TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Resumo do Livro Para Entender Relações Públicas

Por:   •  27/4/2017  •  Trabalho acadêmico  •  4.377 Palavras (18 Páginas)  •  508 Visualizações

Página 1 de 18

SUMÁRIO

CAPÍTULO I: Multidão, massa e público        2

CAPÍTULO II: Opinião pública, propaganda e publicidade        7

CAPÍTULO III: Definições de Relações Públicas        10

CAPÍTULO IX: Comunicação, rumor e semântica        14

CAPÍTULO X: Veículos de comunicação massiva        17


PARA ENTENDER RELAÇÕES PÚBLICAS

CAPÍTULO I: Multidão, massa e público

O ser humano é um ser dependente da vida social. Poucos comportamentos realizados por nós, não dependem desse quesito. Basicamente a maioria de nossas atividades é baseada em percepções que nós temos dos outros. Um exemplo disto, é quando estamos vendo um jogo de futebol rodeados de amigos, ou quando discutimos alguma questão importante com eles. O nosso comportamento individual perante a situação é reduzido, isso porque as ‘’expectativas de comportamento’’ do grupo tendem a suprir nossas expectativas individuais. Existem três grandes formas de comportamento coletivo, são elas: Multidão, Massa e Público.

Multidão

A multidão foi uma das formas de comportamento coletivo mais estudado pelos pesquisadores durante a história. Uma das obras do mestre Gustave Le Bon, é utilizada como base até hoje: ‘’A Psicologia das Multidões’’. Porém, com o aumento dos MCM (meios de comunicação de massa), a multidão vem perdendo força no mundo atual. Nas linhas abaixo, segue-se a explicação dos tipos de multidão e como ela é formada:

 A primeira a ser explicada é a multidão casual ou eventual. Essa é representada por um grupo de pessoas que pararam para admirar uma vitrine ou por um grupo que presenciou um acidente de carro. A organização do mesmo é fraca. Tudo se baseia no momento, após o acontecimento, segue-se a vida.

Também temos a multidão convencional. Nela temos uma relação ainda fraca, porém não mais momentânea.  A convencional tem um prazo limitado, onde manifestamos atos convencionais e habituais. Um exemplo é um grupo de pessoas assistindo a alguma competição esportiva.

Outra forma é a multidão expressiva. Nela as tensões emocionais são descarregadas em atos inofensivos, há movimentos físicos e dançantes. Um exemplo para esse comportamento é uma banda de música ou um grupo carnavalesco.

Temos por última, a forma de comportamento mais estudada hoje em dia. É a multidão ativa, ou agressiva. É quando se projeta mediante a intensa ação. Um exemplo seria um grupo de linchadores ‘’fazendo justiça’’ com as próprias mãos.  

A multidão ativa pode ser tomada como base de estudo sobre o tema multidão. Isso porque ela reúne todos os estágios no qual uma multidão precisa para se formar. Nos quais são:

Primeiro Estágio – Um acontecimento qualquer reúne atenção de um grupo de pessoas. Nesse momento, as pessoas ali presentes começam a perder sua capacidade individual e começam a ficar dominados pelo fato que os atraiu.

Segundo Estágio – A tensão liberada acima provoca o que é chamado de milling. É a distribuição espacial irregular dos membros do grupo, quando realizam movimentos.  Com isso cada pessoa transfere sua excitação pessoal para os demais conforme os movimentos vão aumentando. E isso vai fazendo a sensação original de desconforto, mal estar e de incerteza ser refletida ao grupo.

Terceiro Estágio – Após o estado de milling, surge o resultante chamado rapport. É quando os integrantes do grupo se tornam sensíveis demais, respondendo rapidamente e espontaneamente aos estímulos do grupo. Nessa hora os representantes da multidão se voltam a um objetivo comum e começam a responder conjugalmente.

Ultimo Estágio – É a resultante dos processos anteriores. Nela o grupo já responde como um só, editada pelo processo de aceitação mutua e pelo processo de sugestão e imitação. Qualquer um impulso basta para ativar a forma agressiva.

Para concluir, é mais fácil entender a multidão, entendendo como os indivíduos se comportam na mesma. Nota – se que o individuo perde de imediato, a capacidade de autocontrole e crítica alinhando sua personalidade a personalidade de outros membros do grupo, ficando sem capacidade de pensar a seu respeito. O individuo ainda crê em uma sensação de poder e invencibilidade. Portanto, pode-se concluir que um indivíduo em uma multidão, faria coisas que ele nunca imaginou que faria. Vale lembrar que normalmente a contiguidade na multidão é física.

Massa

O processo de industrialização forçou diversas pessoas a deslocarem-se para grandes centros urbanos, vivendo próximas de umas as outras sem qualquer tipo de relação. Isso resultou em uma nova forma de comportamento: a Massa. Nela, os grupos pertencentes são espontâneos, não há diferença cultural e de classes, a relação entre os indivíduos é separada ou anônima e a uma conduta homogênea (quando há conduta).

A massa, diferentemente da multidão, supre sua necessidade individual. Não há uma perda do senso crítico e do autocontrole como nas multidões. Não necessariamente as pessoas precisam estar juntar para ser uma Massa. Há uma consciência e normalmente age-se em função do objetivo que conquistou sua atenção. Um exemplo de massa é quando um crime vai ser julgado. Todos se voltam à decisão e o júri (formado por pessoas aleatórias) que dará o veredito. A conduta pra todos é a mesma.

Veículos de televisão, como a Globo, utilizam as massas, como uma forma de tentativa de controle das atividades humanas.  Os MCM hoje em dia, ‘’cooperaram para libertar os indivíduos da cadeia do hábito, atirando-os em um mundo novo e intenso. É a época dos indivíduos anônimos, que sentem a necessidade de fazer seleções frente a impulsos vagos ou sentimentos despertados. Quando isso tudo se torna para o mesmo fato, a influência da massa atinge proporções imagináveis.

A massa é confusa e incerta. A massa precisa de um líder que sinta os sentimentos dos integrantes dando lhes expressão e calor. A massa tende a convergir as suas ideias.

Público

A definição de público vai muito além da condição pela qual determinados grupos da sociedade a caracterizam. Não significa que é um agrupamento de pessoas a dispor de um acontecimento, assim como também não é a conceituação de uma nação como um todo.

Sinteticamente falando, “público” é o conjunto de pessoas que, de modo organizado, sem necessidades de contatos físicos, compartilham de pensamentos e ideias divididas, em prol da resolução de determinada medida, devendo haver a chance de diálogo e discussão. O público deve apresentar em suas características que o torna como tal, o produto da controvérsia, ou seja, o agrupamento formado pelos indivíduos, sem a formatação de sociedade, que procura a solução em coletividade através da discussão. Em outras palavras, é uma organização de pessoas, sem contato ou dependência física, onde, frente a uma controvérsia, há a possibilidade de debater, discutir, acompanhar e participar de um possível debate intermediado por veículos de comunicação ou na própria interação pessoal entre os presentes.  

...

Baixar como (para membros premium)  txt (28.5 Kb)   pdf (174.1 Kb)   docx (23.2 Kb)  
Continuar por mais 17 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com