TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

TCC - Produção Audiovisual

Por:   •  23/5/2017  •  Trabalho acadêmico  •  16.054 Palavras (65 Páginas)  •  786 Visualizações

Página 1 de 65

RESUMO
[pic 1]


O projeto piloto “Memórias de uma Infância perdida” é uma produção da Calango Filmes, produtora criada para a elaboração do projeto experimental de Audiovisual e traz como produto elaborado um curta-metragem de temática baseada no convívio familiar em relação à cultura das novas tecnologias. O projeto parte de uma pesquisa bibliográfica que nos apresenta dados a cerca da utilização exacerbada dos recursos tecnológicos atuais, podendo levar ao desenvolvimento de diversos tipos de distúrbios sociais e até mesmo de saúde. Em seguida, partiu-se para a elaboração de uma pesquisa de mercado que mostra a possibilidade comercial do produto mediante dados de pesquisa de mercado. Por fim, a produção, gravação e finalização do produto a ser apresentado neste trabalho.

Palavras-Chave: Tecnologia; Vídeo; Curta-metragem; Família; Internet.

ABSTRACT

The pilot project "Memories of a Lost Childhood" is a production of Calango Films, production company created for the development of the investigation Audiovisual project and brings the product produced a short film based on family life in relation to the culture of new technologies. The project part of a literature that presents about the excessive use of existing technological resources and may lead to the development of many types of social unrest and even health.Then broke for the development of market research showing the commercial potential of the product by market research data.Finally, production, recording and completion of the product being presented in this work.

Key words: Technology; Video; Short movie; Family; internet.

INTRODUÇÃO

A produtora Calango Filmes, na produção de um projeto acadêmico no formato curta-metragem, narra à história de um pai que cresceu em meio a um mundo tecnológico. A história mostra através da memória de um pai, o quanto o uso exagerado da tecnologia, atrapalhou sua vida na relação com sua família e amigos de outrora. O curta tem a intenção de conscientizar a sociedade contemporânea para o uso excessivo/nocivo da internet nos dias atuais.

O Projeto contou com dados estatísticos do Instituto Delete, que trata de pessoas viciadas em tecnologia. Foram realizadas pesquisas sobre diversos assuntos que o instituto aborda (doenças causadas pelo vício tecnológico, como: Dependência Digital, phone phobia, nomofobia, cibercondria, ou hipocondria digital e Depressão de Facebook. Podendo levar também a patologias físicas como: obesidade, problemas de visão, problemas de coluna pelo mau hábito de postura, entre outras), trazendo resultados alarmantes.

Uma pesquisa realizada pela AVG Technologies em 2014, com famílias de todo o mundo mostrou que 66% das crianças entre 3 e 5 anos de idade conseguem usar jogos de computador, 47% sabia como usar um smartphone, mas apenas 14% eram capazes de amarrar os sapatos sozinhos. No caso das crianças brasileiras, o levantamento apontou que 97% das crianças entre 6 e 9 usam a internet e 54% têm perfil no Facebook.

(Disponível em: http://www.semprefamilia.com.br/uso-de-tecnologia-por-criancas-beneficio-ou-perda-da-infancia/).

Movidos pela necessidade de conscientizar a população desses dados, a Produtora CALANGO FILMES, produziu um curta-metragem intitulado “MEMÓRIAS DE UMA INFÂNCIA PERDIDA”, que visa expor alguns conflitos decorrentes do uso desmedido da tecnologia pela sociedade contemporânea, e o quanto se faz necessário e importante o resgate do convívio familiar.

De acordo com o Prof. Dr. Dênis Modeneze, a maioria das pessoas que têm acesso à internet dedica grande parcela de seu tempo livre à exploração desse novo mundo com variadas opções, são elas: sexo, jogos, blogs, twitter, comunidades virtuais, culinária, música, filmes, desenhos e muitas alternativas de distração, que, para ele, na maioria das vezes são ingênuas. Dênis ressalta também que essa sedução proporcionada pela tecnologia da comunicação está causando um prejuízo enorme para muitas pessoas que estão se tornando cada vez mais sedentárias, haja vista o modo como vêm administrando o uso do tempo livre para se “plugarem” na rede. A maior preocupação é ver o quanto esse problema atinge nossas crianças que deixam de viver momentos em família e momentos importantes da infância, para se refugiarem em um mundo virtual cercado de tecnologia.

(Disponível em: http://eecapitaovtogni.blogspot.com.br/2011/05/internet-x-sedentarismo.html).

[1]

O objetivo de “MEMÓRIAS DE UMA INFÂNCIA PERDIDA” é transmitir para o público a mensagem de conscientização do uso dos aparelhos tecnológicos, educando os pais para um uso mais sadio da tecnologia, por meio de um curta-metragem com duração de 5 a 8 minutos.

O curta apresenta como personagem principal uma criança de nove anos, com intuito de que este seja um pequeno exemplo para guiar a sociedade a uma vida tecnológica mais saudável. Portanto, o projeto busca criar uma aliança entre tecnologia e relações interpessoais, na qual uma complementa a outra.

“Definitivamente, é preciso educar e usar a tecnologia a nosso favor”. O problema não é a tecnologia em si, mas o uso que se faz dela. A direção das escolas, corpo docente-pedagógico e a família têm papel fundamental neste contexto. É preciso promover e ampliar o debate de forma profissional. Por vezes, alguns pais também me questionam se deve utilizar tablet ou celular como fonte de distração aos seus filhos. O problema não é o uso em si. Mas é preciso supervisionar e observar se o dispositivo está servindo como forma de transferência da responsabilidade da educação pelos próprios pais ou ainda substituindo a possibilidade de contato com outras crianças, fundamental para o desenvolvimento de habilidades cognitivas e motoras.

“Existem aspectos fundamentais na interação entre crianças que jamais serão substituídos por nenhuma máquina como a construção de valores de cooperação, solidariedade, e respeito mútuo”. (GUEDES, 2015)

PROPOSTA

                A proposta da Produtora CALANGO FILMES é de produzir um curta-metragem do gênero Dramaturgia, com duração entre 5 a 8 minutos, em peça única, intitulado “MEMÓRIAS DE UMA INFÂNCIA PERDIDA”. O curta-metragem será narrado através da memória de um pai, que teve uma infância marcada pela falta de atenção de seus pais em função do vício familiar em aparelhos tecnológicos. A Produtora CALANGO FILMES irá apresentar o projeto “MEMÓRIAS DE UMA INFÂNCIA PERDIDA”, para os canais de TV Fechada. Foram definidos mediante pesquisas os possíveis canais: Futura, Canal curta! Canal Brasil, Art1, porque são os veículos que disponibilizam horários para o formato proposto.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (115.8 Kb)   pdf (794.8 Kb)   docx (288.2 Kb)  
Continuar por mais 64 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com