( agir), com reflexão em seu posicionamento na família, sentindo a necessidade de fazer algo para sair do tonel (como Paulo Vieira classifica zona de conforto em seu livro). Outro ponto a ser destacado é como o empresário relaciona, em seu planejamento, ações e objetivos, possuindo um caminho já elaborado para atingir tais objetivos, atrelado a um monitoramento, análise de resultados  e conhecimento tácito de modo que esteja preparado para tomar decisões.

O entrevistado, Francisco Sales, tem seu foco voltado na vida profissional onde dedica muito tempo a carreira, cerca de 9 horas diárias e apenas uma folga mensal, quando o resultado esperado não é alcançado, o mesmo, considera esse resultado fruto de sua responsabilidade e tomada de decisões no passado, assim, refletindo sobre o que poderia ter feito para alcançar um resultado positivo. Em seu livro, Paulo Vieira cita a regra 10/90 (O que acontece é apenas 10%,  mas o que se faz em relação ao que acontece é 90%), uma das respostas de Francisco, no questionário, é completamente coerente com esse conceito : “...procuro pensar mais solução do problema ou da dificuldade do que nas consequências negativas...”. Contudo, pode-se concluir que o empresário é uma pessoa de foco e atitude.

CAPÍTULO I: ACORDE

1- Qual/quais situações ou fatos que marcaram você para tomar uma atitude que mudou sua vida?

R= Nascimento do meu primeiro filho, que me levou a empreender pela primeira vez, e mais tarde  mudei de cidade e tive a ideia de abrir o restaurante.

2- Acredita que poderia ter feito algo diferente ou melhor no passado que te beneficiária e que com isso, atualmente sua vida estaria melhor?

R= Sim, me preparado mais intelectualmente.

3- Quais valores você considera mais importantes hierarquicamente no ambiente de trabalho para ter um bom ambiente e um bom desenvolvimento dos membros. Se possível cite o porque dos 3 primeiros.

R= Amor pelo que faz, respeito e ética, o amor pelo que faz considero o mais importante porque acredito que sem isso as pessoas não tenham a capacidade de atingir o desempenho adequado no seu trabalho e  se sintam na maioria das ocasiões desmotivadas e infelizes, a ética é relevante na medida em que traz integridade no ambiente de trabalho e  visibilidade para a empresa, respeito tem sua relevância por promover o convívio em harmonia entre os indivíduos.

4- Quanto tempo você investe para melhorar sua vida, carreira, saúde, lazer entre outros?

R= Carreira (tempo médio de trabalho diário de trabalho: 9 horas, para o lazer uma folga mensal .

CAPÍTULO II: AJA 

5- O que seria  uma zona de conforto para você? Você se considera ou já considerou-se nela? Comente:

R= Para mim significa um momento em que alguém se acomoda de algum modo e não procura a mudança/crescimento, não me considero atualmente, mas no passado, me recordo de ter passado um tempo na zona de conforto, mas chegou um momento em que através da minha família percebi a necessidade de  fazer algo evolutivo, de dar um passo adiante na minha vida junto da deles.

6- Quando falha em algum objetivo, você procura trazer para si a responsabilidade ou procura alguma justificativa?

R= Analiso e procuro pensar no que poderia ter feito de diferente para ter alcançado o resultado positivo.

 CAPÍTULO III: AUTORRESPONSABILIZE-SE

 7- Acredita em sorte ou que o esforço árduo, a determinação e o foco são fatores para o sucesso tanto profissional quanto familiar. Justifique sua resposta.

R= Acredito que só o esforço árduo, a determinação e o foco, pois estes são fundamentais para atingir um desempenho de excelência e ter sucesso na vida profissional e familiar, pois tenho ciência que  assim tenho a direção da minha vida e contar com a sorte é algo de altíssimo de risco.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.7 Kb)   pdf (149.6 Kb)   docx (76.6 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com