TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Sociedades Ágrafas e História Antiga

Por:   •  9/11/2018  •  Projeto de pesquisa  •  3.011 Palavras (13 Páginas)  •  1.023 Visualizações

Página 1 de 13

Unidade 1 – Sociedades Ágrafas e História Antiga

Olá! Para iniciarmos nossos estudos sobre a disciplina Sociedades Ágrafas e História

Antiga, vamos primeiro entender o Conceito de Pré-História. Para isso vamos retornar ao século XIX, quando a história surge como disciplina escolar. Era preciso sistematizar o ensino, e a divisão das temporalidades históricas se deu de forma a facilitar a compreensão dos conteúdos. Como estávamos em um momento em que a História somente poderia ser produzida a partir de documentos escritos, chamados de oficiais, tudo que não era escrito não significava História e por isso, era descartado. Deste modo, antes do surgimento da escrita, não poderia existir história, assim se convencionou dividir a pré-história o período que antecede o surgimento da escrita e História o período posterior.

Hoje sabemos que não é a escrita que determina a existência ou não de história, mas, sim o homem e sua ação no tempo. Desta forma, antes do surgimento da escrita existia História, e esta pode ser escrita a partir da análise de outros tipos de fontes como fósseis, cerâmicas, armas, esculturas, pinturas rupestres, dentre outros. 

Para isso é importante destacar a diferença entre a História Natural e a História Social. Na primeira, a dinâmica é a própria natureza em seu curso natural, o homem segue o processo biológico. Na segunda, a dinâmica é o próprio homem que transforma sua realidade, trabalha a natureza a seu favor. Isso acontece quando o homem passa a alterar sua realidade e transfere suas práticas às gerações seguintes. Estas práticas fazem parte da cultura, algo que pode ser ensinado e aprendido, não é natural, mas, uma ação própria do homem.

Neste sentido, podemos afirmar que é o surgimento da cultura que transforma a História Natural em uma História Social.

Conceito de Cultura
O significado mais simples deste termo afirma que a cultura abrange todas as realizações materiais e os aspectos espirituais de um povo. Ou seja, em outras palavras , cutura é tudo aquilo produzido pela humanidade, seja no plano concreto ou no plano imaterial, desde artefatos e objetos até ideias e crenças.Cultura é todo complexo de conhecimentos  e toda  habilidade Humana empregada socialmente. Além disso, é também todo comportamento aprendido, de modo independente da questão biológica..” (SILVA & SILVA, 2010, p.85).

 

O Processo de Sedentarização

Como vimos, o surgimento da cultura foi um fator importante para a História, pois o homem passa a alterar sua realidade, a sua relação com a natureza e com os outros homens. E essa cultura transformou a História Natural em História Social. Outra mudança no comportamento humano também foi bastante significativa neste processo histórico, a sedentarizarão.

Os primeiros grupos humanos viviam da caça e da coleta de alimentos, e tinham como característica o nomadismo, ou seja, alteravam seu lugar de vivência constantemente, não tinham residência fixa. 

O que levou os homens a mudar sua rotina? O que fez com que se sedentarizassem?

Esse processo de sedentarização, longo, se deu por conta do surgimento da agricultura. Isso mesmo! Os homens passaram a cultivar seu próprio alimento e isso fez com que tivessem de dedicar mais tempo a essa atividade, e permanecer no lugar cultivado por um longo período. Essa nova rotina fez com que os homens fossem lentamente se sedentarizando.

Acredita-se que vários grupos humanos (clãs – grupos familiares) em seus processos migratórios chegaram às regiões dos rios Tigre, Eufrates, Nilo e Jordão. Estes rios propiciavam condições favoráveis para permanência dos clãs por mais tempo na região, que oferecia caça e coleta de alimentos e a água do rio que gerava certa comodidade a estes grupos.

 

Com a observação da natureza, as mulheres conseguem perceber que quando uma semente caía na terra, germinava. Quando perceberam como acontecia a germinação da semente e o crescimento da planta, passaram a utilizar deste procedimento para produzir seu alimento.

O homem altera profundamente sua relação com a natureza e passa a utilizá-la a seu favor, a controlá-la para o seu benefício.

 O surgimento da agricultura é um grande passo para estes grupos humanos, que também desenvolveram a pecuária, pois perceberam que a domesticação dos animais também era vantajosa, assim tinham os grãos e hortaliças e também carne e leite. Acredita-se que um dos primeiros animais a serem domesticados foi o cachorro, que auxiliava na proteção e também no pastoreio de outros animais. Estes homens criavam bois, porcos, cabritos, dentre outros.

sedentarização foi um processo demorado, acredita-se que o homem transitou entre o sedentarismo e o nomadismo por um longo período de tempo, até se fixar totalmente em um determinado território.

 

Pelos estudos arqueológicos já realizados, é possível afirmar que a agricultura tenha surgido na região que denominamos Crescente Fértil. Tem este nome porque lembra uma lua crescente, e é um território extremamente fértil, no qual se encontram os rios Tigre e Eufrates e também o rio Nilo. Foi nesta região que surgiram as duas principais civilizações do oriente, a Mesopotâmia e o Egito.

Imagine as mudanças para estes grupos humanos que passam a se organizar de forma tão diferente. Quando nômades, os grupos deviam ser menores, pois isso contribuía para a sobrevivência, o deslocamento e a alimentação. A partir do momento em que se tornam agricultores, essa dinâmica passa a ser outra, pois os grupos podem se tornar mais numerosos, pois mais braços contribuíam para maior produtividade.

Pré-História Americana e Brasileira

Como vimos anteriormente, a história pode ser analisada também nos períodos em que não existia a escrita, a partir de outras fontes. As escavações arqueológicas contribuem muito para as descobertas relacionadas à pré-história.

Sobre a história dos povos americanos e brasileiros neste período identificado como pré-história, temos um achado muito significativo. No ano de 1974 foi descoberto o mais antigo fóssil no Brasil, de uma mulher, a quem batizaram com o nome de Luzia. Os estudos realizados identificaram que este fóssil data de aproximadamente 11 mil anos atrás. Luzia veio contribuir para os estudos sobre a origem dos povos americanos e brasileiros, o fluxo migratório que trouxe estes povos para nosso continente. A reconstrução do crânio desta mulher mostrou traços muito parecidos com os povos de origem africana e com os aborígenes australianos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (20.1 Kb)   pdf (138.9 Kb)   docx (19.6 Kb)  
Continuar por mais 12 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com