TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Rp quem sabe faz e explica

Por:   •  25/6/2015  •  Trabalho acadêmico  •  2.966 Palavras (12 Páginas)  •  369 Visualizações

Página 1 de 12

PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO PARANÁ[pic 1]

ESCOLA DE COMUNICAÇÃO E ARTES

COMUNICAÇÃO SOCIAL – RELAÇÕES PÚBLICAS

MAYARA THALITA DE ALMEIDA

RESENHA DO 5º CAPÍTULO DO LIVRO “RELAÇÕES PÚBLICAS, QUEM SABE FAZ E EXPLICA”

A definição de “comunicação interna” por vezes é um tanto quanto complexa e, por esse motivo, muitas vezes acaba sendo confundida com a expressão “endomarketing”, o que é um equívoco, haja vista de que ambas expressões tratam-se de atividades distintas. A comunicação interna faz parte de um projeto amplo, onde a política da mesma precisa estar alinhada com as outras políticas da empresa para que não haja controvérsias nas ações e discursos de seus gestores. Para que a comunicação interna seja eficaz, é necessário muito mais do que ações pontuais (tais como jornal mural, intranet, eventos de confraternização e etc). Um ambiente de trabalho saudável e um clima organizacional positivo contribuem muito para que a comunicação entre os colaboradores – cuja qual é o foco da comunicação interna – seja realmente efetiva. Para que isso aconteça, a empresa precisa ter consciência de que a comunicação é uma via de mão dupla, e da mesma maneira que os diretores comunicam as ações da empresa aos funcionários, estes também precisam falar ser ouvidos para criarem um sentimento de “pertencer” à organização.

Torquato coloca em destaque a importância do clima organizacional positivo, pois isso torna o ambiente de trabalho propício ao cumprimento das metas da organização e à expansão da sua linha de produção. Para esse autor, a comunicação interna é sinônimo de endomarketing. Porém, para Kunsch, essa é uma visão equivocada, pois o endomarketing restringe os colaboradores a “clientes internos”, enquanto na comunicação interna eles têm o papel principal na organização. Embora admita que a comunicação interna possa ter o foco na socialização dos membros e na criação de uma cultura comunicacional interna, Pinho tem uma visão diferenciada de Kunsch e Torquato, e confunde com comunicação administrativa ao definir comunicação interna como sendo um um conjunto de processos comunicativos que tem como objetivo o cumprimento das tarefas estabelecidas para os funcionários.

De acordo com Argenti, a comunicação interna nos dias atuais exige muito mais do que memorandos para manter os colaboradores informados. O autor dá ênfase na necessidade de desenvolver e estreitar os laços de relacionamento do público interno, a partir de ações pensadas para esta finalidade. Atribui essa missão aos gestores da empresa, que tem a responsabilidade de promover esse estreitamento de laços, pois os colaboradores não querem somente comunicação formal, mas também contato profissional com seus diretores.

Pimenta tem uma visão Administrativa do assunto e compreende comunicação interna como um sinônimo de endomarketing. Porém, tem noção de que os colaboradores não são somente clientes internos e que além disso eles devem ser respeitados como seres humanos, com potencialidades e peculiaridades.

Em seu livro “Comunicação empresarial no Brasil: uma leitura crítica”, Bueno alerta a necessidade de mudar o perfil da comunicação interna no Brasil, pois a prática é vista como autoritária, onde muitas vezes o público interno é “adestrado”, seja por negligência dos seus gestores ou por percepção equivocada dos mesmos. Apesar das críticas, Bueno destaca que o papel principal da comunicação interna é criar espaços democráticos, onde a interação possa ocorrer livremente.

Para Marchiori, a valorização da comunicação interna é diretamente relaciona à valorização da organização, dos seus colaboradores. A criação dessa cultura poderá criar no público interno o sentimento de pertencer à organização, o que terá por consequência a lucratividade da organização.

O termo comunicação interna é comumente substituído pelo endomarketing devido à palavra “marketing”. Endo quer dizer algo que é voltado para dentro, sendo assim, endomarketing nada mais é do que vender produtos ao público interno. Para Brum, o endomarketing pode ser utilizado para vender a imagem da empresa aos seus colaboradores e familiares. O foco real é o público externo, mas é vantajoso para a organização conquistar o cliente interno, portanto dessa maneira é possível observar a repercussão que sua imagem pode ter junto ao público externo, além de ser lucrativo para a organização, pois o funcionário acaba fazendo propaganda da empresa para o público externo. Embora a expressão endomarketing possua mais visibilidade, não se pode confundi-la com comunicação interna. O endomarketing faz parte do processo de comunicação interna e portanto, não deve ser deixado de lado, sempre lembrando que essa ação de marketing interno deve ser tomada junto a outras estratégias para tornar o clima organizacional positivo e conseguir eficácia na comunicação interna.

Tendo em vista que cada organização é um caso diferente, a elaboração de um plano de estratégia pré-estabelecido pode não ser adequada aos diferentes segmentos empresariais e aos acontecimentos que ocorrem dentro de cada uma dessas organizações. No entanto, o Plano de Comunicação Interna (PCI), pode auxiliar nas tomadas de decisões e orientar quais serão os primeiros passos a serem tomados para a elaboração das estratégias de comunicação interna. Para Kunsch, o plano consiste em um roteiro sistematizado para as ações necessárias a serem tomadas para o planejamento e execução das atividades propostas.

É necessário um mapeamento do público interno, relacionando e caracterizando os diferentes públicos internos. Nesse mapeamento será identificado as expectativas, frustrações e necessidades da comunicação da organização. A partir disso, poderá ser identificado e selecionado os meios e mídias que serão utilizados para a execução das ações estratégicas. Após o levantamento e a análise de dados, a elaboração do PCI, o projeto deve ser exposto com clareza à diretoria, pois implementar as ações antes de comunicar aos mesmos seria inviabilizá-lo.

A concretização desses objetivos demanda transparência e ética, pois uma empresa que dissipa uma imagem de sustentabilidade, por exemplo, e não pratica essa missão dentro da organização, acaba por ter sua reputação descontruída pelos próprios funcionários, pois dentro da organização ele poderá concordar com o discurso, mas em outro ambiente ele poderá contradizer essas informações, gerando má reputação para a instituição. Sendo assim, não é viável pedir ao funcionário que “vista a camisa” da empresa, mas sim dar espaço e recursos para que ele desenvolva o sentimento de pertencer a organização e faça isso porque se sente bem quanto à instituição em que contribui. Esse é o principal objetivo da comunicação interna, e só será atingido se a organização estiver disposta a construir um clima organizacional favorável, através de ações que ultrapassem os limites do quadro de avisos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (19.8 Kb)   pdf (114.9 Kb)   docx (43.6 Kb)  
Continuar por mais 11 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com